Discurso durante a 145ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem à Maçonaria brasileira pelo transcurso do Dia do Maçom.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à Maçonaria brasileira pelo transcurso do Dia do Maçom.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2010 - Página 42994
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, PRESENÇA, HOMENAGEM, DIA, MAÇONARIA, ELOGIO, ENTIDADE, DIRETRIZ, LIBERDADE, SOLIDARIEDADE, IGUALDADE, CONTRIBUIÇÃO, HISTORIA, BRASIL, PRIORIDADE, ASSISTENCIA SOCIAL, INCLUSÃO, COMBATE, DESIGUALDADE SOCIAL.
  • COMENTARIO, RECEBIMENTO, ORADOR, TITULO, MAÇONARIA, ESTADO DE GOIAS (GO), HOMENAGEM, FEMINISMO, COMPETENCIA, RESPONSABILIDADE, DEFESA, DIREITOS, MULHER, CIDADÃO.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, cumprimento V. Exª pela autoria dessa propositura.

            Cumprimento também o Presidente da Confederação da Maçonaria Brasileira, o Sr. Rubens Franz, em nome de quem cumprimento todas as autoridades maçônicas que já foram citadas e que compõem a Mesa.

            Cumprimento o Sr. Eurípedes Barbosa Nunes, Grão-Mestre do Grande Oriente do meu Estado, o Estado de Goiás, e, em seu nome, cumprimento todos os Grão-Mestres dos Estados aqui representados.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao assumir esta tribuna, tenho o objetivo de colocar-me ao lado daqueles que prestam justa homenagem a esta secular instituição que é a Maçonaria, neste dia especial, que é o Dia do Maçom.

            Cumprimento o ilustre colega Senador Mozarildo Cavalcanti, que, sendo maçom e propositor desta sessão especial, nos propiciou a oportunidade de homenagear todos os maçons do Brasil.

            Uma instituição do porte histórico, político, social e cultural da Maçonaria no Brasil expressa-se por meio dos homens que compuseram e compõem seus quadros. E esses homens foram, todos eles, plasmados nos ideais de liberdade, de fraternidade e de igualdade.

            Por demais, seria ocioso homenagear qualquer instituição se não fora pelos homens ilustres que a construíram e, no caso da Maçonaria, participaram, de forma marcante e aprofundada, da própria história do Brasil.

            Assim, ao prestarmos homenagem ao Dia do Maçom, homenageamos seus quadros humanos que fizeram sua história e, por consequência, a história do nosso País.

            Se do ponto de vista histórico os principais estudiosos apontam a Revolução Pernambucana de 1817 como o ponto de partida de sua evolução no Brasil, do ponto de vista sociocultural a Maçonaria só pode ser entendida pela marca da sociabilidade, que constitui seu ideário maior.

            Nesse sentido, os marcos da Revolução Francesa - liberdade, fraternidade e igualdade - foram genuinamente assumidos por aqueles que abraçaram a causa maçônica, como expressei há pouco.

            Fiz questão de participar desta homenagem pela profunda identificação que tenho com a Maçonaria do meu Estado, Goiás. Há dois anos, tive o privilégio de receber o título de Benfeitora da Ordem e o Diploma de Honra ao Mérito de Inspetoria Litúrgica, concedidos pela Maçonaria Filosófica do Rito Escocês do Estado de Goiás. Calaram profundamente em minha alma as palavras do Presidente da loja de Perfeição Segredo e Virtude, Marizil de Oliveira, quando afirmou que, na minha pessoa, eram homenageadas todas as mulheres goianas. Atribuiu-me ainda a responsabilidade de defensora dos direitos dos cidadãos e das mulheres do meu Estado.

            Sabedora do papel de companheira e aliada atribuído à mulher pela filosofia maçônica, cumpre-me exaltar ainda outro viés das preocupações da Maçonaria, qual seja a filantropia. E os maçons praticam a filantropia não como um simples ato de doar, como desencargo de consciência, mas dentro do conceito contemporâneo de que a assistência devida ao nosso semelhante é, acima de tudo, um direito do cidadão e um dever do Estado. Essa assistência é construtora da cidadania ao prever a inclusão social como forma de libertação das mais lamentáveis formas de desigualdade social.

            Com essa concepção, a Maçonaria, historicamente secular, tem, por mais paradoxal que possa parecer, a marca do nosso tempo, isto é, da contemporaneidade.

            Homenageamos, assim, os maçons, porque, pertencendo a uma instituição que traz as marcas da história, eles se renovam com uma sociedade que avança social, política, cultural e tecnologicamente a cada dia. Assim, o papel que tiveram na história do Brasil, como na Inconfidência Mineira, na Independência, na Proclamação da República, continua a plasmar a construção do presente e do futuro do nosso País. É com homens assim que conta o Brasil. Não são figuras decorativas, mas participantes do Brasil que todos nós queremos.

            Parabéns, pois, a todos os Maçons do meu Estado de Goiás e do Brasil! Este Parlamento os homenageia pelo que foram, sim, mas, acima de tudo, pelo que são na construção do nosso País.

            Muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2010 - Página 42994