Discurso durante a 156ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defende o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em relação à declaração de que "é preciso extirpar o DEM da política brasileira", pronunciada em uma comissão no município de Joinville, Santa Catarina. Esclarece que a declaração foi apenas um exagero de linguagem do Presidente e que ele tem sido sempre defensor na liberdade de expressão da democracia e da liberdade de manifestação da oposição e da imprensa.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Defende o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em relação à declaração de que "é preciso extirpar o DEM da política brasileira", pronunciada em uma comissão no município de Joinville, Santa Catarina. Esclarece que a declaração foi apenas um exagero de linguagem do Presidente e que ele tem sido sempre defensor na liberdade de expressão da democracia e da liberdade de manifestação da oposição e da imprensa.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2010 - Página 45624
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, MOTIVO, DECLARAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, NECESSIDADE, EXTINÇÃO, PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM), RECONHECIMENTO, EXCLUSIVIDADE, ERRO, LINGUAGEM.
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APOIO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, LIBERDADE DE IMPRENSA, LIBERDADE, MANIFESTAÇÃO, OPOSIÇÃO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Com respeito às observações do Senador João Faustino, do PSDB, que, inclusive, registra a comunicação do Líder do PSDB, Arthur Virgílio, gostaria de lembrar que houve uma declaração, feita por ocasião ainda do período eleitoral passado, que muito preocupou os membros da oposição. O então Presidente do PFL, que hoje se tornou DEM, havia feito uma declaração dizendo que era o seu objetivo acabar com “esta raça do Partido dos Trabalhadores no Brasil” - algo assim.

            Acredito que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, naquele ambiente do comício de Santa Catarina, no calor das emoções, possa ter feito uma observação que signifique uma reação àquela observação que todos nós havíamos condenado. Acho que foi um exagero de linguagem do Presidente Lula e eu gostaria que fosse assim registrado.

            Pelo menos, avalio que o Presidente Lula, por mais que possa ficar incomodado com as críticas de nossos adversários, dos opositores, tem sido sempre um defensor da liberdade de expressão, da democracia e da liberdade de manifestação da oposição da maneira mais crítica possível, assim como da liberdade da mídia, dos jornais, dos meios de comunicação, que todos os dias fazem críticas muito veementes àqueles que estão no Governo.

            Felizmente, nós vivemos hoje no Brasil uma democracia. E quero aqui ressaltar que o próprio Presidente já elogiou por vezes a qualidade daqueles que estão disputando a Presidência da República. E espero que o debate entre os nossos candidatos à Presidência e a outros cargos políticos se qualifiquem sobretudo pelo alto nível e pelas proposições, pois todos queremos atingir um Brasil de muito melhor qualidade, um Brasil onde possamos efetivamente ver aplicados os princípios de justiça, que significarão maior grau de solidariedade, de fraternidade entre todos nós, membros do povo brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2010 - Página 45624