Fala da Presidência durante a 171ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Romeu Tuma.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2010 - Página 48239
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ROMEU TUMA, SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA, FORMAÇÃO, DIREITO, QUALIDADE, DELEGADO, POLICIA CIVIL, DIRETOR, POLICIA FEDERAL, SECRETARIO, RECEITA FEDERAL, ASSESSOR ESPECIAL, GOVERNADOR, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, CORREGEDOR, SENADO, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA.
  • DESIGNAÇÃO, SENADOR, REPRESENTAÇÃO, SENADO, FUNERAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª PRESIDENTE (Serys Slhessarenko. Bloco/PT - MT) - Obrigada, Senador Acir.

            Faremos, aqui da Presidência, um encaminhamento, diremos algumas palavras.

            Eu gostaria de ressaltar meu imenso respeito pelo Senador Romeu Tuma, que faleceu hoje, como já foi comunicado, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 13 horas.

            Um homem com uma história respeitável, um homem público exemplar. Paulistano, Romeu Tuma completou 79 anos no último dia 04 de outubro. Foi investigador e delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, antes de ingressar na política. Casado com a professora Zilda Dirane Tuma, deixa quatro filhos e nove netos e uma Nação com saudades.

            Gostaria de expressar meus sentimentos de pesar, minhas condolências para a família e amigos e mostrar um pouco desse homem que foi tão importante para o Senado Federal, para São Paulo e para o Brasil.

            Tuma era bacharel em Direito pela PUC e entrou na Polícia, por meio de concurso, aos 20 anos. Foi Diretor de Polícia Especializada na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Assumiu a Superintendência da Polícia Federal em 1983 e assumiu também os cargos de Secretário da Receita Federal e da Polícia Federal. Foi Assessor Especial do Governador de São Paulo entre 1992 e 1994, tendo sua primeira eleição nesse ano. Duas vezes Senador por São Paulo, Tuma cumpriu sua tarefa com a população brasileira.

            Homem justo, foi o primeiro Corregedor Parlamentar na história do Senado Federal. No Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, teve papel de destaque na primeira cassação de um mandato de Senador no Brasil e na renúncia de outros dois parlamentares que seriam cassados.

            Senador Romeu Tuma, o senhor sempre teve uma atuação muito determinada, em todos os aspectos, junto a nosso Senado da República. Senador Romeu Tuma, onde quer que o senhor esteja, obrigada por fazer parte da história de nosso País.

            À sua família minha solidariedade e o meu carinho pela perda de nosso amigo, Senador Romeu Tuma.

            Muito bem disse-me pelo telefone, há poucos instantes, nosso Senador José Sarney, que ainda se encontra licenciado, mas muito bem de saúde, graças a Deus: “Nosso amigo, Senador Romeu Tuma, nos deixou”. E solicitou que fôssemos às cerimônias fúnebres em São Paulo, representando a Presidência e o Senado. Nós aqui temos a relação de alguns dos Srs. Senadores que irão. Se houver mais alguns que desejam ir e que estejam aqui em Brasília, nós gostaríamos de ser informados.

            Então, não havendo objeção do Plenário, será cumprido o constante do requerimento. E assim será feito.

            Designo, ainda, os Senadores Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy, Senadores por São Paulo, para representarem - também com esse outro grupo de Senadores que se deslocará de Brasília para São Paulo - o Senado nas cerimônias fúnebres.

            Solicito também...


Modelo1 4/18/2412:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2010 - Página 48239