Discurso durante a 142ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apoio à reivindicação da Associação Nacional dos Médicos Residentes, como também da Associação de Médicos Residentes de Santa Catarina, que estão em greve e exigem aumento de bolsa.

Autor
Selma Elias (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Selma Elias Westphal
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Apoio à reivindicação da Associação Nacional dos Médicos Residentes, como também da Associação de Médicos Residentes de Santa Catarina, que estão em greve e exigem aumento de bolsa.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2010 - Página 42203
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, GRUPO, MEDICO RESIDENTE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ASSOCIAÇÃO NACIONAL, ANUNCIO, GREVE, APOIO, ORADOR, REIVINDICAÇÃO, AUMENTO, BOLSA DE TRABALHO, SOLICITAÇÃO, ATENÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), EXAME, EXIGENCIA, CATEGORIA, RESPONSAVEL, METADE, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO.

            A SRª SELMA ELIAS (PMDB - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, recebi uma comitiva de alunos residentes do curso de Medicina que, a partir de hoje, estão em greve, porque reivindicam o aumento na bolsa que recebem, que é de R$1,5 mil. Esses alunos trabalham durante sessenta horas semanais e representam mais de 50% dos médicos que estão nos hospitais públicos para atender à população. Temos a certeza de que esses alunos, embora estejam começando com suas reivindicações, estão mais confiantes hoje, porque já ficaram sabendo que o MEC se propôs a estudar o assunto e a atender suas reivindicações, inclusive estabelecendo uma data-base para que eles pudessem receber essas bolsas, assim como a ajuda alimentação. Sr. Presidente, recebi médicos não só da Associação Nacional de Médicos Residentes, como também da Associação de Médicos Residentes de Santa Catarina.

            Fica aqui nosso apelo para que o MEC realmente olhe, com bastante carinho, a situação dos residentes deste País. Temos a certeza de que o Governo Federal, mais uma vez, estará atento, por meio do MEC, para solucionar o problema dos nossos residentes, que precisam, sim, cumprir seu horário dentro dos hospitais, mas que também precisam de maior estrutura e de ajuda para terem uma dedicação total.

            Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2010 - Página 42203