Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Governo do Piauí, principalmente com relação às obras não concluídas no Estado. (como Líder)

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. ENSINO SUPERIOR. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Críticas ao Governo do Piauí, principalmente com relação às obras não concluídas no Estado. (como Líder)
Aparteantes
Heráclito Fortes, Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 05/08/2010 - Página 40044
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. ENSINO SUPERIOR. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CORRUPÇÃO, MANIPULAÇÃO, INFORMAÇÃO, DESCUMPRIMENTO, PROMESSA, CAMPANHA, CONSTRUÇÃO, CONCLUSÃO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, ESPECIFICAÇÃO, PORTO, AEROPORTO INTERNACIONAL, RODOVIA, USINA HIDROELETRICA, GASODUTO, AUSENCIA, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO, ADVERTENCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, REGISTRO, APOIO, CANDIDATO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), DISPUTA, ELEIÇÕES, GOVERNO ESTADUAL, EXPECTATIVA, VITORIA.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, TRANSFORMAÇÃO, CAMPUS AVANÇADO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), UNIVERSIDADE FEDERAL.
  • DISCORDANCIA, CONDUTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DECLARAÇÃO, CRITICA, SENADO, ORADOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente Heráclito Fortes, Parlamentares, brasileiras e brasileiros aqui e que nos assistem pela televisão, alguns interpretam a nossa presença como um incômodo para o Governo, mas é porque nós, a cada instante, representamos as necessidades, principalmente as do nosso Estado, o Piauí.

            Atentai bem, Brasil!

            O SR. PRESIDENTE (Heráclito Fortes. DEM - PI) - Senador Mão Santa, até para colaborar com V. Exª e respeitar o Regimento, prorrogo a sessão por mais uma hora.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Atentai bem!

            Olha, o Governo do PT passou no Piauí. É pior do que um terremoto. Um terremoto é ligeiro: dura oito segundos, dez segundos. Tem estrago? Tem. Mas sete anos e meio de PT...

            E eu, na primeira vez, votei. Ninguém está livre de ser enganado. Ninguém. A conversa era boa, as promessas eram boas, nos envolviam. A decepção foi maior. Sete anos e meio de terra arrasada é o Piauí.

            Eu bastaria e não ia cansá-los. Em educação, que é tudo, Jayme Campos, em educação, que é tudo, educação é que dá igualdade. O Piauí tirou três.

            A minha geração tinha escolas boas, Heráclito. E eu me lembro de que a gente tinha que tirar 5 para passar de ano, ser aprovado. Quando se tirava 4,9: Coitadinho, foi reprovado, pegou pau! E aquilo era humilhante. O jovem ficava humilhado, os pais, os vizinhos. Era naquele tempo. Marco Maciel, quando era 4,9, 4,8, a gente ficava penalizado: o bichinho pegou pau.

            Mas o Governador do Estado do Piauí, do PT, tirou três em educação. Três. Três! A pior nota. E aí foi o Governo. Presidente. Governador.

            Mas eu vou dizer, foi um tripé de mentira, corrupção, incompetência. Nenhuma obra infra-estruturante. Então, Heráclito, eu vim pinçar. Dez inacabadas. São centenas. Senadora Níura, bela Senadora do nosso Brasil, são centenas, mas está acabado, acabou o Governo.

            Então, quero dar essa colaboração, Heráclito Fortes, ao Presidente da República. Daí, em momento de desespero porque eles vão perder a eleição no Piauí, vamos eleger o Governador, vamos votar de novo, eu e Heráclito, embora ele não queira.

            O Piauí está ensinando o resto do Brasil. Nós sempre ensinamos. Nós é que fizemos uma batalha sangrenta para expulsar o Português e esse Brasil tem unidade. O Antonio Carlos Magalhães fez a batalha dele em 02 de julho; a nossa foi 13 de março. Antes. Essa é a bravura.

            Daí o Piauiense cantar:

Piauí, terra querida,

Filha do sol do Equador,

Pertencem-te nossos sonhos, nossos amores, nossa vida.

Na luta, o teu filho é o primeiro que chega.

            E eu chego aqui para denunciar. Aliás, Rosalba Ciarlini, o pecado existiu. Eu votei no PT, mas eu fiz uma reza e o povo do Piauí já me absolveu. Três vezes. A gente só faz uma coisa na vida: nascer, morrer e votar no PT.

            Atentai bem, então, nenhuma obra infraestruturante. Conhecíamos, ô Jayme Campos, a gente conhecia o pessoal do PT, os filiados do PT, os companheiros.

            Eles andavam com anel preto de tucum. O que é aquilo? Rapaz, que negócio era aquilo? Ele é do PT, tem um anel de tucum. Hoje, identifica-se essa gente, Marco Maciel, por aqueles carros bonitões, o Hilux, carro do PT. Os melhores apartamentos de Teresina, as melhores casas de Teresina, é a identidade. Ninguém caça mais um anelzinho de tucum, não.

            Mas, depois do desespero, vem a esperança, e a esperança não perdemos. Foi na alternância do Governo. E ela será feita no Piauí.

            Vamos ganhar as eleições. O próximo Governador será o ex-Prefeito da capital Dr. Sílvio Mendes, do PSDB. Eu e o Heráclito vamos votar, embora não queiram o comando, porque dizem que nós incomodamos. Incomodamos, mas quero dar essa colaboração ao Luiz Inácio. O tempo é pouco.

            Nunca antes houve um Governo tão ruim para o nosso Estado. Está aí o resultado: o candidato nosso está bem na frente na corrida ao Governo do Estado. E eu e Heráclito vamos voltar. Podem esbravejar.

            Então, o povo do Piauí - atentai bem, Luiz Inácio, aprenda! - é o mais bravo povo deste País. Somos nós. Esse Rui Barbosa saiu, perdeu. Mas ele ganhou em Teresina, cidade “irredenta”, que não se rende, não se vende.

            Rui Barbosa, Pedro Simon, ganhou em Teresina contra o Governo e tudo. Isso mostra a independência do povo do Piauí.

            Então, eu lembraria ao Presidente da República o clamor de centenas de obras inacabadas. Centenas! Mas sou objetivo, não dá tempo: “Acabou, acabou, acabou...” É aquela música do cantor baiano no trio elétrico quando está acabando a festa.

            Então ia lembrar dez, para ver se o Presidente da República desperta. Senadora Rosalba Ciarlini, é dez. Porto de Luiz Correia, iniciado por Epitácio Pessoa. Prometeram, prometeram, prometeram. Um pouquinho que andou foram as emendas que eu coloquei no porto Luiz Correia.

            Outro dia, foram lá e reclamaram. E o engenheiro Heitor Castelo Branco disse o seguinte: “Não, eu só tenho que prestar contas do dinheiro das emendas do Senador Mão Santa. O resto tudo foi mentira. Tudo foi mentira. Só chegou um minguado”. Como mente essa gente.

            A Estrada de Ferro Central do Piauí: há quatro anos - viu, Delcídio Amaral? - levaram para o PT o Alberto Silva. Ele veio me dizer: “Mão Santa, tenho que acompanhar essa gente” - ele era presidente do PMDB, José Nery -, porque eu sou engenheiro ferroviário, é uma oportunidade de recuperar”. Alberto Silva, enganaram o velhinho. Ele foi para o céu decepcionado e enganado.

            Vamos colocar os trens de Luiz Correia para Parnaíba, de Parnaíba para Luiz Correia em 60 dias. Em quatro meses, os trens de Parnaíba para Teresina. Senador José Nery, nem um dormente foi trocado. Dormente é aquele pau que segura os ferros. Ô gente cara de pau, como mentem. Estou falando do Piauí.

            Aeroporto internacional: aqui teve um pega muito bom do Heráclito com o Suplicy. O Heráclito dizendo que não tinha e o Suplicy dizendo que tinha voo internacional. O aeroporto de São Raimundo Nonato. Eu fui lá, tinha dois jumentos na pista, não tem casa, agora na campanha.

            E esse aeroporto existia, aumentaram a pista. Fernando Henrique Cardoso, o estadista, quando o Brasil fez 500 anos, começou a comemorar lá em São Raimundo Nonato. Ele pousou. Já existia. Nada de aeroporto internacional. Só na mentira. E também na minha cidade de Parnaíba, que agora não tem mais nem voo de teco-teco. Só pousa lá andorinha e urubu. Tudo mentira!

            Porto de Luzilândia, cidade que visitei ontem de uma brava gente, no Maranhão, parada, só conversa. É a única cidade que não tem hospital universitário. Tem um ambulatório.

            Então, eu pediria ao Presidente Luiz Inácio, nesse final de governo - que acabou mesmo -, para não ficar nessa triste história do pior Presidente para o Piauí, que ele faça, eu cataloguei dez. A Transcerrado - hoje eu vi o Heráclito falando dela na Infraestrutura - está do jeito que eu deixei quando fui Governador. Ela une os cerrados, atolando. Eu pensei que, em sete anos e meio, iam asfaltá-la.

            O Governador do Piauí dizia que ia fazer seis hidrelétricas. O Piauí tem uma banda de uma hidrelétrica. Uma banda! Ele dizia que faria cinco no rio Parnaíba e, no fim, enganou Alberto Silva, dizendo que ia fazer no rio Poti. Mas ele deveria - está em tempo, Luiz Inácio - terminar a hidrelétrica, sonhada por Juscelino Kubitschek, concluída no governo revolucionário, mas que falta a eclusa. O rio Parnaíba era navegável, do sul - Santa Filomena, Floriano, Teresina. Ele é raso lá no delta, onde eu nasci. Mas a eclusa nunca foi feita! Então, deveriam ter dito que iam terminar, concluir a Hidrelétrica de Boa Esperança. Prometeram seis. Tudo mentira!

            Há um campus avançado em Parnaíba, cujo nome é Ministro João Paulo Reis Velloso, o melhor Ministro de Planejamento deste País, que fez o I PND, o II PND. Marco Maciel acompanhou João Paulo dos Reis Velloso. Então, ele fez um campus universitário avançado. E nós queremos... Há um projeto de lei aprovado aqui - cujo relator foi o nosso Alvaro Dias, e, lá na Câmara, Paulo Renato, ex-Ministro da Educação - que aprova transformar aquele campus avançado, criado por João Paulo Reis Velloso, aquele que foi a luz do regime revolucionário e deu um grande ensinamento que essa gente não aprendeu: 20 anos de mando, nenhuma imoralidade, nenhuma indignidade e nenhuma corrupção. É o Piauí ensinando este Brasil. Nenhuma! É o caráter de nós piauienses.

            Então, está aí, Luiz Inácio, transforme esse campus avançado em universidade federal. É justo. A Paraíba tem duas federais; o Ceará, três; Minas tem mais de seis. As ZPEs, inspiração do Presidente Sarney há 20 anos, nós prorrogamos. Enfim, Heráclito, lembra-se do gasoduto? Quando governei o Estado, havia um projeto: Fortaleza, São Luís, passaria para Parnaíba e de Parnaíba a Teresina. E os homens falaram, e nada.

            Então venho aqui, Rosalba Ciarlini, em nome do Piauí, para Vossa Excelência, Luiz Inácio, não ficar como o pior Presidente na história para o Piauí. O que aí está, o resultado está aí, perderam... Podem ver as pesquisas. O povo é sábio, é bravo; o povo não se vende.

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Esse negócio do Nordeste, o Nordeste tem que imitar o Piauí. Por isso que o Presidente perdeu o controle - ou tinha tomado umas -, atacou-nos, aos Senadores e a mim, pessoalmente, no Paraná; porque ele viu a pesquisa, o resultado, e a vergonha do bravo povo do Piauí. Ele vai eleger o Governador do PSDB. E eu e o Heráclito vamos voltar juntos, porque nós representamos, com grandeza, a grandeza do povo do Piauí. Agora mesmo estava o Heráclito ali, presidindo, e eu aqui, clamando, mostrando e reivindicando.

            Então, Presidente Luiz Inácio, receba isso como uma benção, uma oportunidade de salvação de Vossa Excelência passar como Presidente que mereça os respeitos e os aplausos. Está aqui.

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Não é conversa dos seus aloprados, dos seus mentirosos, dos seus corruptos do Piauí, daqueles que tinham o anel de tucum e hoje são os mais ricos de todo o Estado. Está aqui. Eu quero entregar. Tem alguém aqui do PT? Só o Paulo Paim, mas ele é PT do bem, PT do bem, PT bom. Eu quero do PT... Não tem. O Cristovam saiu. Todo mundo saiu. Então, eu vou passar à Presidência, Rosalba Ciarlini, para botar no arquivo e pedir especial aqui...

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Senador Mão Santa, eu quero fazer a defesa do Senador Cristovam. Ele não é do PT. Ele foi do PT. Curou-se. Ele está no PDT.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Olha aí. Cristovam, viu aí? V. Exª - está ouvindo? - foi purificado. Paulo Paim...

            O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Eu recebo. Eu recebo em nome do PT.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Paulo Paim, olha, o Presidente Luiz Inácio devia ter avançado na democracia. Estão aí os Estados Unidos...

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Já que ele disse que não gosta de estudar... Mas é bem recente, a televisão mostrou. Barack Obama. Não era favorito, mas na eleição ele aproximou-se, o americano, do povo. Aconteceram as primárias, e o povo fez Barack Obama.

            Olha, se tivesse havido primárias no PT, o nosso Barack Obama teria sido, para felicidade de todo País, o Paulo Paim. Aí, sim, já teríamos decidido essa eleição.

            Então, eu vou entregar ao Paim em reivindicação. Eu quero, eu desejo o bem, quero que o Presidente da República passe para a história como um amigo, como um realizador de alguma coisa, e não que fique lembrado como o pai dos aloprados que lá existem.

            Era o que tinha a dizer.


Modelo1 1/23/254:16



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/08/2010 - Página 40044