Discurso durante a 145ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem à Maçonaria brasileira pelo transcurso do Dia do Marçom.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à Maçonaria brasileira pelo transcurso do Dia do Marçom.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2010 - Página 42996
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, MAÇONARIA, IMPORTANCIA, ESCLARECIMENTOS, POPULAÇÃO, DEFINIÇÃO, ENTIDADE, AUSENCIA, CARATER SECRETO, DIRETRIZ, LIBERDADE, SOLIDARIEDADE, IGUALDADE, CONSTRUÇÃO, SOCIEDADE, LIBERDADE DE CRENÇA, IDEOLOGIA, PARTIDO POLITICO, VALORIZAÇÃO, PAIS, FAMILIA, LEIS, ORDEM, PAZ, ASSISTENCIA SOCIAL, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, HISTORIA, BRASIL, MUNDO.

            O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, meu caro amigo Senador Mozarildo Cavalcanti, quero, juntamente com V.Exª, cumprimentar os ilustres membros da Mesa, já nominados pelo Senador Adelmir, saudar os maçons, os convidados, as convidadas aqui presentes, a Senadora Lúcia Vânia, os demais parlamentares presentes e, sob o olhar perene de Rui Barbosa, que, pelo que me consta, foi um ilustre maçom, oferecer um testemunho, um depoimento acerca da militância do Senador Mozarildo Cavalcanti, que promove a décima primeira sessão em homenagem ao Dia do Maçom.

            O Senador Mozarildo, embora militante político, para que os senhores e as senhoras saibam, é um militante maçônico. Não se iludam. Ele aqui conversa conosco acerca das questões políticas e, exaustivamente também, sobre a Maçonaria. É com ele que colho informações e ensinamentos acerca dessa importante organização não só brasileira, mas sobretudo brasileira.

            Eu acomodo sensações e sentimentos acerca da Maçonaria desde criança. A primeira delas, desculpem-me a franqueza: quando passava com os demais moleques em frente ao prédio da Maçonaria, na minha cidade, Rio Branco, no meu querido Estado do Acre, éramos tomados por um misto de respeito, de certa apreensão e até temor, isso tudo alimentado por histórias que nos contavam sobre a Maçonaria, certamente exageradas, inventadas. Todavia, na cabeça de criança, aquilo tudo tomava uma dimensão muito grande. E essa sensação, essa experiência infantil eu acomodei, com o passar do tempo, pela compreensão que fui tendo sobre a atuação e o papel da Maçonaria em nosso País, em meu Estado. Passei a conhecer pessoas que eram membros da Maçonaria. E eu pensava: “Ora, é maçom, quem diria!” De forma que desmistifiquei, enfim, com o passar do tempo, essa questão a respeito da qual, quando criança, eu tinha uma compreensão muito pequena.

            Mas conversava, há pouco, com o meu querido amigo Senador Adelmir Santana, que acaba de retirar-se, porque está numa missão importante: é candidato, mais uma vez, nas eleições aqui em Brasília e precisa correr atrás, como dizemos na política. Conversava também com um parceiro de vocês, que é nosso companheiro aqui no Senado, Fernando Gomide, que, da mesma forma, também está numa missão árdua. E recebi deles uma sugestão, ou por outra, disseram-me: “Geraldo, muita gente, no Brasil, ainda não sabe ao certo o que é a Maçonaria, qual é o papel de um maçom. Assim, se você pudesse falar um pouquinho sobre isso, seria de grande utilidade”. E isso, claro, com a certeza de que, logicamente, não estaria falando para esse público seleto, porque as informações são do vasto conhecimento de todos.

            Então, peço permissão, primeiro, ao Senador Mozarildo, aos ilustres membros dessa Mesa, às senhoras e aos senhores aqui presentes para, acolhendo a sugestão dos dois amigos, ler um pequeno roteiro que a minha assessoria preparou, que compreende perguntas e respostas, assim muito objetivas. E repito: eu me dirijo, sobretudo, às pessoas que nos estão ouvindo. E saibam que a TV Senado tem uma audiência muito grande, mesmo numa manhã como esta, de sexta-feira. Por sinal, sexta-feira, nesses últimos anos, passou a abrigar sessões muito interessantes no Senado Federal, porque normalmente temos um tempo maior para falar. E aqui surgiram, nas sextas-feiras, grandes debates sobre temas importantes nos nossos Estados e no nosso País. Portanto, quero a permissão das senhoras e dos senhores para me dirigir, sobretudo, às pessoas que nos ouvem e oferecer, de forma objetiva, alguns esclarecimentos.

            Essas respostas foram colhidas em sites que os senhores e as senhoras bem conhecem, e a informação é do seu pleno conhecimento, mas, como disse, muita gente precisa saber também.

            A primeira: o que é a Maçonaria de nossos dias? A Maçonaria é uma ordem universal, formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma sociedade fundada no amor fraternal, na esperança, com amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância, virtude e sabedoria e com a constante investigação da verdade sobre a tríade liberdade, igualdade e fraternidade. Tudo isso dentro dos princípios da ordem, da razão e da justiça, para que o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal.

            Uma pergunta que, como disse, desde a minha época de criança, sempre fazíamos: a Maçonaria é uma sociedade secreta? A Maçonaria não é uma sociedade secreta no sentido como tal termo é geralmente empregado. Uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e que oculta sua existência, assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da Maçonaria, suas leis, história e filosofia têm sido divulgados em livros que estão à venda em qualquer livraria. Os únicos segredos que a Maçonaria conserva são as cerimônias empregadas na admissão de seus membros e os meios usados pelos maçons para se conhecerem.

            E a Maçonaria é uma religião? A Maçonaria não é uma religião no sentido de ser uma seita, mas é um culto que une homens de bons costumes. A Maçonaria não promove nenhum dogma que deve ser aceito tacitamente por todos, mas inculca nos homens a prática da virtude, não oferecendo panacéias para redenção de pecados. Seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé, que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente, desde os mais remotos tempos da história. A saber: a existência de Deus e a imortalidade da alma, que tem como corolário a irmandade dos homens sob a paternidade de Deus.

            Alguma imprecisão, peço que alguém me corrija.

            A Maçonaria é antirreligiosa? A Maçonaria não é contra qualquer religião. Ela ensina e pratica a tolerância, defendendo o direito de o homem praticar a religião do seu agrado. A Maçonaria não dogmatiza as particularidades do credo e da religião. Ela reconhece os benefícios e a bondade, assim como a verdade de todas as religiões, combatendo, ao mesmo tempo, as suas inverdades e o fanatismo.

            E a Maçonaria é ateísta ou meramente agnóstica? A Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não acreditar em Deus, enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar conscientemente se Deus existe ou não. Para ser aceito e ingressar na Maçonaria, o candidato deve afirmar a crença em Deus.

            A Maçonaria é um partido político? A Maçonaria não é um partido político. Ela não tem partido. Por princípio, a Maçonaria apoia o amor à pátria, o respeito às leis e à ordem, propugnando pelo aperfeiçoamento das condições humanas. Os maçons são aconselhados a se tornarem cidadãos exemplares, a se afastarem de movimentos cuja tendência seja a de subverter a paz e a ordem da sociedade e a se tornarem cumpridores das ordens e das leis do país em que estejam vivendo, sem nunca perder o dever de amar seu próprio país.

            A Maçonaria é uma ideologia? A Maçonaria não é uma ideologia. Ela não se envolve com as sutilezas da filosofia política, religiosa ou social, mas reconhece que todos os homens têm uma só origem, participam da mesma natureza, têm a mesma esperança e, por conseguinte, devem trabalhar em união para o mesmo objetivo, o de felicidade e bem-estar da sociedade.

            Então, o que é a Maçonaria? A Maçonaria é uma organização mundial de homens, que, utilizando-se de formas simbólicas dos antigos construtores de templos, voluntariamente se uniram para o propósito comum de se aperfeiçoarem na sociedade.

            Admitindo em seu seio homens de caráter, sem consideração à sua raça, credo ou cor, a Maçonaria se esforça para constituir uma liga internacional de homens dedicados a viverem em paz, harmonia e afeição fraternal.

            E qual a missão da Maçonaria? É a de fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.

            A missão da Maçonaria ainda é a prática das virtudes e da caridade, reconfortar os infelizes, não voltar as costas à miséria, restaurar a paz de espírito e a paz aos desamparados e dar novas esperanças aos desamparados.

            Enfim, há uma série de outras questões que esclarecem o papel do maçom e da Maçonaria. Mas, não vou mais cansá-los. Creio que aqueles que estão nos ouvindo receberam informações básicas. Se já não sabiam, têm agora oportunidade de ter conhecimento da existência de uma organização importante, não só para o nosso País, mas mundialmente, que teve e tem, em cada recanto deste mundo, papel destacado, histórico, em momentos cruciais.

            Aqui no nosso País, podemos ressaltar o papel desempenhado pela Maçonaria no processo que levou ao fim da escravidão, no processo que deflagrou e instituiu a República no nosso País, com a sua proclamação; enfim, é um dia de homenagearmos, com muita satisfação, a presença das senhoras e dos senhores, dos ilustres integrantes desta Mesa, acompanhados do Senador Mozarildo Cavalcanti, e de tantos que não puderam comparecer. Quero dar-lhes os parabéns pelo papel que V. Sªs vêm desempenhando, por vezes silencioso, mas efetivo e transformador. Isso é que importa.

            Portanto, as minhas homenagens aos maçons pelo seu dia e a essa grande instituição, a Maçonaria, pela sua existência.

            Muito obrigado pela oportunidade e um bom dia a todos! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2010 - Página 42996