Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração pela decisão da Senadora Serys Slhessarenko de continuar, nos próximos quatro anos, no Congresso Nacional. Considerações sobre a iniciativa do presidente Lula de oferecer asilo político´à iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à pena de morte por adultério. Elogio ao presidente Lula pela solicitação de libertação dos presos políticos em Cuba. Comentário sobre a entrevista de Dilma Rousseff, candidata à Presidência da República, do (PT), ao jornal O Estado de S.Paulo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. FEMINISMO. DIREITOS HUMANOS.:
  • Comemoração pela decisão da Senadora Serys Slhessarenko de continuar, nos próximos quatro anos, no Congresso Nacional. Considerações sobre a iniciativa do presidente Lula de oferecer asilo político´à iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à pena de morte por adultério. Elogio ao presidente Lula pela solicitação de libertação dos presos políticos em Cuba. Comentário sobre a entrevista de Dilma Rousseff, candidata à Presidência da República, do (PT), ao jornal O Estado de S.Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2010 - Página 39738
Assunto
Outros > HOMENAGEM. FEMINISMO. DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, DECISÃO, SERYS SLHESSARENKO, SENADOR, CONTINUAÇÃO, MANDATO PARLAMENTAR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), CANDIDATURA, CAMARA DOS DEPUTADOS, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ESPECIFICAÇÃO, ELABORAÇÃO, PROJETO DE LEI, GARANTIA, IGUALDADE, REMUNERAÇÃO, MULHER, HOMEM.
  • REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, VALOR ECONOMICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PREVISÃO, REDUÇÃO, NUMERO, SENADOR, MULHER, COMENTARIO, ORADOR, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, FEMINISMO, CONGRESSO NACIONAL, CONTRIBUIÇÃO, AMPLIAÇÃO, DEBATE, DIVERSIDADE, ASSUNTO.
  • ELOGIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OFERECIMENTO, ASILO POLITICO, MULHER, PAIS ESTRANGEIRO, IRÃ, REU, CONDENAÇÃO, PENA DE MORTE, IMPORTANCIA, DEFESA, DIREITOS HUMANOS, NECESSIDADE, DEMONSTRAÇÃO, BRASIL, IMPROPRIEDADE, PENALIDADE, GOVERNO ESTRANGEIRO.
  • IMPORTANCIA, INICIATIVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DIALOGO, AUTORIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, REFORÇO, SOLICITAÇÃO, IGREJA CATOLICA, GOVERNO ESTRANGEIRO, ESPANHA, LIBERAÇÃO, PRESO POLITICO.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ENTREVISTA, CANDIDATO, SUCESSÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, DEFESA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DEMOCRACIA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, primeiro, quero transmitir que, de alguma maneira, fico contente com a decisão de V. Exª continuar, nos próximos quatro anos, no Congresso Nacional. Aqui, dei o meu testemunho do extraordinário valor de V. Exª, Srª Presidente, como Senadora que tão bem tem dignificado o povo de Mato Grosso e o povo brasileiro. V. Exª aqui tem tratado não apenas de assuntos específicos de Mato Grosso, mas também daqueles assuntos que dizem respeito a todos os brasileiros e a todas as brasileiras. V. Exª, entre outras iniciativas, aqui apresentou um projeto de lei, aprovado pelo Senado, pelo qual a mulher, quando exerce trabalho e função de igual natureza à do homem, na mesma empresa, deve ter remuneração igual à do homem, para citar um projeto de grande relevância em que V. Exª avaliou que é muito importante a defesa da mulher.

            Seria importante que o número de Senadoras aumentasse. O Valor Econômico, ainda há poucos dias, fez uma reportagem em que disse que é possível que esse número diminua. Eu gostaria de vê-lo aumentado, porque as mulheres aqui só contribuem para que nós, homens, possamos perceber certas condições e assuntos, como o de hoje à tarde, em que a grande presença das assistentes sociais, dentre todos que trabalham como assistente social, homens e mulheres, fez com que fôssemos sensíveis à votação do projeto que reduz para 30 horas a carga semanal de trabalho desses profissionais.

            Senadora Serys, eu gostaria de, ao final desta sessão, falar de um assunto relativo à mulher, à mulher não apenas no Brasil, mas no mundo. Eu quero aqui enaltecer, cumprimentar o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo fato de, no comício em que estava presente a nossa candidata à Presidência da República, Dilma Roussef, realizado em Curitiba há três dias, ele ter feito um apelo ao Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pela vida de Sakineh Mohammadi Ashtiani, uma iraniana de 43 anos, mãe de dois filhos, condenada à morte por apedrejamento por, supostamente, ter cometido adultério com dois homens. Na oportunidade, o Presidente Lula fez a ressalva de que é preciso respeitar a soberania e as leis de cada país, mas disse que não seria próprio que o Estado viesse a tirar a vida de alguém. Ele que recentemente participou das negociações sobre um acordo nuclear com Ahmadinejad, citou a amizade entre os dois líderes e mencionou que se essa mulher está causando incômodo, nós a receberíamos no Brasil de bom grado. Chegou a mencionar que a traição lá no Irã tem um tipo de pena que consiste em enterrar a mulher viva e deixar a cabeça para fora para o povo jogar pedra.

            Não sei exatamente como seria essa sequência de jogar pedras, 99 pedras, na mulher até que ela viesse a falecer. Presa desde 2006, a Srª Sakineh Mohammadi Ashtiani, mãe de duas crianças, estaria certamente numa situação que causa indignação no resto do mundo.

            Então, considero importante que o Presidente Lula, sensível ao sentimento de todos os seres humanos no Brasil e também em todos os demais países, tenha tido essa disposição de fazer um apelo pela vida da Srª Sakineh Mohammadi Ashtiani, mesmo que tenha o Ministro de Relações Exteriores do Irã dito hoje que o Irã não iria aceitar essa proposição.

            Por outro lado, há indícios, há indicações, de que o Governo iraniano, de que a Justiça iraniana possa efetivamente modificar a pena e não mais realizar essa sentença, que poderia levar à morte por apedrejamento a Srª Sakineh Mohammadi Ashtiani.

            Eu, sinceramente, acho que não se trata de uma interferência indevida em assuntos internos. Acho que se trata de externar ao Governo do Irã, ao povo iraniano o sentimento de nós brasileiros, homens, mulheres, que avaliamos que esta é uma pena que já não condiz com o sentimento e a relação entre pessoas, seres humanos, homens e mulheres no século XXI. Se, porventura, a lei islâmica propiciou que isso acontecesse no passado, será importante que eles possam ver que isso, para nós, não é adequado.

            Eu também acho importante que o Presidente Lula tenha dialogado com as autoridades do Governo cubano no sentido de reforçar o apelo da Igreja Católica e do Governo espanhol para que pudessem aqueles que são presos políticos ir para a Espanha ou mesmo ser libertados e viver em Cuba normalmente.

            Também considero muito importante a assertividade com que a nossa candidata Dilma Rousseff, na sua entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, afirmou, com muita propriedade, que ela não é favorável a que qualquer pessoa seja presa em função de suas ideias, de suas proposições, de suas avaliações críticas de qualquer sistema político, econômico e assim por diante, portanto, expressando claramente a sua disposição de defesa da democracia. Ao mesmo tempo Dilma Rousseff sempre defendeu que caminhássemos em direção de uma sociedade mais igualitária e justa.

            Então ela, certamente, é solidária aos propósitos de construção do socialismo, mas deseja que isso ocorra de maneira consoante com as liberdades democráticas, com a liberdade de expressão.

            Assim, Srª Presidente, eu avaliei como importante aqui registrar o cumprimento ao Presidente Lula pela iniciativa de propor ao governo iraniano, ao Presidente Ahmadinejad, que não se proceda a esse castigo de jogar pedras nessa senhora até que ela morra, inclusive oferecendo a possibilidade de o governo iraniano enviá-la ao Brasil para aqui ela ter o direito à vida, com suas duas crianças.

            Era o que tinha a dizer, mais uma vez cumprimentando-a, Senadora nossa Presidente Serys Slhessarenko.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2010 - Página 39738