Pronunciamento de Jayme Campos em 06/07/2010
Discurso durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem ao ex-ministro Dante de Martins de Oliveira e ao ex-senador Jonas Pinheiro pela inspiração que propiciou a união entre seus partidos.
- Autor
- Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
- Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao ex-ministro Dante de Martins de Oliveira e ao ex-senador Jonas Pinheiro pela inspiração que propiciou a união entre seus partidos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/07/2010 - Página 34219
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, DANTE MARTINS DE OLIVEIRA, EX MINISTRO DE ESTADO, EX GOVERNADOR, JONAS PINHEIRO, EX SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONSOLIDAÇÃO, DEMOCRACIA, SAUDAÇÃO, FORMAÇÃO, COLIGAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), DEMOCRATAS (DEM), DISPUTA, ELEIÇÕES, SENADO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT) - Sr. Presidente Sarney, pela ordem. Eu quero fazer um breve comunicado, com a devida vênia de V. Exª. É rápido e bastante objetivo.
Os verdadeiros líderes políticos nunca morrem. Seus ideais são eternos. Eles inspiram as novas gerações a se conduzirem pelo caminho da democracia, da ética e da responsabilidade. Transcendem a vida porque seus exemplos se manifestam como verdadeiros faróis a iluminar o futuro.
Quatro anos atrás, Sr. Presidente, nesta data, falecia o ex-Ministro e ex-Governador Dante Martins de Oliveira, do PSDB. Pouco tempo depois, também desaparecia o Senador Jonas Pinheiro. Dois grandes personagens que deixaram uma lacuna na vida mato-grossense. Cada um com a sua biografia, cada um com seu estilo, cada um com seu ideário, eles sempre foram imbuídos do respeito à democracia e ao povo. São trajetórias que se completam na defesa dos interesses de Mato Grosso.
Agora, mesmo depois de algum tempo do falecimento de ambos, eles inspiraram os dirigentes e militantes do PSDB, dos Democratas e do PTB a se unirem na disputa ao Senado e ao Governo mato-grossense, na coligação batizada com o nome do Senador Jonas Pinheiro. Isso com o patrocínio da Deputada Federal Thelma de Oliveira, viúva de Dante de Oliveira.
Na verdade, essas duas grandes personalidades da recente história brasileira tiveram um papel preponderante no fortalecimento das instituições democráticas e econômicas do País. São fontes permanentes de inspiração e admiração.
Registro, portanto, que a legenda de seus feitos e de suas convicções agora serve para cultivar um novo pacto pelo desenvolvimento econômico e humano de mato Grosso.
As memórias de Dante e Jonas são lembradas e honradas por nossa gente.
São as minhas palavras, Sr. Presidente, para homenagear hoje o ex-Governador, ex-Ministro, ex-Deputado Federal, Dante de Oliveira, cujo falecimento completa hoje quatro anos.
Muito obrigado.