Fala da Presidência durante a 125ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pelo aniversário do município de Boa Vista, capital do estado de Roraima. Apoio à emenda ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias (LDO) proposta pelo Senador Paulo Paim que reajusta, em 2011, os valores das aposentadorias de acordo com o mesmo índice aplicado ao salário mínimo.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Homenagem pelo aniversário do município de Boa Vista, capital do estado de Roraima. Apoio à emenda ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias (LDO) proposta pelo Senador Paulo Paim que reajusta, em 2011, os valores das aposentadorias de acordo com o mesmo índice aplicado ao salário mínimo.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2010 - Página 35430
Assunto
Outros > HOMENAGEM. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), ELOGIO, QUALIDADE DE VIDA, DIGNIDADE, POPULAÇÃO.
  • REGISTRO, APOIO, EMENDA, PROJETO, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), AUTORIA, PAULO PAIM, SENADOR, GARANTIA, JUSTIÇA, REAJUSTAMENTO, VALOR, BENEFICIO, PREVIDENCIA SOCIAL, EXERCICIO FINANCEIRO SEGUINTE, ACOMPANHAMENTO, INDICE, REAJUSTE, SALARIO MINIMO, CRITICA, INEXATIDÃO, OPINIÃO, IMPRENSA, ALEGAÇÕES, POSSIBILIDADE, QUEBRA, SEGURIDADE SOCIAL.

            O SR. PRESIDENTE (Geraldo Mesquita Júnior. PMDB - AC) - Senador Mozarildo, também quero me congratular com o aniversário de Boa Vista, capital que eu conheço. Conheço todas as capitais da Amazônia e alguns interiores da Amazônia.

            Devo ressaltar que, de fato, V. Exª não fala da boca para fora, não. Boa Vista é uma gracinha de cidade, é uma gracinha de cidade, e os brasileiros deveriam procurar conhecê-la, porque vale a pena. É uma gracinha de cidade. O povo é acolhedor, hospitaleiro. De fato, é um lugar para se conhecer. É lugar que vale a pena conhecer.

            Antes de anunciar a palavra do Senador Cristovam Buarque, eu queria dizer que, há pouco, recebi telefonema do Senador Paim, que está no Rio Grande do Sul, numa grande reunião com representantes da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) e de vários movimentos sociais. O Senador Paim, aflito, ligou-me: “Geraldo, diga alguma coisa contra esse terrorismo”. O terrorismo de que fala tem a ver com o fato de S. Exª haver apresentado uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que propõe que o mesmo índice a ser aplicado no reajuste do salário-mínimo, no ano de 2011, seja aplicado no reajuste dos valores das aposentadorias. Segmentos da imprensa estão, segundo o Senador Paim, já fazendo um verdadeiro terrorismo com relação a esse fato, afirmando que é mais uma tentativa de o Senador Paim quebrar a previdência. Não compartilho com essa opinião. Acho que o Senador Paim está corretíssimo. Saúdo os companheiros da Cobap, que estão lá reunidos já preocupados com mais essa batalha que teremos de enfrentar no futuro. Está aqui o registro. O Senador Paim, tão aflito que estava, ligou-me e pediu para que eu dissesse alguma coisa sobre isso. E, aqui, aproveito e tomo a liberdade de fazê-lo da própria Mesa. Remeto um abraço ao Senador Paim e a todos os companheiros que estão lá reunidos, já preocupados com essa questão.

            Isso nada tem a ver com se quebrar a previdência. Trata-se de um ato de justiça com os aposentados, que, aos poucos, vêm conseguindo algumas pequenas vitórias. E, se de fato conseguirmos a aprovação dessa emenda do Senador Paim, essa será mais uma pequena vitória, mais um pequeno avanço. Nada de quebrar a Previdência! Isso é balela, é puro terrorismo, como S. Exª diz.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Fora do microfone.) - O que quebra a previdência é a roubalheira, não é?

            O SR. PRESIDENTE (Geraldo Mesquita Júnior. PMDB - AC) - Como diz o Senador Mozarildo, o que quebra a Previdência é a roubalheira, o desmando, a gestão fraudulenta. Isso é que quebra a Previdência!

            Senador Mozarildo, sua solicitação de transcrição de alguns artigos será atendida, na forma do Regimento.

            Concedo a palavra ao Senador Cristovam Buarque.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2010 - Página 35430