Discurso durante a 171ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Romeu Tuma.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Romeu Tuma.
Aparteantes
Níura Demarchi.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2010 - Página 48235
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ROMEU TUMA, SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, QUALIDADE, DIRETOR, POLICIA FEDERAL, SECRETARIO, RECEITA FEDERAL, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, CORREGEDOR, SENADO, PREFERENCIA, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), COMPROMISSO, DEFESA, DIREITOS, POPULAÇÃO CARENTE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, em nome do PSDB, desejo subscrever o requerimento já apresentado, com a manifestação da nossa solidariedade à família de Romeu Tuma e a expressão mais sincera dos nossos sentimentos pelo falecimento de um homem público que se dedicou integralmente a servir à sociedade brasileira.

            Tuma é reconhecido como um grande policial. Sua passagem pela vida pública tem o destaque da atuação na Polícia, como Diretor-Geral da Polícia Federal, especialmente, acumulando, em determinados momentos, as funções, também, de Secretário da Receita Federal.

            Todos nós nos lembramos da sua atuação contra a remarcação de preços nos momentos mais agudos da volúpia inflacionária no País e, posteriormente, sua presença no Senado Federal, como parlamentar, onde pôde apresentar-se como uma figura humana cordial, sensível, emotiva, amiga e solidária em todos os momentos.

            Esse perfil, de certa forma, é contraditório: de um lado, o policial duro, apelidado de Xerifão, e, de outro lado, o homem cordial, conciliador, que procurava, no Senado Federal, estabelecer um relacionamento de amizade ímpar. E tinha o respeito de todos os seus pares, exatamente por essa postura respeitosa que devotava a todos, independentemente das diferenças de natureza político-partidária.

            E foi assim que ele atuou nas Comissões da Casa, com um gosto especial pela participação em comissões parlamentares de inquérito, já que, como policial, demonstrou aptidão para a investigação. E sempre foi muito importante a atuação de Romeu Tuma em comissão parlamentar de inquérito no Senado Federal. Ele facilitava a relação necessária da investigação política com a investigação policial, construindo pontes entre Senadores, Senado Federal e a Polícia Federal, onde atuou durante tantos anos.

            Romeu Tuma era presente, como disse o Senador Marco Maciel, sempre presente, assíduo. Comparecia a todas as atividades do Senado Federal e oferecia a sua contribuição de forma dedicada e exemplar. Certamente, todos nós sentiremos a ausência do Corregedor da Casa, aquele que se preocupava em resolver as questões suscitadas aqui em razão, muitas vezes, da eventual ou da suposta quebra do decoro parlamentar. Cabia a ele essa tarefa complexa de investigar para elucidar fatos que eventualmente surgissem em razão de denúncias que atingiam parlamentares da Casa.

            Portanto, sua ausência será sentida, sim, em função da contribuição que sempre ofereceu como parlamentar, mas, certamente, sua ausência será mais sentida em razão do exemplo de ser humano cordato, de ser humano amigo, solidário sempre, parceiro em todos os momentos, especialmente nos momentos de dificuldades.

            Eu concedo a V. Exª o aparte.

            A Srª Níura Demarchi (PSDB - SC) - Obrigada, Senador. Quero fazer parte desse voto de pesar, em nome de todo o Estado de Santa Catarina, em nome de todas as nossas autoridades políticas e de todas as autoridades de segurança pública, a esse grande homem brasileiro que foi o Senador Romeu Tuma, por todas as suas passagens, por tudo que discerniu em prol da grandeza da República e da nossa Pátria. Votos e sentimentos de pesar a todo o povo de São Paulo, ao Estado de São Paulo, a toda sua família, especialmente à sua esposa. Que fique aqui registrada a grandeza de um homem público que em nenhum momento se furtou às grandes lutas em prol da democracia e da segurança em nosso País. Obrigada, Senador.

            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR) - Obrigado, Senadora Níura Demarchi.

            Quero, ao finalizar, manifestar o mais profundo sentimento de pesar do meu partido, o PSDB, de todos os colegas Senadores do PSDB e, em particular, os meus sentimentos pelo desaparecimento de Romeu Tuma, que se tornou de todos nós um grande amigo e que extravasou, especialmente nos últimos momentos da sua atuação parlamentar, muita emoção e sensibilidade humana nesta Casa. Não foram poucas as vezes em que o vimos derramar lágrimas quando abordava questões que atingiam no fundo a sua alma, a sua sensibilidade humana, revelando ser um homem profundamente sensível às causas populares, especialmente da população menos favorecida do País.

            As nossas homenagens póstumas, portanto, ao Senador Romeu Tuma, solidariedade à sua família, e que Deus o tenha no melhor dos lugares!


Modelo1 4/30/241:17



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2010 - Página 48235