Discurso durante a 128ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Anúncio de que o Partido Progressista assinou a carta-compromisso, elaborada pela Frente Pró-Rio, que traz em seu texto programas de melhorias na área de infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro.

Autor
Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Anúncio de que o Partido Progressista assinou a carta-compromisso, elaborada pela Frente Pró-Rio, que traz em seu texto programas de melhorias na área de infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2010 - Página 35595
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • ANUNCIO, INICIATIVA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), ASSINATURA, DOCUMENTO, COMPROMISSO, ELABORAÇÃO, GRUPO, EMPRESARIO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), APRESENTAÇÃO, CANDIDATO, GOVERNO ESTADUAL, REIVINDICAÇÃO, INCLUSÃO, PROGRAMA DE GOVERNO, PROPOSTA, INVESTIMENTO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, REGIÃO, ESPECIFICAÇÃO, AEROPORTO, PORTO, INCENTIVO, INDUSTRIA NAVAL, CRIAÇÃO, ROTA, METRO, CAPITAL DE ESTADO, NECESSIDADE, APOIO, GOVERNO FEDERAL, CONSTRUÇÃO, TREM, SUPERIORIDADE, VELOCIDADE, LIGAÇÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), OBJETIVO, PREVENÇÃO, PROBLEMA, PERIODO, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, OLIMPIADAS, REALIZAÇÃO, BRASIL.
  • REGISTRO, COMPROMISSO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), EFETIVAÇÃO, REIVINDICAÇÃO.

            O SR. FRANCISCO DORNELLES (PP - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente Mão Santa, pelas suas palavras.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Frente Pró-Rio acabou de divulgar uma carta-compromisso que seria apresentada a todos os Partidos que vão disputar as eleições no Rio de Janeiro. A Frente Pró-Rio é comandada pelo engenheiro Francis Bogossian, Presidente do Clube de Engenharia, um empresário extremamente competente e bem-sucedido, que tem estabelecido um relacionamento extremamente competente entre a classe empresarial e a classe política do Rio de Janeiro.

            Aqui, como Presidente do Partido Progressista, quero dizer ao Presidente da Frente Pró-Rio, Francis Bogossian, que o Partido assinou essa carta-compromisso, pois está certo de que os tópicos e as indicações dessa carta são extremamente importantes para o desenvolvimento do Estado. Não vou mencionar todos os itens dessa carta-compromisso; mencionarei três ou quatro tópicos que considero da maior importância.

            O primeiro tópico, Sr. Presidente, é a construção do trem-bala. O Presidente Lula já tomou uma importante decisão ao lançar o processo de licitação. O trem-bala não é obra que vai interessar somente ao desenvolvimento do Rio de Janeiro e de São Paulo. O trem-bala interessa ao Brasil. Se não estabelecermos uma ligação ferroviária entre São Paulo e Rio, tornaremos quase impossível o trânsito aéreo entre as duas capitais, ou seja, dificultaremos o trânsito aéreo entre São Paulo e Rio e todos os pontos do Brasil. O trem-bala é obra da maior importância e tem de ser realizada e priorizada pelo Governo Federal. Na realidade, tem reflexo sobre o trânsito aéreo e vai permitir uma ligação mais rápida e mais segura entre todos os pontos do Brasil e os Estados do Rio e de São Paulo.

            Outro ponto, Sr. Presidente, é relativo aos Aeroportos Galeão e Santos Dumont. Recentemente, o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responsável pela organização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014, falando sobre a infraestrutura, mencionou o problemas dos aeroportos. Precisamos urgentemente de investimentos nos aeroportos Santos Dumont e Galeão. A situação do Galeão é realmente trágica. Se não fizermos, com rapidez, investimentos bastante relevantes nessa área dos aeroportos, realmente vamos estabelecer um apagão aéreo, um apagão de transporte, o que é extremamente nocivo para o desenvolvimento do País.

            Sr. Presidente, também é preciso que seja feita a revitalização do Porto da cidade do Rio de Janeiro, que já foi o grande porto do Brasil e que, hoje, precisa ser recuperado também para atender a essa demanda de crescimento do Brasil quer na importação, quer na exportação.

            A indústria naval é outro ponto também mencionado no movimento Pró-Rio. Precisamos, realmente, priorizar essa questão. O Governo Lula reviveu a indústria naval do País e tem todo o nosso apoio. Esperamos que essa indústria venha a crescer cada vez mais. Hoje, no Brasil, 46 navios estão em construção. A possibilidade do crescimento dessa indústria, em decorrência dos resultados do pré-sal, é quase o infinito.

            Sr. Presidente, o plano aquaviário e a construção do metrô Gávea-Barra são outros pontos na área do transporte indicados na carta-compromisso Pró-Rio, assinada pelo ilustre Presidente Francis Bogossian.

            Por isso, Sr. Presidente, quero apenas, no Senado, dizer a todas as Srªs Senadoras, aos Srs. Senadores e a todo o povo do Rio de Janeiro que o Partido Progressista assinou a carta-compromisso estabelecida e criada pela Frente Pró-Rio e fará tudo o que estiver ao seu alcance para que essas metas e esses programas sejam amplamente alcançados.

            Sr. Presidente, muito obrigado.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2010 - Página 35595