Discurso durante a 143ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações sobre o Censo 2010 e as dificuldades logísticas que estão acontecendo em Santa Catarina. Cumprimentos ao Senado por suas publicações, entendendo que esses livros deveriam seguir para o Brasil afora, de modo a que mais pessoas a eles tenham acesso.

Autor
Belini Meurer (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Belini Meurer
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. POLITICA CULTURAL.:
  • Considerações sobre o Censo 2010 e as dificuldades logísticas que estão acontecendo em Santa Catarina. Cumprimentos ao Senado por suas publicações, entendendo que esses livros deveriam seguir para o Brasil afora, de modo a que mais pessoas a eles tenham acesso.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2010 - Página 42498
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • BALANÇO, ANDAMENTO, CENSO DEMOGRAFICO, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), COMENTARIO, DIFICULDADE, LOGISTICA, OBSTACULO, DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), EFEITO, ATRASO, RESULTADO, ELOGIO, PARTICIPAÇÃO, JUVENTUDE, CONCLAMAÇÃO, COLABORAÇÃO, POPULAÇÃO.
  • CUMPRIMENTO, SENADO, PUBLICAÇÃO, LIVRO, DIVERSIDADE, ASSUNTO, NECESSIDADE, EXPANSÃO, DIVULGAÇÃO, TOTAL, TERRITORIO NACIONAL, IMPORTANCIA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, LEITURA, BIBLIOTECA.

            O SR. BELINI MEURER (Bloco/PT - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é sempre uma honra vir a esta tribuna proferir uma fala no Senado e deixar aqui as marcas daquilo que pensamos e do que ansiamos, do que está acontecendo no nosso País, na nossa sociedade.

         Venho a esta tribuna, Sr. Presidente, para falar de um tema que eu estou, não exatamente preocupado com ele, mas acompanhando-o, que é o Censo que está se realizando no nosso País, e, mais propriamente, das dificuldades logísticas que estão acontecendo com os trabalhos do Censo em Santa Catarina.

            A gente sabe que, em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a logística na distribuição de coletes para os recenseadores teve um impacto no andamento do trabalho e está ocasionando algumas dificuldades nesse sentido.

            Nessas duas semanas em que está ocorrendo o recenseamento, 1.800 domicílios já foram visitados e já há uma divulgação a esse respeito. Em duas semanas, 17% da população foi recenseada; isso de um total de 5.565 Municípios que precisam ser pesquisados. Até agora, 9,6 milhões de residências foram visitadas e, cadastrados, 33 milhões de brasileiros.

            Sr. Presidente, são 185.148 recenseadores, aos quais eu quero cumprimentar. São geralmente jovens, estudantes, iniciando na vida do trabalho, que colocam seus nomes e estão fazendo o recenseamento.

            Até o momento, os Estados onde a coleta de dados está mais avançada são: Rondônia, com 28,2%; Sergipe, com 27%; Ceará, com 25,5%; e Mato Grosso do Sul, com 22,4% do processo já realizado.

            No entanto, Santa Catarina é um Estado que está ainda com algumas dificuldades; e eu conclamo os catarinenses, neste momento, para que auxiliem esse trabalho, devido à sua grande importância. O acompanhamento, a presteza nas respostas fará com que o Brasil conheça, de fato, com tranqüilidade, as suas características, para que os homens públicos possam, então, em cima disso, tomar as decisões que sabemos ser bastante importantes.

            Para finalizar, Sr. Presidente, eu queria falar rapidamente que, ao passando algumas vezes pelo stand de livros aqui do Senado, eu fico fascinado com aquela quantidade de livros. E já pedi para a assessoria - os Senadores têm direito a certo número - alguns livros para levar para minha cidade. Acho de uma grandeza enorme aqueles livros. São livros de história, livros de economia, livros jurídicos, que, em parte, ficam, de certa forma, parados. Precisamos dar divulgação. Por mais que hoje nós falemos de livros on-line - o que é importante, está vindo aí, é necessário, as pessoas vão passar a usar -, mas a brochura, aquele livro que podemos manusear, que podemos abrir, que podemos consultar, ainda é muito forte, e nós precisamos, cada vez mais, deles nas nossas bibliotecas.

            Por isso, quero cumprimentar o Senado por essas publicações maravilhosas, mas entendo que esses livros deveriam seguir para o Brasil afora para que mais pessoas tenham acesso a essas publicações.

            Obrigado, Sr. Presidente.

 

            O SR. PRESIDENTE (Acir Gurgacz. PDT - RO) - Pois não. Ouvimos o Senador Belini Meurer, do PT de Santa Catarina.

            Não havendo mais nenhum assunto a tratar e nenhum orador inscrito, vou encerrar a presente sessão. Faço, antes, um alerta aos eleitores do Estado de Rondônia, principalmente, mas aos eleitores de todo o Brasil, para que não se curvem às ameaças, às pressões, às intimidações que certos candidatos fazem com os eleitores brasileiros. Nós estamos num país democrático e devemos exercer a nossa democracia na sua plenitude. Vamos aproveitar este momento importantíssimo do nosso País para fazer as escolhas importantes, sem pressões, sem intimidações, sem ameaças. Façamos o voto consciente. É disso que o Brasil precisa.

 

                  


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2010 - Página 42498