Pronunciamento de Roberto Cavalcanti em 17/08/2010
Discurso durante a 142ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem ao aniversário da Batalha da Casa Forte, de 1645, parte da chamada Insurreição Pernambucana, que culminou, em 1654, com a expulsão dos holandeses.
- Autor
- Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
- Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao aniversário da Batalha da Casa Forte, de 1645, parte da chamada Insurreição Pernambucana, que culminou, em 1654, com a expulsão dos holandeses.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/08/2010 - Página 42230
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DATA, REVOLTA, BAIRRO, MUNICIPIO, RECIFE (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), PARTE, LUTA, EXTINÇÃO, OCUPAÇÃO, INVASÃO, PAIS ESTRANGEIRO, PAISES BAIXOS, TERRITORIO NACIONAL, REGISTRO, HISTORIA, BRAVURA, MULHER, IMPORTANCIA, PRESERVAÇÃO, MEMORIA NACIONAL.
O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Sem revisão do orador.) - Na verdade, refere-se à data de hoje: 17 de agosto.
Desde criança, em Pernambuco - minha origem é pernambucana -, uma das avenidas mais importantes de Recife é a Avenida 17 de Agosto. Na verdade, olhei para o painel hoje e percebi que hoje é dia 17 de agosto. Voltou aquela memória, aquele resgate paraibano, pernambucano, nordestino, que foi a época dos holandeses e da invasão holandesa, de 1630 a 1654.
Exatamente em 17 de agosto - data de hoje - de 1645, nós tivemos a Batalha da Casa Forte. Foi essa batalha que deu nome à Avenida 17 de Agosto, por ter sido uma das batalhas mais emblemáticas e mais marcantes na luta brasileira, nordestina, pernambucana, contra a invasão holandesa.
Os quatro heróis da insurreição pernambucana - João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Felipe Camarão e Henrique Dias - estavam em Tejipió, um Município, um bairro próximo a Recife, quando souberam que, na verdade, as senhoras... Esta é uma época das mulheres. Está aí a senhora presidindo uma sessão do Senado Federal, e tem vários outros fatores femininos de que eu não gosto de falar, porque estamos no período eleitoral. Mas, para bom entendedor, um sinal basta.
Na verdade, em homenagem exatamente às mulheres e ao 17 de agosto... Houve, nessa data, por parte do exército holandês, a prisão de várias senhoras pernambucanas, inclusive a Dª Ana Paz, figura emblemática dentro dessa luta em prol da reconquista do território brasileiro, à época ocupado pelos holandeses. Exatamente num bairro que se chama Casa Forte, em Recife, houve essa batalha.
Essa batalha, na verdade, foi um marco entre várias outras batalhas, como a batalha de Tejucupapo e as batalhas dos Guararapes, que foram as outras batalhas. Foram batalhas que marcaram exatamente essa participação nordestina, pernambucana, chamada Insurreição Pernambucana, que terminou, em 1654, nos livrando da ocupação e da invasão holandesa.
Então, faço este resgate pela grande penetração da rádio e da TV Senado e de todos aqui presentes, para que resgatemos a data de hoje, para não passar em branco o 17 de agosto de 1645.
Nós estamos em 17 de agosto de 2010. Eu gostaria de fazer o encaminhamento à Mesa de uma matéria que está constando da nossa documentação, que traz em detalhes o que foi essa batalha de 17 de agosto, a Batalha da Casa Forte, hoje nome de um bairro da cidade do Recife.
Agradeço a gentileza de V. Exª de ter me concedido esta oportunidade, como pernambucano, como nordestino, como Senador paraibano, de resgatar 17 de agosto, que estamos vivendo hoje, e relembrar 1645.
Muito obrigado.