Discurso durante a 133ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento à Mesa do pedido de licença de S.Exa., para que possa assumir, em tempo integral, sua campanha ao Governo de Minas Gerais. (como Líder)

Autor
Hélio Costa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Hélio Calixto da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. :
  • Encaminhamento à Mesa do pedido de licença de S.Exa., para que possa assumir, em tempo integral, sua campanha ao Governo de Minas Gerais. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2010 - Página 39526
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, LICENÇA, MANDATO PARLAMENTAR, SENADO, OBJETIVO, DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, CAMPANHA ELEITORAL, CANDIDATURA, GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), COMENTARIO, COMPETENCIA, PATRUS ANANIAS, EX-DEPUTADO, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME, CANDIDATO, VICE-GOVERNADOR, APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, ORADOR, COLIGAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO (PRB), PRIORIDADE, POLITICA SOCIAL, MELHORIA, SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PUBLICA, COMBATE, IMPUNIDADE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HÉLIO COSTA (PMDB - MG. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Em primeiro lugar, quero agradecer ao Senador Mário Couto pela gentileza.

            Srª Presidente, ocupo a tribuna do Senado Federal para encaminhar à Presidência do Senado o meu pedido de licença por 30 dias, mais 30 - portanto, 60 dias -, sem remuneração, para que eu possa assumir, durante tempo integral, a minha candidatura ao Governo de Minas Gerais. Solicito a V. Exª encaminhar, portanto, a minha solicitação, para que eu possa, já a partir de amanhã, estar em condições de poder me dedicar 24 horas por dia à nossa proposta de uma Minas moderna, que tem sobretudo a preocupação social.

            Nós temos, Srª Presidente, a companhia de um brasileiro ilustre, que foi Prefeito de Belo Horizonte, o Deputado Federal mais votado de Minas Gerais, com mais de 500 mil votos, e que, a convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi encarregado de executar o maior e mais audacioso programa de inclusão social, que é o Programa Bolsa Família, no Brasil. Foram mais de vinte milhões de brasileiros retirados da pobreza extrema. Outros 24 milhões de brasileiros - portanto, mais de 45 milhões de brasileiros - saíram da linha da pobreza e foram para níveis melhores de vida, graças ao trabalho do Ministro Patrus Ananias, que é meu companheiro de chapa ao Governo de Minas Gerais.

            O Ministro Patrus Ananias hoje tem uma folha de serviços prestada ao nosso Estado de Minas Gerais e ao Brasil que, para nós, mineiros, é motivo de muita honra. Razão pela qual, no momento em que o PMDB, o Partido dos Trabalhadores, o PCdoB e o PRB, o partido do Vice-Presidente José Alencar, se unem em torno de uma candidatura ao Governo de Minas Gerais - e indicam para o Senado da República o ex-Prefeito de Belo Horizonte, também, Fernando Pimentel, a quem eu quero ter a honra de passar a minha cadeira do Senado a partir de 1º de janeiro -, nós temos a certeza absoluta de que Minas Gerais vai ter neste ano uma proposta sobretudo social, uma proposta que pensa nas pessoas, uma proposta que pensa naqueles que não têm privilégios, uma proposta que pensa, sobretudo, nos brasileiros, nos mineiros que precisam da atenção do Governo. Sem descartar, evidentemente, as questões que estão na cabeça de todos os mineiros neste momento em que nós nos preparamos para escolher o nosso novo Governador: a educação e a segurança. Saúde, educação e segurança são os temas prioritários, juntamente com o social. Na educação, a valorização do nosso profissional de ensino, da nossa professora, do nosso professor, o quadro de acesso que, certamente, estamos preparando para os nossos professores; uma melhor relação entre as cidades, entre as prefeituras e o Governo do Estado; e a capacitação profissional. E, na segurança, nós estamos fazendo uma proposta, Srª Presidente, que pensa, sobretudo, na prevenção, com respeito à segurança, e no combate sério, duro, à impunidade.

            Portanto, eu agradeço, mais uma vez, aos meus companheiros, colegas Senadores e Senadoras pelo carinho com que sempre me distinguiram no plenário da Câmara Alta da República.

            Volto a partir do dia 3 de outubro, se Deus quiser, com uma bela vitória em Minas Gerais para a aliança do PMDB, PT, PCdoB e PRB.

            Muito obrigado.


Modelo1 12/19/247:29



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2010 - Página 39526