Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos resultados do pleito de 3 de outubro no Estado do Acre, em especial, manifestação de agradecimentos pela eleição de S.Exa., já no primeiro turno, para o cargo de Governador do Estado, e pela profícua convivência com os membros do Senado e servidores da Casa.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL. :
  • Registro dos resultados do pleito de 3 de outubro no Estado do Acre, em especial, manifestação de agradecimentos pela eleição de S.Exa., já no primeiro turno, para o cargo de Governador do Estado, e pela profícua convivência com os membros do Senado e servidores da Casa.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2010 - Página 48011
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, POVO, ESTADO DO ACRE (AC), RESULTADO, PRIMEIRO TURNO, ELEIÇÕES, COMEMORAÇÃO, ESCOLHA, ORADOR, GOVERNADOR, SAUDAÇÃO, JORGE VIANA, CANDIDATO ELEITO, SENADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REITERAÇÃO, COMPROMISSO, VIDA PUBLICA, DEFESA, DEMOCRACIA, INTERESSE, REGIÃO AMAZONICA.
  • AGRADECIMENTO, SERVIDOR, SENADO, SENADOR, QUALIDADE, AUXILIO, ORADOR, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ANUNCIO, POSSE, SUPLENTE, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, APOIO, ESTADO DO ACRE (AC), MELHORIA, INDICE, NATUREZA SOCIAL, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA, POLITICA SOCIAL, POLITICA DO MEIO AMBIENTE, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, COMENTARIO, CONSOLIDAÇÃO, DEMOCRACIA, AMBITO ESTADUAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Serys Slhessarenko, querida amiga de bancada e de vida, de caminhada, Srªs e Srs. Senadores, trago exatamente o sentimento de gratidão neste momento ao povo do Acre pela eleição que pude viver no último dia 03 de outubro, quando fui eleito em primeiro turno no Estado, ao lado de um forte apoio popular para a bancada federal, a bancada estadual e a outra vaga de Senador.

            Nós teremos o Governador Jorge Viana, ex-Governador, eleito Senador agora, compondo o Senado Federal pelo Partido dos Trabalhadores; o meu suplente, Aníbal Diniz, que é do Partido dos Trabalhadores, também assumirá, tão logo eu venha a assumir o Governo do Estado; e o outro candidato é do PMN, que vai assumir a terceira vaga do Senado, a partir do início de fevereiro para a próxima legislatura.

            Eu venho agradecer ao Senado, agradecer a convivência que tive nesse período com os Senadores e Senadoras e com os servidores da Casa - sempre reafirmo, por onde passo, que convivo aqui, há doze anos, numa Casa que tem os mais elevados e qualificados técnicos do serviço público brasileiro. Tenho enorme orgulho dessa convivência, do aprendizado, da transferência de conhecimentos e opiniões sobre o Brasil verdadeiro, as regiões que vivemos, os Estados que representamos. Aqui pude fazer a defesa de um modelo federativo, de um processo legislativo em que acreditei, de um modelo de defesa do Estado brasileiro, das políticas públicas, do Governo que eu defendi e ajudei a construir, e tivemos enorme convivência, tanto no plano federal como no estadual.

            O projeto político de que faço parte no Acre é o da Frente Popular, chamado Frente Popular do Acre, que já é vitorioso há doze anos e, pela quarta vez consecutiva, elege um Governador em primeiro turno, tendo eu sido reconhecido pelo povo do Acre como quem deva conduzir os destinos do Estado, na condição de Governador, pelos próximos quatro anos. Então, serão 16 anos de convivência intensa com o povo Acreano, de muito aprendizado, de superação dos problemas, das dificuldades e divisão de enorme esperança sobre o destino daquela região querida do Brasil, que nos coloca nas cabeceiras do rio Amazonas, que nos coloca de frente com a Amazônia brasileira, no coração da Amazônia brasileira, integrando com os irmãos peruanos e bolivianos.

            O povo do Acre foi muito confiante nesse momento político da sua história, quando transferiu uma votação que me permitiu ganhar em mais de 60% dos Municípios do Estado. Das cinco regiões geográficas em que o Estado está dividido, eu fui vitorioso em quatro; das oito vagas para Deputado Federal, nós ganhamos cinco cadeiras, como parte do projeto político que eu represento; das 24 vagas para Deputado Estadual que compõem a Assembleia Legislativa do meu Estado, nós fomos vitoriosos em 16. Tivemos outro candidato ao Senado que lutou ao nosso lado, com muita dignidade e bravura, o Deputado Estadual Edvaldo Magalhães, que não conseguiu o êxito de vitória eleitoral para a conquista de um mandato de Senador do Brasil pelo Acre nesta eleição, mas é um líder estadual que está em pleno vigor político e, com certeza, tem um enorme futuro pela frente no Estado.

            Vim para agradecer ao povo acreano neste momento a convivência intensa, com muita humildade, muita simplicidade nas relações, buscando entender o que é o lamento, a esperança e a afirmação de valores de um povo que vive um exercício de democracia bonito neste País e, ao mesmo tempo, a compreensão do que estava acontecendo no plano nacional. Temos um Presidente, Lula - reconhecido com 93% de aprovação popular no Estado do Acre -, que encontra uma longa, forte e emotiva amizade com o povo acreano e que já assumiu o compromisso com o Governador Binho, comigo e com Jorge Viana de que vai fazer mais uma visita antes da sua despedida do Poder, da Presidência da República, ao nosso Estado do Acre para rever os amigos, rever as políticas públicas do Acre, falar do futuro e dividir seus conselhos, suas opiniões sobre o amanhã daquele Estado que ele tem no coração. Então, nós temos um Estado grato, agradecido ao Governo Federal pelo que conquistamos juntos, pela mudança dos indicadores sociais, da educação, da infraestrutura, das políticas socioambientais, das políticas de desenvolvimento ligadas aos servidores públicos, às forças produtivas do Estado; um Estado maduro democraticamente, que vive a pluralidade de ideias, de opiniões, de conceitos, de desenvolvimento, e que decidiu por esta caminhada, que eu possa representar na condição de Governador daqui por diante.

            Então, eu vim aqui expressar a alegria no coração e dizer que o Senado foi um ambiente de muita força permanente ao meu trabalho, porque aqui aprendi, aqui troquei experiências, dividi responsabilidades com os colegas Senadores; uma Casa de grande debate nacional, que discute a essência do Parlamento brasileiro no que ele tem de mais sério e mais responsável. Espero que, na condição de Governador, eu possa ter a mesma convivência de amizade histórica, fraterna e de interesses públicos divididos entre o Acre e o Senado Federal.

            Certamente, o Brasil vai ganhar dois grandes Senadores, Jorge Viana e Aníbal Diniz, que têm uma longa história de vida pública, de dedicação às causas populares, às causas da democracia, às causas da Amazônia e do interesse da região. Quem vai ganhar é o Brasil com a presença desses dois novos Senadores que estarão aqui. À terceira vaga eu desejo sorte - um candidato adversário, mas a mim compete desejar sorte e êxito no seu mandato.

            Estou aqui para dizer muito obrigado às regiões do Acre, ao povo acreano, pela generosa votação, consciente e ética, a favor de um modelo político que faz bem à Amazônia, faz bem ao Estado e faz bem ao Brasil.

            Muito obrigado a V. Exª.


Modelo1 4/26/241:02



Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2010 - Página 48011