Fala da Presidência durante a 143ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Como nordestino, defende as obras em andamento no Complexo Portuário de Suape.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Como nordestino, defende as obras em andamento no Complexo Portuário de Suape.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2010 - Página 42479
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • DIVERGENCIA, OPINIÃO, ALVARO DIAS, SENADOR, ALEGAÇÕES, FALTA, PRIORIDADE, REFINARIA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), JUSTIFICAÇÃO, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, COMBATE, DESIGUALDADE REGIONAL.

            O SR. PRESIDENTE (Roberto Cavalcanti. Bloco/PRB - PB) - Senador Alvaro Dias, eu lamento não estar no plenário. É muita honra estar aqui presidindo esta sessão do Senado Federal, mas lamento não ter tido a oportunidade de aparteá-lo. Gostaria que V. Exª permanecesse na tribuna por mais um minuto, só para me dar a chance, para não dizer que eu falei quando V. Exª saiu da tribuna. Seria uma descortesia.

            Mas, na verdade, como nordestino, eu não posso me calar. Estou ali no Estado da Paraíba, que fica entre Rio Grande do Norte e Pernambuco. E peço a V. Exª que me acompanhe, não pode ser nem a pé, nem de carro, tem que ser de avião ou helicóptero, para ver o canteiro de obras que é, por exemplo, o Complexo Portuário de Suape, no qual está inserida a construção dessa refinaria.

            Em nenhum momento, nem os cidadãos do Rio Grande do Norte, nem os de Pernambuco, muito menos os da Paraíba, que está nesse entremeio, têm nenhuma informação que não recomende a construção dessas duas refinarias, que são projetos estruturantes para aqueles Estados carentes, diferentemente do Estado de V. Exª, que é pujante. O Estado do Paraná, do qual V. Exª é representante, tem outras riquezas naturais que, lamentavelmente, lá no Nordeste nós não temos.

            Então, eu gostaria de fazer somente essa referência para, na verdade, defender nordestinamente essas refinarias, porque o que está acontecendo em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, e, por consequência, beneficiando a Paraíba, é imensurável.

            As referências que V. Exª fez sobre o aspecto da democracia eu admiro demais. Admiro, inclusive, a coragem de V. Exª, que está dentro daqueles 4% que desaprovam o Presidente Lula. Foram feitos levantamentos, nos quais entre ótimo, bom, regular e tal, só restam 4%. 

            Tanto é verdade isso, Senador, que até o irmão de V. Exª, no belíssimo Estado do Paraná, é candidato a Governador, apoiado na conjuntura do Governo Lula e na estrutura de eleição da ex-Ministra Dilma Rousseff.

            Então, peço desculpas a V. Exª por fazer desta forma este aparte, razão pela qual pedi que V. Exª não saísse da tribuna, para amanhã não ser dito que me comportei de forma antiética, que deixei V. Exª abandonar o plenário. Não sei como isso pode acontecer regimentalmente, mas faço de conta que V. Exª não encerrou o pronunciamento. Eu daria a opção de V. Exª ouvir esta minha constatação, como nordestino, do benefício que essas duas refinarias trarão para a nossa região.

            Muito obrigado. Desculpe a forma de me posicionar, presidindo esta sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2010 - Página 42479