Discurso durante a 171ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Romeu Tuma.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2010 - Página 48235
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ROMEU TUMA, SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. GIM ARGELLO (PTB - DF. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na mesma linha do Senador Marco Maciel, é com muita tristeza que, na condição de Líder do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), participamos hoje desta sessão, tendo em vista o falecimento, o passamento do nobre Senador Romeu Tuma, um homem conhecido em nosso País, que, muitas vezes, foi nosso instrutor nesta Casa e instrutor de vários Senadores e deste Plenário, pela sua capacidade, pelo seu dinamismo, pela sua força e pela sua representatividade.

            Romeu Tuma foi eleito Senador pela primeira vez em 1994, mas, antes disso, teve uma carreira brilhante de serviços públicos prestados a este País. Foi reeleito em 2002 e, agora, pela força do seu nome e pelo respeito que os paulistanos, os paulistas e os brasileiros tinham por ele, mesmo enfermo, já na UTI do hospital, quase atingiu a meta de quatro milhões de votos, sem fazer campanha, deitado num leito de hospital.

           Hoje, na condição de Líder, em meu nome, em nome do Senador João Vicente Claudino, do Senador Fernando Collor de Mello, do Senador Cafeteira, do Senador Zambiasi - companheiro e amigo, pediu-me muitas vezes que fôssemos visitá-lo em São Paulo, e lá fomos várias vezes -, assim como do Senador Mozarildo Cavalcanti e de todo este Senado, envio nossos sentimentos à sua família, à sua esposa e aos seus filhos. Esse é o sentimento desta Casa, de todo o Congresso Nacional e, tenho certeza, de todos os brasileiros, porque ele foi um modelo de brasileiro, que, realmente, dignificou muito sua passagem por esta Casa, pelo Senado da República, por todas as Comissões que presidiu, por tudo que representou para todos nós, por tudo que representou para o Estado de São Paulo e para o povo brasileiro.

            Então, digo essas palavras e peço para ler o requerimento assinado pela Presidente Serys, o qual corroboro:

“Em virtude do falecimento do Senador Romeu Tuma, da representação do Estado de São Paulo, ocorrido hoje, dia 26 de outubro, na cidade de São Paulo, requeremos, nos termos do art. 218, combinado com o art. 220 do Regimento Interno e de acordo com as tradições da Casa, as seguintes homenagens:

a)     seja observado um minuto de silêncio em sua memória;

b)      representação nos funerais;

c)      inserção em ata de voto de profundo pesar;

d)      apresentação de condolências à família e ao Estado; e

e)      levantamento da sessão.

Sala das sessões (...).

Senador José Sarney.”

            O requerimento foi assinado pela nossa Presidente Serys e por todos os demais Senadores.

            Seria isso o que eu tinha a dizer, Srª Presidente.


            Modelo1 4/29/246:11



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2010 - Página 48235