Fala da Presidência durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de e-mail recebido do jornalista Arimatéia Azevedo sobre o estado da infraestrutura do Piauí.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Leitura de e-mail recebido do jornalista Arimatéia Azevedo sobre o estado da infraestrutura do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2010 - Página 34338
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, CARTA, INTERNET, AUTORIA, JORNALISTA, LEITURA, TEXTO, QUESTIONAMENTO, DECLARAÇÃO, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, GESTÃO, INFRAESTRUTURA, ESPECIFICAÇÃO, ENERGIA ELETRICA, CONTRADIÇÃO, FREQUENCIA, INTERRUPÇÃO, FORNECIMENTO, PREJUIZO, PRODUÇÃO INDUSTRIAL, SUPERIORIDADE, POPULAÇÃO, AUSENCIA, ACESSO, ENERGIA.
  • ENUMERAÇÃO, OBRAS, AUSENCIA, CONCLUSÃO, AEROPORTO, PORTO, FERROVIA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, MUNICIPIO, LUIS CORREIA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), NECESSIDADE, RECONHECIMENTO, EX GOVERNADOR, PRECARIEDADE, INFRAESTRUTURA, REGIÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Apenas quero ler um e-mail que recebi do meu Estado do Piaui, de Arimatéia Azevedo, um extraordinário e bravo jornalista. Ele é um jornalista calejado, de lutas. E ele diz que, diante de tantas mentiras que há hoje na política, nós temos que afastar do Brasil aquilo que estabeleceu Hitler, que Goebbles dizia: “Uma mentira repetida se torna verdade”. Então, esse é o bravo jornalista Arimatéia Azevedo.

            E é para isto o Senado: tem que ser a Casa de denúncias, buscando a verdade.

“Infraestrutura? Qual?

Em entrevista à TV Meio Norte, o ex-governador [do Piauí] Wellington Dias disse que construiu a infraestrutura do Piauí, citando a energia elétrica como exemplo. Dá para começar este artigo fazendo uma inocente e despretensiosa pergunta ao ex-governador: de que energia está falando o agora candidato ao senado? A Bunge em Uruçuí, para começar a operar, teve de fazer uma linha de energia com recursos próprios porque o governo não fez. Agora a Bunge sofre com a falta de energia. Ela interrompe mais de 10 vezes por mês sua produção industrial, com sérios prejuízos. No litoral falta água porque não tem energia e em todas as férias são premiadas com apagões. E o Luz para Todos? O Piauí é o único estado onde o programa não andou. Faltam dezenas de milhares de ligações e é inevitável, ele dificilmente será concluído. A Cepisa é uma das cinco piores empresas de energia do Brasil e quem quiser conhecer a empresa é só ligar para reclamar a falta de energia. É uma vergonha. Outros itens de infraestrutura não estão prontos, Teresina não tem Aeroporto e o “Campo de Aviação” atual não opera por instrumentos; o Porto de Luiz Correia (com emendas do senador Mão Santa) não está concluído; a estrada de ferro Teresina-Luiz Correia foi prometida pelo presidente, mas até agora nenhum dormente foi assentado. A Transnordestina, megaprojeto do governo federal, dificilmente terá pelos menos 50 dos 440 Km construídos. É mais honesto reconhecer que o Piauí não tem a infraestrutura de que precisa. Ao invés de palavras que se perdem ao vento, o Estado precisa de projetos, independente da colocação partidária, credo e cor”.

            É corajoso e verdadeiro esse jornalista, Arimatéia Azevedo, que, em sua matéria, pergunta: “Infraestrutura? Qual?”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2010 - Página 34338