Discurso durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Expectativa quanto ao quórum para a votação das PEC's. Registra a presença do Deputado Federal Camarinha e de seu filho, Deputado Vinícius Camarinha. Considerações a respeito do artigo do Sr. Fernando Henrique Cardoso publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ELEIÇÕES.:
  • Expectativa quanto ao quórum para a votação das PEC's. Registra a presença do Deputado Federal Camarinha e de seu filho, Deputado Vinícius Camarinha. Considerações a respeito do artigo do Sr. Fernando Henrique Cardoso publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2010 - Página 34238
Assunto
Outros > SENADO. ELEIÇÕES.
Indexação
  • EXPECTATIVA, AUMENTO, QUORUM, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, JUVENTUDE, PRORROGAÇÃO, INCENTIVO FISCAL, ZONA FRANCA, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, VICE-PRESIDENTE, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANALISE, DIFICULDADE, RECUPERAÇÃO, ECONOMIA INTERNACIONAL, COMPARAÇÃO, SITUAÇÃO, BRASIL, APREENSÃO, SUPERIORIDADE, EXPECTATIVA, CRESCIMENTO ECONOMICO, EFEITO, DESCOBERTA, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL, COBRANÇA, CANDIDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXPOSIÇÃO, OPINIÃO, DIVERSIDADE, ASSUNTO.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, alguns comunicados. Vemos que o quorum está melhorando progressivamente, embora esteja longe ainda da margem de segurança para se votar PEC, mesmo PEC consensual, como é o caso da PEC que prorroga os incentivos da Zona Franca, a PEC nº 17, e a própria PEC da Juventude. Seria bom mesmo, talvez, debatermos as quatro primeiras sessões, em primeiro turno, e deixarmos tudo em ponto de votação para depois, a menos que o quorum surpreenda positivamente, porque está subindo aos poucos.

            Em segundo lugar, Sr. Presidente, encaminho à Mesa lúcido artigo do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado no dia 4 último, no jornal O Estado de S. Paulo, em que analisa com lucidez a conjuntura internacional e, ao mesmo tempo, conclama os candidatos à Presidência da República que ferirão essa disputa daqui a menos de três meses, a debaterem franca e abertamente as questões nacionais, como prova de amadurecimento da democracia brasileira.

            Encaminho e peço que publique na íntegra este artigo do ex-Presidente Fernando Henrique.

            E mais, registro com prazer a presença de um colega nosso, Deputado Camarinha, Deputado Federal. Isso não nos surpreende. Ele está sempre conosco. Mas, sobretudo, registro a presença de seu jovem filho, Deputado Vinícius Camarinha, que é meu companheiro de Partido, Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Jovem de 30 anos, que começou aos 21 anos como Deputado Estadual e, em seu terceiro mandato, já é Vice-Presidente da Assembleia Legislativa. Portanto, com um futuro a perder de vista.

            Quero saudar essa jovem vocação para a política com duas pontas: uma ponta de admiração e outra, inegável, de inveja benigna, que o Papa haverá de perdoar.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2010 - Página 34238