Fala da Presidência durante a 138ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimento à Senadora Selma Elias, pela sua posse no Senado Federal. Comemoração pelo aumento do contingente de mulheres no Senado.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. FEMINISMO.:
  • Cumprimento à Senadora Selma Elias, pela sua posse no Senado Federal. Comemoração pelo aumento do contingente de mulheres no Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2010 - Página 40248
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. FEMINISMO.
Indexação
  • REGISTRO, HISTORIA, VIDA PUBLICA, ORADOR, ATUAÇÃO, PROFESSOR UNIVERSITARIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT), COMENTARIO, SEMELHANÇA, BIOGRAFIA, SELMA ELIAS, SENADOR, COMEMORAÇÃO, AUMENTO, NUMERO, MULHER, CONGRESSO NACIONAL, IMPORTANCIA, IGUALDADE, SEXO.

            A SRª PRESIDENTA (Serys Slhessarenko. Bloco/PT - MT) - Muito obrigada, Senador José Nery.

            Antes de passar à palavra ao Senador Acir Gurgacz, eu gostaria de dirigir breves palavras à nossa Senadora Selma. Eu não tive oportunidade de me pronunciar a respeito, até por ter assumido de imediato a sua fala à Presidência.

            Senadora Selma, eu me identifiquei muito quando o Senador José Nery fala que eu fiquei emocionada ao escutá-la e ao observá-la. Realmente somos professoras. Eu fui professora na Universidade Federal de Mato Grosso por 26 anos, eu sou advogada, sou pedagoga, o meu mestrado é na área da educação. Fui Secretária de Estado. Tenho uma história muito semelhante à sua. Fui Secretária de Educação, no primeiro momento, da capital, de Cuiabá. Logo de imediato, Secretária de Estado do meu Mato Grosso.

            Mas, mesmo sendo Secretária, nunca deixei a sala de aula. Eu só reduzia o meu contrato de trabalho de dedicação exclusiva na Universidade Federal para tempo não integral, dedicação não exclusiva, como era chamado à época. O que sou é professora, embora tenha sido Secretária de Educação.

            Então, a nossa história é muito parecida. Nós, as professoras; nós, as mulheres chegando... E fico muito feliz de ver aqui, hoje, as Senadoras Níura e Selma aumentando o contingente de mulheres no Senado da República. Eu, como 2ª Vice-Presidente do Senado e do Congresso Nacional, realmente, faço uma torcida permanente, concreta e determinada pelo “empoderamento” da mulher. Digo sempre: não queremos ser mais que os homens - de jeito nenhum! -, mas também não queremos ser muito menos, menos; apenas iguais, e iguais em todas as disputas, inclusive na política. Acredito que os homens de bem, os homens generosos, fraternos, solidários querem, sim, a feminilização do poder. Ele é muito importante para a sociedade brasileira. Não tenho nenhuma dúvida disso.

            Com a palavra o Senador Acir Gurgacz.

            Convido a Senadora Níura para assumir a Presidência porque preciso me retirar neste momento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2010 - Página 40248