Discurso durante a 165ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Referência ao programa de governo da candidata Dilma Rousseff. Considerações acerca da outorga dos Prêmios Nobel da Paz, de Literatura e de Economia de 2010. Cumprimentos a Pelé pela proximidade do seu septuagésimo aniversário.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. HOMENAGEM. ESTADO DEMOCRATICO.:
  • Referência ao programa de governo da candidata Dilma Rousseff. Considerações acerca da outorga dos Prêmios Nobel da Paz, de Literatura e de Economia de 2010. Cumprimentos a Pelé pela proximidade do seu septuagésimo aniversário.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2010 - Página 47250
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. HOMENAGEM. ESTADO DEMOCRATICO.
Indexação
  • LEITURA, TRECHO, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), JUSTIFICAÇÃO, DIRETRIZ, PROPOSTA, PROGRAMA DE GOVERNO, CANDIDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REITERAÇÃO, DEFESA, DEMOCRACIA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, ELOGIO, ORADOR, PRIORIDADE, CRESCIMENTO, RENDA, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, ERRADICAÇÃO, POBREZA, INCENTIVO, CIENCIA E TECNOLOGIA, MELHORIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), COMBATE, CRIME, GARANTIA, SEGURANÇA, CIDADÃO, PROGRESSO, POLITICA EXTERNA, SUGESTÃO, IMPLANTAÇÃO, RENDA MINIMA, CIDADANIA.
  • HOMENAGEM, PROFESSOR, LITERATURA, PRESO, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, RECEBIMENTO, PREMIO, PAZ, REPUDIO, PRONUNCIAMENTO, PORTA VOZ, GOVERNO ESTRANGEIRO, OPOSIÇÃO, ESCOLHA, OPINIÃO, ORADOR, IMPORTANCIA, ABERTURA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, LIBERDADE DE IMPRENSA, NECESSIDADE, EVOLUÇÃO, DEMOCRACIA.
  • CUMPRIMENTO, ESCRITOR, PAIS ESTRANGEIRO, PERU, RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, LITERATURA, ELOGIO, DIVERSIDADE, PUBLICAÇÃO, LIVRO, REGISTRO, ENTREVISTA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), MANIFESTAÇÃO, EXPECTATIVA, IGUALDADE, HOMENAGEM, AUTOR, BRASIL.
  • CUMPRIMENTO, ECONOMISTA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, ECONOMIA, JUSTIFICAÇÃO, ORADOR, CAPACIDADE, PESQUISADOR, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, ATLETA PROFISSIONAL, FUTEBOL, REGISTRO, BIOGRAFIA, RECEBIMENTO, DIVERSIDADE, PREMIO, MUNDO, VITORIA, CAMPEONATO MUNDIAL, ATUAÇÃO, MINISTERIO DO ESPORTE, EMBAIXADOR, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado Senador Valter Pereira, aqui, quero cumprimentar o Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Dutra, na preparação do programa, que está por ser anunciado, de treze pontos. Ele, ontem, à imprensa declarou:

Não vamos tratar de aborto, liberdade de a mulher decidir sobre seu corpo ou controle social da mídia. No caso do capítulo da democracia, deixamos claro que democracia é democracia, e liberdade de imprensa é liberdade de imprensa e ponto. Sem adjetivações, não há qualquer referência ao controle de mídia.

            Quero dizer que considero importante essa defesa simples, feita diretamente ao ponto pelo Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores. Ela é, hoje, da maior relevância, tendo em vista, inclusive, Presidente Senador Valter Pereira, que, no mundo, há um enorme debate a respeito daqueles lugares onde não existe plena democracia ou onde há limitações importantes à liberdade de expressão, à liberdade de imprensa.

            É importante que o programa da nossa candidata Dilma Rousseff destaque treze pontos, fazendo referência à democracia, com a expansão e o fortalecimento das democracias política, econômica e social; ao crescimento com distribuição da renda, avançando na direção daquilo que tem realizado o Governo do Presidente Lula; e a um projeto claro de desenvolvimento. Destaca-se também o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável como quarto ponto. É preciso definir claramente o que é sustentabilidade, que vai acompanhar o desenvolvimento, algo que é de grande relevância, inclusive no diálogo com a Senadora Marina Silva, com os membros do Partido Verde e, sobretudo, com seus eleitores. Outro ponto é a erradicação da pobreza absoluta, o que é fundamental, consistente com os objetivos assinalados na nossa Constituição. Também são ressaltados os direitos dos trabalhadores, bem como as áreas da educação, que tem sido destacada por Dilma Rousseff em suas entrevistas; da ciência e tecnologia; da saúde, com a universalização e garantia de qualidade no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS); das cidades - habitação, saneamento e transportes; da cultura, que muito avançou no Governo do Presidente Lula, com os Ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira, e que ainda precisa avançar mais; da segurança, com o combate ao crime, com a garantia da segurança do cidadão; e da política externa, com a presença ativa e altiva do Brasil no mundo. Quero assinalar que esses treze pontos serão melhor definidos nos próximos dias.

            Eu gostaria de, aqui, mais uma vez, sugerir que, nos itens sobre a sustentabilidade do desenvolvimento, a erradicação da pobreza absoluta e, de maneira consistente, a expansão e o fortalecimento das democracias política, econômica e social, devemos caminhar celeremente na direção da renda básica de cidadania como direito universal de toda a população brasileira, para que todos os brasileiros e brasileiras participem da riqueza da Nação.

            Hoje, assinalei que é relevante a afirmação do Presidente Nacional do PT de que “democracia é democracia, e liberdade de imprensa é liberdade de imprensa e ponto”. Quero dizer que há lugares no mundo em que essas aspirações não têm sido inteiramente preenchidas.

            Aqui, quero destacar justamente que o Prêmio Nobel da Paz de 2010 foi dado ao professor de Literatura Liu Xiaobo por sua longa e não violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China. Alguns dos porta-vozes do governo chinês têm reclamado de se ter laureado o professor Liu Xiaobo, da China, que está preso há dois anos. Ele já esteve preso em outras ocasiões e está preso, Sr. Presidente, sem que se tenha explicitado exatamente que crime teria cometido. Diz o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Ma Zhaoxu, que o comitê do Nobel norueguês demonstrou que não respeita o sistema judiciário da China ao conceder o prêmio a um dissidente. Disse mais: “O que eu quero dizer é que, se alguém tenta mudar o sistema político chinês dessa maneira ou frear o avanço do povo chinês, está obviamente cometendo um erro”.

            Falo aqui consciente de que sou amigo da China, admirador do extraordinário desenvolvimento havido na China. Conheci a China em maio de 1976, cinco meses antes da morte de Mao Tsé-Tung, e, novamente, tive a oportunidade, por dez dias, de estar na República Popular da China em 2007. Obviamente, fiquei muito impressionado com seu desenvolvimento, mas acho muito importante que esse desenvolvimento econômico, social e tecnológico fantástico seja acompanhado de aberturas do ponto de vista da liberdade de expressão, da liberdade de organização e de um aperfeiçoamento das instituições democráticas.

            O professor de Literatura Liu Xiaobo, por meio de sua esposa, a poetisa Liu Xia, que está sob prisão domiciliar, mas que ganhou permissão para visitá-lo no último domingo para lhe comunicar que ele havia ganhado o Prêmio Nobel da Paz, dedicou seu prêmio àquelas pessoas que foram mártires da Praça da Paz Celestial nas manifestações de 1989.

            E é muito importante - reitero que falo como amigo e admirador da República Popular da China - que possa o sistema político chinês avançar em direção ao aperfeiçoamento das suas instituições democráticas e de acordo com, inclusive, muitos membros do Partido Comunista, que têm dito que será importante que se avance nessa direção.

            Então, estejam os dirigentes chineses conscientes de que, quando o Presidente Barack Obama, que foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz de 2009, e dirigentes de todo o mundo e outros que foram laureados com o Prêmio Nobel, como Desmond Tutu, da África do Sul, cumprimentaram a Noruega, a Academia da Noruega pela escolha, todos estamos falando como amigos da China, que queremos o bem da China. E, certamente, avaliamos que as pessoas que, por meios pacíficos, têm se dedicado a que haja maior liberdade de expressão na China, que haja um aprofundamento da democracia, essas pessoas estão contribuindo positivamente para o aperfeiçoamento daquelas instituições - de maneira, portanto, consistente com aquilo que eu acabo de mencionar no início de minha fala, sobre o quão importante é que a nossa candidata Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, defenda a liberdade de expressão plenamente, sem adjetivações, assim como que defenda sempre a democracia sem adjetivações, da maneira como ressaltou o Presidente do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Dutra.

            Quero também aqui cumprimentar o escritor peruano Mario Vargas Llosa por ter sido laureado com o Prêmio Nobel de Literatura. É muito importante que, aos 74 anos, “pela sua cartografia das estruturas de poder e pelas suas imagens mordazes da resistência, revolta e derrota dos indivíduos”, possa a Academia responsável pelo Prêmio Nobel de Literatura ter concedido o prêmio a Mario Vargas Llosa, que ainda hoje concede uma bonita entrevista à Folha de S.Paulo, pois ontem, no auditório do jornal, ele disse que o Brasil merecia ter tido um Nobel, destacando que Guimarães Rosa, que viveu de 1908 a 1967, Jorge Amado, de 1912 a 2001, e Euclides da Cunha, de 1866 a 1909, deveriam ter ganhado o Prêmio Nobel de Literatura.

            Segundo Vargas Llosa, Os Sertões, de Euclides, no qual se baseou para escrever A Guerra do Fim do Mundo, permite compreender não só o conflito de Canudos, mas a América Latina. Já Guimarães Rosa, segundo ele, foi prejudicado pela dificuldade de se traduzir a sua obra, enquanto Jorge Amado não teria recebido, segundo ele, o Prêmio Nobel pela característica de escritor popular.

            Foi muito significativa a contribuição de Mario Vargas Llosa à literatura latino-americana e mundial, ao publicar, entre outros, A Guerra do Fim do Mundo, pela Bertrand, 1984, que foi baseada na obra Os Sertões, de Euclides da Cunha; História de Mayta, de 1987; A Cidade e os Cães, de 1977; Quem Matou Palomino Molero?, 1988; Elogio da Madrasta; O Falador; A Tia Júlia e o Escrevedor; Pantaleão e as Visitadoras; Conversa na Catedral; Como Peixe na Água: Memórias; Lituma nos Andes; Os Cadernos de Dom Rigoberto; Cartas a um Jovem Romancista; A Festa do Chibo; A Casa Verde; O Paraíso na Outra Esquina; Travessuras da Menina Má; Israel Palestina: Paz ou Guerra Santa; Diário do Iraque.

            Parabéns aos peruanos e a Mario Vargas Llosa, que, junto com Gabriel García Márquez, da Colômbia, faz com que, agora, a América Latina tenha dois laureados com o Prêmio Nobel. Possa o Brasil, em breve, também ganhar o Prêmio Nobel.

            E eu gostaria, Sr. Presidente, também, como professor de economia e atento ao que se passa na área econômica, de cumprimentar os professores norte-americanos Peter Diamond, Dale Mortensen e o britânico cipriota Christopher Pissarides, que foram laureados com o Prêmio Nobel de Economia 2010, pelo desenvolvimento de um método de análise dos mercados que explica como as políticas e normas regulatórias afetam o desemprego, vagas de emprego e salários. E eles desenvolveram o modelo que explica como, em muitos mercados, é preciso dinheiro e tempo para encontrar vendedores e compradores.

            Os seus estudos nos chamados mercados de busca, os search markets, como o mercado de trabalho, mostram que é necessário empregar tempo e recursos econômicos para o encontro da oferta e da procura. “Por que há tantas pessoas sem trabalho se, no mesmo momento, há numerosas ofertas de emprego? Como a política econômica influencia o desemprego? Os premiados deste ano desenvolveram uma teoria que pode ser utilizada para responder a essas questões”, diz o Comitê do Prêmio Nobel.

            Ressalto que Peter Diamond foi designado pelo Presidente Barack Obama para ocupar o Federal Reserve Board. Entretanto, os republicanos, no Congresso Nacional norte-americano, estariam questionando se ele teria a necessária experiência. Ora, acredito que, certamente, o fato de ele ter se tornado Prêmio Nobel vai contribuir para que logo ele possa ser aceito pelo Congresso norte-americano e, em especial, pelo Senado norte-americano.

            Mas, no momento em que tratamos do Prêmio Nobel da Paz e da importância de se assegurar a quem esteja batalhando pela liberdade de expressão liberdade de imprensa... E tem havido muitos apelos por parte de dirigentes de todo o mundo, como do próprio primeiro-ministro japonês Naoto Kan, que disse, no dia de hoje, nesta quinta-feira, que a libertação do Nobel da Paz é muito desejável. “Do ponto de vista da proteção dos direitos humanos, a libertação é desejável” - disse ele ao responder perguntas no comitê orçamentário no parlamento japonês.

            Mas, relacionado a esse fato, eu gostaria de ressaltar também, como amigo de Cuba que muito respeita a revolução cubana, o quão importante é assegurar à blogueira cubana Yoani Sánchez o direito não apenas de expressar a sua opinião no seu blog Generación Y, mas também o direito de sair de seu país e viajar, tendo em conta que ela tem sido muito convidada para receber prêmios, homenagens e realizar palestras em outros países, inclusive aqui no Brasil. Ressalto que encaminhei à embaixada cubana o convite do comentarista de Jequié, da Bahia, para que ela possa, no dia 26 de novembro, estar no Brasil por ocasião da apresentação feita pelo Sr. Cláudio Galvão, Dado Galvão, dos documentários em que ela aparece dando uma entrevista.

            Gostaria, Sr. Presidente, de cumprimentar um cidadão brasileiro muito querido de todos: na próxima semana, no dia 21 de outubro ou no dia 23 de outubro, porque ouvi as duas datas, será o aniversário de Pelé, que completará 70 anos. Pelé é considerado o maior jogador da história do futebol e recebeu o título de Atleta do Século (XX) em 15 de maio de 1981, a partir de uma eleição promovida pelo Jornal francês L’Equipe.

            Nascido na cidade mineira de Três Corações em 21 de outubro de 1940, filho de Celeste e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol do sul de Minas Gerais, conhecido como Dondinho, Pelé, desde criança, manifestou a vontade de ser jogador de futebol como o pai.

            O apelido com que se tornou conhecido originou-se de um episódio relacionado a um goleiro, colega de Dondinho. Em 1943, o pai de Pelé jogava no time mineiro do São Lourenço. Pelé, com apenas três anos, ficou impressionado com as defesas do goleiro da equipe e gritava: “Defende, Bilé!”. As pessoas próximas começaram a chamá-lo de “Bilé”, mas as crianças entenderam que o apelido era “Pelé”.

            Em 1945, a família mudou-se para Bauru, no interior de São Paulo. Com 10 anos, Pelé já jogava em times infanto-juvenis como o Canto do Rio, o Ameriquinha e Baquinhos. O pai, então, o estimulou a montar o seu próprio time. Chamou-o de Sete de Setembro. Para adquirir material, como bolas e uniformes, os garotos do time chegaram a vender produtos em entradas de cinema e em praças. Pelé trabalhava como engraxate.

            Descoberto aos 11 anos pelo jogador Waldemar de Brito, foi convidado a jogar no Bauru Atlético Clube. O mesmo Waldemar o apresentou à Vila Belmiro em 8 de agosto de 1956. “Esse menino vai ser o melhor jogador de futebol do mundo”, disse Waldemar de Brito naquela data. Assim começou a carreira de Pelé no Santos Futebol Clube, estreando numa partida amistosa cujo resultado foi Santos 7 x 1 Corinthians de Santo André, com um gol de Pelé.

            Aos 16 anos, participou de um torneio de quatro equipes europeias e brasileiras. O time em que atuou foi um combinado do Santos e do Vasco da Gama e, em uma das partidas, Pelé fez três gols.

            Sua consagração veio na Copa do Mundo da Suécia, em 1958, quando o Brasil foi pela primeira vez campeão mundial. Pelé marcou seis gols. Na Copa do Chile, em 1962, Pelé sofreu uma distensão muscular no jogo contra a Tchecoslováquia e deu adeus ao torneio, deixando Garrincha brilhar.

            Pelé participou ainda da Copa de 1966, na Inglaterra, e da Copa de 1970, no México, quando a seleção trouxe para o Brasil a Taça Jules Rimet. Apelidado de "O Rei" pela imprensa francesa, em 1961, criou e aperfeiçoou jogadas que encantaram o mundo: o chute a gol do meio do campo, a tabela nas pernas do adversário, o drible sem bola no goleiro, a paradinha na cobrança do pênalti.

            Em 1966, Pelé casou-se com Rosemeri Cholbi, com quem teve três filhos: Kelly Cristina, Edson - o Edinho, goleiro do Santos - e Jennifer. Em 1969, em meio à guerra civil no Congo Belga, as forças rivais declararam uma trégua para que Pelé e o time do Santos Futebol Clube transitassem em segurança entre Kinshasa e Brazzaville.

            O milésimo gol de Pelé foi marcado em 19 de novembro de 1969, às 23 horas e 11 minutos, em sua 909º partida: Vasco da Gama 1 x 2 Santos. Ao ser cercado pelos repórteres, Pelé disse: "Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas". Pelé vestiu uma camisa de número 1000 e deu a volta olímpica no Maracanã.

            Ele participou de 115 partidas pela seleção brasileira - 92 oficiais -, marcando 103 gols. O último jogo pela seleção foi no Maracanã, em 18 de julho de 1971: Brasil 2 x 2 Iugoslávia.

            Professor de Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (Universidade Metropolitana de Santos), fez a última partida pelo Santos em 3 de outubro de 1974: Santos 2 x 0 Ponte Preta.

            Transferiu-se para o New York Cosmos em 1975, fechando a maior transação do futebol até o fim dos anos 1970: US$7 milhões. A última partida pelo time americano foi: New York Cosmos 2 x 1 Santos, no Giants Stadium de Nova York, em 1º de outubro de 1977. Pelé atuou um tempo em cada equipe. Sua despedida definitiva do futebol deu-se aos 37 anos.

            No início dos anos 1990, reconheceu duas filhas fora do seu casamento: Flávia Kurtz e Sandra Regina. Em 1994, casou-se com a psicóloga Assíria Lemos, com quem teve os gêmeos Joshua e Celeste.

            Depois que pendurou as chuteiras número 39, Pelé se tornou Embaixador para Ecologia e Meio Ambiente da ONU, em 1992; Embaixador da Boa Vontade pela Unesco, em 1993; para a Educação, Ciência e Cultura, pela Unesco, 1994. Durante o Governo Fernando Henrique, foi Ministro dos Esportes do Brasil, de 1995 a 1998. Recebeu, em 1997, o título de Sir-Cavaleiro Honorário do Império Britânico, das mãos da Rainha Elizabeth 2ª. O título de Maior Futebolista do Século veio em 1999, pelo Unicef, na Áustria, e seguiram-se muitos outros. Em 2000, na conturbada eleição de Melhor Jogador do Século da FIFA, Pelé foi aclamado como o melhor de todos os tempos, à frente do craque argentino Diego Maradona.

            Além de jogador de futebol, Pelé gravou CDs e participou de dez filmes.

            Na verdade, eu queria completar a informação que eu havia dado aqui. Foram quatro latino-americanos que já ganharam o Prêmio Nobel de Literatura. Além de Mário Vargas Llosa: Gabriel García Márquez, Pablo Neruda (chileno, em 1971) e Gabriela Mistral (1945). Os dois, Pablo Neruda e Gabriela Mistral, receberam Nobéis de literatura e são chilenos. Portanto, o Chile está honrando muito a literatura latino-americana.

            Gostaria de aqui dizer que, ainda hoje, conversei com o Presidente do Santos Futebol Clube, meu amigo Luis Álvaro, e ele me informou que Pelé recebeu convites de todo o mundo: da República Popular da China, da Palestina, dos mais diversos países, para que ali fosse comemorar os seus 70 anos. Recentemente, até o Ministro Celso Amorim havia solicitado que o Santos Futebol Clube recebesse o time de jogadores de futebol da Palestina, que permaneceu um tempo treinando ali no Centro de Treinamento Pelé, do Santos Futebol Clube. Eles ficaram ali por duas ou mais semanas, e ali se desenvolveu uma amizade. Daí a razão pela qual a Palestina quis muito que Pelé estivesse lá.

            Mas Pelé tomou a decisão de passar o seu aniversário de 70 anos com a família, recolhido com todos os seus filhos, filhas e netos. Acho que isso também é muito compreensível, mas eu tenho certeza de que não apenas os brasileiros e brasileiras que torcem pelo Santos Futebol Clube, como eu próprio, meus filhos, meus netos, mas sobretudo todos os brasileiros que amamos o futebol estaremos homenageando Pelé, seja no dia 21, seja no dia 23, já que eu vi que os dois dias poderiam ser de aniversário de 70 anos dele. Na próxima semana, todos vamos cumprimentá-lo e abraçá-lo pelo exemplo que tem dado como um atleta formidável.

            Muito obrigado, Senador Presidente Valter Pereira.


Modelo1 3/29/2412:14



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2010 - Página 47250