Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações à ex-Ministra Dilma Rousseff e ao Deputado Michel Temer pela vitória nas eleições presidenciais. Registro dos avanços ocorridos em Rondônia e no Brasil, durante o Governo Lula.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.:
  • Congratulações à ex-Ministra Dilma Rousseff e ao Deputado Michel Temer pela vitória nas eleições presidenciais. Registro dos avanços ocorridos em Rondônia e no Brasil, durante o Governo Lula.
Aparteantes
Valter Pereira.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2010 - Página 48794
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.
Indexação
  • REITERAÇÃO, COMPROMISSO, MANDATO PARLAMENTAR, REELEIÇÃO, ORADOR, BENEFICIO, POVO, ESTADO DE RONDONIA (RO), SAUDAÇÃO, VITORIA, CONJUGE, DEPUTADO FEDERAL, GOVERNADOR, COMENTARIO, INJUSTIÇA, CALUNIA, CAMPANHA ELEITORAL, ASSUNTO, RELIGIÃO, TENTATIVA, PREJUIZO, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • SAUDAÇÃO, REALIZAÇÃO, MANDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EVOLUÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, PROMOÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, EMPREGO, ESTADO DE RONDONIA (RO), CONGRATULAÇÕES, VITORIA, CANDIDATO ELEITO, IMPORTANCIA, PIONEIRO, MULHER, CHEFE DE ESTADO, BRASIL, CONFIANÇA, CAPACIDADE.
  • REGISTRO, PRORROGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), COMBATE, EXPLORAÇÃO SEXUAL, MENOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria, da mesma forma, agradecer ao Senador Inácio Arruda, que, gentilmente, cedeu a vez ao Senador Valter e, agora, a mim. Eu teria a opção de falar pela Liderança da Maioria, como inscrito, mas agradeço imensamente ao Senador Inácio Arruda por ter permitido que eu falasse primeiro.

            O SR. PRESIDENTE (Jefferson Praia. PDT - AM) - Senador Valdir Raupp, permita-me interrompê-lo, apenas para prorrogar a sessão por mais 30 minutos. Muito obrigado.

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - Sr. Presidente, eu já estive aqui há duas semanas, durante o segundo turno, agradecendo a eleição do primeiro turno, quando o povo de Rondônia mais uma vez me concedeu a vitória, consagrando-me o Senador mais votado da história do nosso Estado. Obtive uma votação recorde, histórica. Mas este mandato devo ao povo de Rondônia, assim como o primeiro, que estou concluindo até o final do mês de janeiro. Este segundo mandato também pertence ao povo do meu Estado. Farei de tudo para retribuir, em forma de trabalho, de muito trabalho - foi isso que preguei durante toda a minha campanha -, da mesma forma como fizemos nesse primeiro mandato, talvez até dobrando o empenho e o trabalho, porque a votação foi maior, já que obtive mais do dobro dos votos do primeiro mandato neste segundo mandato.

            Como eu, a Deputada Federal Marinha Raupp, minha esposa, que já vai para o quinto mandato, obteve uma votação recorde. Ela fez sozinha o coeficiente eleitoral, com mais de cem mil votos para Deputada Federal. Foi a terceira mais votada do Brasil, proporcionalmente. Esse também é o reconhecimento do seu trabalho. Ela se tem dedicado quase exclusivamente ao trabalho pela população do Estado de Rondônia.

           Então, digo isso em meu nome, em nome da Deputada Federal Marinha Raupp e do nosso Governador eleito, Confúcio Moura, que, no primeiro turno, também obteve uma votação muito forte, com 44% dos votos, tendo sua vitória consagrada no segundo turno, com quase 60%. É um político experiente, é um médico e foi Secretário Estadual da Saúde. Foi Deputado Federal por três mandatos consecutivos, batendo recorde de votação também quando esteve na Câmara. Depois, foi eleito e reeleito Prefeito da cidade de Ariquemes, a terceira cidade de Rondônia. Foi reeleito com 74%, num reconhecimento do seu trabalho como Prefeito no primeiro mandato. E, agora, enfrenta esse desafio de governar um Estado ainda em formação, que é o Estado de Rondônia.

            O povo de Rondônia disse que não queria mais o modelo de governo atual, que queria mudança. As baixarias que a Ministra Dilma sofreu no processo nacional, nosso candidato e nós também as sofremos. Eu mesmo, depois de eleito, sofri muitos ataques, ataques injustos, mas isso não mudou a opinião do eleitor. Assim também Confúcio sofreu.

            Senador Arruda, parece que tentaram copiar no plano estadual a boataria, os ataques que fizeram à Ministra Dilma e ao Presidente Michel Temer, levando até pessoas de fora de Rondônia para lá para atrapalhar. Assim como o Senador Magno foi lá para ajudar, alguns foram lá para atrapalhar. Houve até comícios com pastores, apóstolos de igrejas nacionais, tentando eleger o outro candidato, mas o povo de Rondônia soube diferenciar as questões religiosas, que não colaram no plano nacional. Sou admirador de muitas igrejas. Sou católico, mas admiro muito as igrejas evangélicas, que prestam um grande serviço à sociedade, de espiritualização, de educação. Algumas igrejas ajudam com escolas, como a Igreja Adventista, a Igreja Batista, até mesmo a Assembleia e outras. Mas sou radicalmente contra o fato de pastores subirem em palanques quando não são candidatos, chorarem em cima de palanques, pedindo votos para candidatos e até colaborando com algumas boatarias mentirosas. Em relação a isso, sou radicalmente contra.

            Admiro a coragem do Senador Magno Malta, que subiu nesta tribuna hoje para falar essas verdades. Então, parabenizo o Senador Magno Malta, que percorreu diversas regiões, fazendo uma cruzada no Brasil, para tentar desmistificar toda essa onda de boatos que pregaram contra a Ministra Dilma. Tentaram fazer a mesma coisa em Rondônia contra nosso candidato, Confúcio Moura. Mas a razão falou mais alto, a opinião pública não mudou em função disso e elegeu a Ministra Dilma, que parabenizo também pela vitória, assim como o Presidente Michel Temer. Eles tiveram uma brilhante vitória. Chegaram em primeiro lugar no primeiro turno, com 47% dos votos, e foram consagrados no segundo turno também, com quase 60% dos votos.

            Então, parabenizo-os e me coloco à disposição para continuar esse trabalho pelo Brasil. O Brasil avançou muito nos últimos oito anos. Não vou dizer que, no Governo Fernando Henrique, do qual fui aliado quando Governador do Estado, também não houve avanços. Houve muitos avanços, mas o Brasil avançou muito mais ainda agora no Governo do Presidente Lula, sobretudo na educação, na erradicação da miséria e da pobreza deste País, tirando da linha de pobreza mais de vinte milhões de brasileiros, não só com o programa Bolsa-Família, mas também com programas de geração de emprego e de melhoria da renda da população brasileira.

            Meu Estado foi um dos que mais cresceu, que mais se desenvolveu nesse período do Governo do Presidente Lula, com investimentos de mais de R$30 bilhões em obras estruturantes, como as usinas hidrelétricas do rio Madeira, que empregam hoje, diretamente, 29 mil trabalhadores. Vinte e nove mil empregos são gerados diretamente em duas obras: a Usina de Santo Antônio e a Usina de Jirau. E, talvez, mais uns cinquenta mil empregos indiretos sejam gerados, por meio das empresas que foram para lá para trabalhar, para produzir peças e equipamentos para essas usinas, como a Metalúrgica Alstom e Bardella, que já emprega mais de quinhentos funcionários, quase seiscentos funcionários; como a Votorantim, que lá implantou uma fábrica de cimento para fornecer cimento para as usinas, inclusive baixando o custo do cimento naquela região, e que emprega também mais de quinhentos trabalhadores; como o Makro, o supermercado macroeconômico; como o Carrefour; como o Porto Shopping, um grande shopping center do grupo Ancar; e como muitas outras empresas que para lá foram atraídas. Estão sendo construídos hotéis na cidade, mais de doze mil unidades habitacionais, entre prédios e casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida. Enfim, a geração de emprego foi motivo até de reportagem nacional, dizendo que Rondônia, nos últimos dois anos, foi o Estado que mais gerou emprego proporcionalmente no Brasil.

            Então, tenho de apoiar e elogiar o Presidente Lula, agradecendo-lhe. Apoiamos a Ministra Dilma em todos os sentidos, até porque é do nosso Partido o Vice-Presidente da República, Michel Temer, que tive a honra de parabenizar hoje pela vitória.

            Dessa forma, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero me congratular com a vitória da Ministra Dilma, primeira mulher eleita Presidente da República. Pela sua capacidade, pelo seu trabalho, pela sua determinação, não tenho dúvida de que ela será uma grande Presidente do nosso Brasil. E isso ocorrerá também se depender do nosso Partido, do qual sou Vice-Presidente nacional, ao lado de Michel Temer e de muitas outras lideranças. Quero me colocar inteiramente à disposição, para apoiar e ajudar a Presidenta Dilma Rousseff e Michel Temer a fazerem um grande mandato na Presidência da República.

            Da mesma forma, quanto a Confúcio Moura, homem público renomado, reconhecido pelo seu trabalho, também não tenho dúvida de que vai fazer um grande trabalho à frente do Governo de Rondônia, humanizando e melhorando a educação, a saúde e a segurança pública e construindo também a infraestrutura do nosso Estado.

            Concedo, com muito prazer, um aparte ao nobre Senador Valter Pereira.

            O Sr. Valter Pereira (PMDB - MS) - Senador Raupp, eu não poderia, como liderado de V. Exª, que foi Líder da nossa bancada, com muito orgulho para todos que obedeciam ao seu comando, deixar de cumprimentá-lo pela sua reeleição. Rondônia soube reconhecer o brilhante trabalho que V. Exª vem realizando pacientemente, de forma determinada, em favor do seu Estado. A população de Rondônia fez um julgamento justo, reconduzindo-o. E V. Exª continuará um trabalho que tem mostrado eficiência, que tem mostrado resultados e que, portanto, a todos nós alegra. Não tive oportunidade sequer de disputar a eleição. Infelizmente, fui vítima de uma armação política no próprio Partido, que me deixou fora da disputa, mas isso não me afasta dos compromissos que tenho e não me turva a visão pessoal que tenho da conduta de cada Parlamentar, como é o caso de V. Exª, que se tem pautado de forma exemplar como representante de Rondônia. Portanto, meus cumprimentos a V. Exª, meus votos de sucesso, mais uma vez, a V. Exª e à população de Rondônia, pela brilhante escolha que fez ao reconduzi-lo a esta Casa. Antes de nós, também falou o Senador Magno Malta, que tem sido um brilhante Senador, com uma causa das mais ásperas, que é o combate à exploração sexual de crianças e de adolescentes, o que tem produzido resultados espetaculares para a exorcização desse malefício em todo o nosso País. Meus cumprimentos a V. Exª e também ao Senador Magno Malta!

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - Agradeço a V. Exª.

            Assinamos hoje, novamente, a prorrogação dessa CPI tão importante para o combate à pedofilia em nosso Brasil, tão bem liderada pelo Senador Magno Malta.

            Tenha a certeza de que esta Casa vai sentir a falta de V. Exª, de seu notório saber jurídico, que muito contribuiu para o aperfeiçoamento das nossas leis, principalmente do Código Penal e do Código Civil, bem como de outras leis. Mato Grosso do Sul, com certeza absoluta, vai sentir muito sua falta nos trabalhos em defesa daquele Estado, em defesa do nosso Brasil. Muito obrigado pelo aparte.

            Quero encerrar, Sr. Presidente, dizendo que nossa luta está apenas começando. Estamos encerrando uma etapa de oito anos nesta Casa, mas muitos outros desafios ainda estão pela frente, como a Ferrovia Transcontinental, que vai cortar o Estado de Rondônia até a divisa com o Peru; a restauração da BR-364; a construção das pontes de integração Porto Velho-Manaus, Porto Velho-Rio Branco e Guajará-Mirim-Guayaramerin; a construção da BR-429, tão bem liderada pela Deputada Federal Marinha Raupp; a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho, dos nossos polos industriais, das nossas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), como a ZPE de Porto Velho. Quero começar, logo no início do ano, um trabalho conjunto com a Federação das Indústrias, com a Prefeitura de Porto Velho e com o novo Governo do Estado, na pessoa do Governador Confúcio Moura. Estarei pronto, mais uma vez, para o trabalho, para trabalhar mais oito anos aqui, no Congresso Nacional, no Senado Federal, em defesa dos interesses do nosso povo, do povo do Estado de Rondônia e do nosso povo brasileiro.

            Agradeço, mais uma vez, ao Senador Inácio Arruda.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/6/242:25



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2010 - Página 48794