Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Voto de Pesar pelo falecimento, na manhã desta terça-feira, 3 de agosto, de Dona Natália Ferreira Paes Landim, matriarca da Família Paes Landim.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de Pesar pelo falecimento, na manhã desta terça-feira, 3 de agosto, de Dona Natália Ferreira Paes Landim, matriarca da Família Paes Landim.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2010 - Página 39747
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, CIDADÃO, MUNICIPIO, SÃO JOÃO DO PIAUI (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), MÃE, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, EX-DEPUTADO, DESEMBARGADOR, REGISTRO, BIOGRAFIA.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é para inserir nos Anais desta Casa um voto de pesar pelo falecimento, na manhã desta terça-feira, 3 de agosto, de Dona Natália Ferreira Paes Landim, matriarca da família Paes Landim.

            Dona Natália morreu em casa, de causas naturais, em São João do Piauí, na mesma rua onde morou por quase toda a sua vida e criou seus filhos.

            Ela nasceu em 6 de agosto de 1917, na própria cidade de São João do Piauí, filha de José Olímpio Soares e Maria Monteiro Ferreira Soares. Com 17 anos, casou-se com Francisco Antônio Paes Landim Neto, mais conhecido como Capitão Senhorito, com quem teve 10 filhos: José Francisco, Deputado Federal; Paulo Henrique, Deputado Estadual; Carlos Alberto; Luiz Gonzaga, ex-Deputado; Maria Gícia, já falecida; Murilo Antônio; Francisco Antônio Filho, Desembargador no Piauí; Maria do Amparo, líder política e candidata a deputada estadual na presente eleição; José do Patrocínio e Maria do Socorro, também falecida.

            Dona Natália teve ainda dois enteados, frutos do primeiro casamento de seu marido, que são: Raimundo Vaz da Costa Neto e Humberto Vaz Paes Landim.

            Enquanto o seu marido dedicava-se ao comércio e à política, tendo exercido dois mandatos de deputado estadual, Dona Natália cuidava da parte prática, administrando a casa e cuidando da educação dos filhos.

            Dona Natália ficou viúva, com o marido vítima da doença de Chagas. À época, isso em 1961, passou a tomar conta do comércio da família, que era uma loja de tecidos e de miudezas em geral.

            Sr. Presidente, trago aqui alguns dados sobre Dona Natália, e peço a V. Exª que os considere como lidos e que faça o registro, nos Anais desta Casa, desse falecimento. Essa perda é muito significativa, pelo que representa Dona Natália para o Estado do Piauí.

            Por dever de justiça, quero dizer que tiramos essas informações do site, de grande circulação na região de São João do Piauí, chamado pedefigueira.

            Peço a V. Exª que determine à Secretaria da Mesa que envie voto de pesar a todos os familiares de D. Natália, que hoje nos deixa.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2010 - Página 39747