Pronunciamento de Jefferson Praia em 01/09/2010
Discurso durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo aos Ministros Nelson Jobim e Erenice Guerra para que atendam à reivindicação de candidatos aprovados em concurso para a Aeronáutica. Defesa de projetos de iniciativa de S.Exa. que objetivam aumentar os investimentos na Região Amazônica, e que institui a Ajuda Especial de Mantença para a família que mantém sob seus cuidados pessoas com mais de 70 anos de idade.
- Autor
- Jefferson Praia (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
- Nome completo: Jefferson Praia Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
FORÇAS ARMADAS.
TRIBUTOS.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
POLITICA SOCIAL.:
- Apelo aos Ministros Nelson Jobim e Erenice Guerra para que atendam à reivindicação de candidatos aprovados em concurso para a Aeronáutica. Defesa de projetos de iniciativa de S.Exa. que objetivam aumentar os investimentos na Região Amazônica, e que institui a Ajuda Especial de Mantença para a família que mantém sob seus cuidados pessoas com mais de 70 anos de idade.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/09/2010 - Página 44286
- Assunto
- Outros > FORÇAS ARMADAS. TRIBUTOS. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, REPRESENTANTE, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, SOLDADO, AERONAUTICA, PRESENÇA, SENADO.
- LEITURA, OFICIO, AUTORIA, ORADOR, ENCAMINHAMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, CHEFE, CASA CIVIL, SOLICITAÇÃO, REINTEGRAÇÃO, SOLDADO, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB), VITIMA, DEMISSÃO, DEFESA, LEGITIMIDADE, POSSE, CONCURSO PUBLICO, EXPECTATIVA, REVOGAÇÃO, ARTIGO, DECRETO FEDERAL, JUSTIFICAÇÃO, FORMAÇÃO, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
- APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO, IMPOSTO DE RENDA, DEFINIÇÃO, DIRETRIZ, INCENTIVO FISCAL, APLICAÇÃO DE RECURSOS, INVESTIMENTO, AMBITO REGIONAL, AUTORIZAÇÃO, AUMENTO, PRAZO, PROTOCOLO, PROJETO, PESSOA JURIDICA, ATUAÇÃO, REGIÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM), SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), OBJETIVO, MODERNIZAÇÃO, INICIATIVA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, JUSTIÇA, MERECIMENTO, REDUÇÃO, IMPOSTOS.
- JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, CONCESSÃO, BENEFICIO, EQUIVALENCIA, SALARIO MINIMO, DESTINAÇÃO, FAMILIA, BAIXA RENDA, MANUTENÇÃO, IDOSO.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente, serei breve até porque gostaria de ouvir os demais oradores.
Sr. Presidente, desejo destacar a presença nesta Casa de representantes da Associação Nacional dos ex-Soldados Especializados da Aeronáutica. A pedido da Delegação da Anese - Associação Nacional dos ex-Soldados Especializados da Aeronáutica -, passo a ler texto de ofício por mim encaminhado aos Ministros Erenice Guerra, da Casa Civil da Presidência da República, e Nelson Jobim, da Defesa.
Srs. Ministros,
Fui visitado ontem, terça-feira, em meu gabinete no Senado Federal, por integrantes da Associação Nacional dos ex-Soldados Especializados da Aeronáutica - Anese, que luta pela reintegração de cerca de 12 mil jovens às funções que desempenharam durante seis anos, aprovados que foram em concurso público para o curso de especialização de soldados da Força Aérea Brasileira.
Tal certame foi levado a público a partir do segundo semestre de 1994 até 2001 pelo Comando da Aeronáutica, tendo o curso, realizado semestralmente sob o título de Cesd, a finalidade de formar soldados com especialização específica para preencher diversos cargos dentro daquela valorosa instituição.
Ocorreu, porém, que esses soldados foram tristemente surpreendidos com a edição do Decreto nº 3.690, de 19 de dezembro de 2000, que os “licenciou” (isto é, demitiu), sob a alegação de que estariam prestando serviço militar oficial.
Ora, a Anese contesta tal alegação, lembrando que:
1º Os editais de convocação para o concurso exigiam, entre outras condições, que os candidatos fossem reservistas. Em outras palavras, que estivessem quites com o serviço militar inicial.
2º O art. 44 do próprio regulamento da Lei do Serviço Militar proíbe o alistamento por duas vezes, estabelecendo que o “brasileiro que se alista duas vezes incorrerá na multa prevista no inciso I do art. 177”.
Em poucas palavras, passados seis anos de serviços prestados à Nação, esses 12 mil jovens viram-se, de repente, tratados como soldados não especializados, não concursados, oriundos do serviço inicial obrigatório, muito embora os diplomas de qualificação que receberam comprovem que os seus portadores formaram-se “soldados de primeira classe especializados”, não oriundos do serviço militar inicial.
Diante do exposto, faço um apelo para os bons. É claro que eu também gostaria que houvesse, neste momento, senso de justiça, sensibilidade humana e espírito público por parte de V. Exªs no sentido de que o Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva revogue o Capítulo V - do tempo de permanência do serviço militar - do referido Decreto nº 3.690, de 19 de dezembro de 2000, que “aprova o regulamento do corpo de pessoal graduado da Aeronáutica e dá outras providências”. No que tange ao licenciamento de aprovados em concursos públicos de admissão ao Cesd - Curso de Especialização de Soldados, estendendo-se essa proibição aos concursos públicos de admissão ao dito Cesd, realizados entre os anos de 1994 e 2001.
Sr. Presidente, como disse que serei breve, destaco rapidamente dois projetos que apresentei hoje. O primeiro projeto altera a legislação do Imposto sobre a Renda no que se refere aos incentivos fiscais de isenção e de redução, define diretrizes para os incentivos fiscais de aplicação de parcela do Imposto sobre a Renda nos fundos de investimento regionais.
Sr. Presidente, sempre defendi, dentro e fora deste plenário, que mais investimentos na Amazônia são importantes se forem projetos bem estruturados, técnica e ambientalmente, e financeiramente. E cada projeto significa o quê? Menos queimada, menos devastação, mais verde para a natureza e mais dignidade para 25 milhões de brasileiros que lá vivem, lembrando sempre que, para manter a floresta em pé, é imperativo erguer o ser humano do ponto de vista educacional, profissional, social e econômico.
Procuro orientar minha atuação parlamentar e minha produção legislativa por essa bússola que me foi legada pelo meu saudoso antecessor, mestre, líder e amigo, Senador Jefferson Péres.
Por isso, estou apresentando mais um projeto de lei estendendo do ano de 2013 para 2033 o prazo para que as pessoas jurídicas que operam na esfera geográfica de atuação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, Sudam, e também da agência homóloga para o Nordeste, Sudene, protocolizem e aprovem projetos destinados a instalar, ampliar, modernizar e/ou diversificar empreendimentos, a fim de fazerem jus à redução de 75% de Imposto sobre a Renda e adicionais.
Por último, Sr. Presidente, eu quero destacar um outro projeto para mim muito importante que institui a ajuda especial de mantença para a família que mantém sob os seus cuidados pessoas com mais de 70 anos de idade. E quero destacar muito rapidamente que essa ajuda especial de mantença é para a família com renda mensal ou per capita igual ou inferior a um salário mínimo e que mantém sob os seus cuidados pessoas com mais de 70 anos de idade. De forma objetiva, esse projeto visa a garantir o benefício de um salário mínimo para que as famílias possam cuidar e manter o idoso.
É um projeto para mim, Sr. Presidente, de grande valor social.
Solicito que o meu pronunciamento sobre todos os projetos e sobre a questão da Anese sejam considerados na íntegra.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
*********************************************************************************
SEGUEM, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTOS DO SR. SENADOR JEFFERSON PRAIA
*********************************************************************************
Modelo1 1/3/256:24