Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a ocorrência de crimes eleitorais em praticamente todos os municípios do Estado do Amazonas. Critica o valor dos convênios entre o governo estadual e as prefeituras em período eleitoral. Defesa do projeto de lei de S.Exa. que limita os valores dos convênios a uma média dos anos anteriores.

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO ELEITORAL.:
  • Registra a ocorrência de crimes eleitorais em praticamente todos os municípios do Estado do Amazonas. Critica o valor dos convênios entre o governo estadual e as prefeituras em período eleitoral. Defesa do projeto de lei de S.Exa. que limita os valores dos convênios a uma média dos anos anteriores.
Publicação
Publicação no DCN2 de 05/08/2010 - Página 39939
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, FREQUENCIA, CRIME ELEITORAL, MUNICIPIO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), REITERAÇÃO, CONFIANÇA, JUSTIÇA ELEITORAL.
  • CRITICA, SUPERIORIDADE, VALOR, CONVENIO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), MUNICIPIOS, PERIODO, ELEIÇÕES.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, OBRIGATORIEDADE, ESTADOS, MUNICIPIOS, PERIODO, ELEIÇÕES, LIMITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, CONVENIO, MEDIA, VALOR, ANTERIORIDADE, ANO, GESTÃO.

            O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, eu acabei de receber do meu Estado a seguinte notícia: “Juiz prende funcionários do Idam por suposto crime eleitoral”. É a distribuição de motores, de rabetas, de material em troca de voto no meu Estado.

            Quero registrar, Sr. Presidente, que isso tem sido verificado por mim em praticamente todos os Municípios. E a Justiça Eleitoral certamente vai tomar uma providência em relação a isso. O Governo do meu Estado fez recentemente convênios com os Municípios que somam mais de R$200 milhões. E, para fazer isso, fez empréstimos junto ao Banco do Brasil para assinar convênios com os prefeitos, para que sejam executadas obras de meio-fio e sarjetas, como se isso fosse a maior prioridade desses Municípios.

            Sr. Presidente, eu dei entrada, hoje, no Senado, a um projeto de lei, que obriga a que os entes federais, estaduais e municipais, no período de eleição, sejam obrigados a conveniar na média dos valores feitos nos convênios dos três anos anteriores.

            Portanto, eu acredito na Justiça do meu Estado e, certamente, esse crime vai ser combatido.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 05/08/2010 - Página 39939