Discurso durante a 171ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Romeu Tuma.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2010 - Página 48238
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ROMEU TUMA, SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA, QUALIDADE, DELEGADO, DIRETOR, POLICIA FEDERAL, SUPERINTENDENTE, RECEITA FEDERAL, LEITURA, TRECHO, DISCURSO, AUTORIA, CONGRESSISTA, DEFESA, DIREITO A LIBERDADE, CIDADÃO, MANIFESTAÇÃO, ORADOR, SOLIDARIEDADE, FAMILIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ACIR GURGACZ (PDT - RO. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, em nome do PDT, queremos subscrever o requerimento já apresentado e lido por V. Exª. Quero, em nome do PDT, transmitir os votos de pesar à família do Senador Romeu Tuma, à professora Zilda, sua esposa, bem como aos seus quatro filhos e aos seus netos.

            Romeu Tuma, além de um grande Senador, foi um grande chefe de família, sempre prezou pela sua família. Fez muitos amigos, com certeza, no Estado de São Paulo, mas aqui em Brasília também. Nos almoços das terças e quartas-feiras em que participávamos juntos, por várias vezes, hoje sentimos, mais uma vez, a falta de Romeu Tuma junto com o seu amigo José Sarkis - como assim o chamava. Certamente, fará muita falta aos seus amigos.

            Dos seus 79 anos, 59 anos foram dedicados à vida pública como Delegado, Superintendente da Policia Federal no Estado de São Paulo, Diretor-Geral da Polícia federal, Superintendente da Receita Federal e, por último, Senador da República.

            De tantas falas que produziu aqui o nosso colega, quero colocar uma delas que diz o seguinte:

“Como a água que bebemos e o ar que respiramos, liberdade é vida. Não há como conter esse sentimento, pois renasce em cada ser humano, ressurge sempre na herança genética. Negá-la como qualidade intrínseca de nossa existência constitui uma demonstração de suprema insanidade. É ela um instinto e chega a sobrepor-se à auto-preservação”.

           Essa é uma das falas do nosso amigo.

           O Senado perde um grande Senador, sua família perde um grande homem, o País perde um grande brasileiro e nós perdemos, aqui no Senado, um grande amigo.

           Eram essas as minhas colocações, Srª Presidente, para esse nosso amigo, nosso colega.

           Desejo, mais uma vez, externar meu voto de profundo pesar à professora Zilda, aos seus quatro filhos, aos seus netos. Que Deus conforte-os. Temos a certeza de que o Romeu Tuma continuará cuidando, como sempre cuidou, de sua família, como um grande chefe de família, acima de qualquer coisa.

           Muito obrigado, Srª Presidente.


Modelo1 4/26/245:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2010 - Página 48238