Pronunciamento de Marconi Perillo em 03/11/2010
Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem à memória do Senador Romeu Tuma, falecido no dia 26 de outubro. Agradecimentos ao povo de Goiás, que conduziu S.Exa., pela terceira vez, ao Palácio das Esmeraldas.
- Autor
- Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
- Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
ELEIÇÕES.:
- Homenagem à memória do Senador Romeu Tuma, falecido no dia 26 de outubro. Agradecimentos ao povo de Goiás, que conduziu S.Exa., pela terceira vez, ao Palácio das Esmeraldas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/11/2010 - Página 48806
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. ELEIÇÕES.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, ROMEU TUMA, SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
- AGRADECIMENTO, POVO, ESTADO DE GOIAS (GO), ELEIÇÃO, ORADOR, MANDATO, GOVERNADOR, APRESENTAÇÃO, COMPROMISSO, DEMOCRACIA, DIRETRIZ, DESENVOLVIMENTO, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, INCENTIVO, PRODUÇÃO.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, descrever a saudade é uma tarefa árdua, quase impossível, mas, se nos parece difícil traduzi-la em palavras, com certeza, é fácil sentir quando a saudade toca o coração.
Todos nós neste Plenário sentimos falta do Senador Romeu Tuma, que nos deixou no dia 26 de outubro, aos 79 anos de idade. E com certeza não é fácil descrever este vazio.
Em meio à agitação do segundo turno, muito de nós não conseguimos dizer adeus a Tuma da forma efusiva que merecia.
Exatamente por isso, não poderíamos deixar de falar algumas palavras em homenagem ao saudoso Senador Tuma, cuja vida política e profissional se confunde com a história recente do Brasil.
Tuma construiu uma trajetória marcada pela discrição e firmeza, cercada por fatos e episódios da redemocratização do Brasil.
Não sabemos se Tuma nos legou uma autobiografia, mas, se o fez, todos nós ficaremos extremamente curiosos para conhecê-la, porque deverá ser uma leitura do Brasil sob um ângulo que poucos tiveram ou terão a possibilidade de vislumbrar.
O Senador Romeu Tuma era um arquivo vivo, conhecia os bastidores da vida nacional como poucos, mas sempre manteve a discrição, traço indelével de um bom policial, a profissão à qual dedicou a maior parte da vida.
O Senador Tuma vai juntar-se a importantes nomes desta Casa de Rui Barbosa. Vai juntar-se a Jefferson Péres, Jonas Pinheiro, Ramez Tebet, Antonio Carlos Magalhães, Mário Covas, Henrique Santillo, todos pilares da história recente do Senado Federal.
Mas, este momento em que redemos homenagem a Romeu Tuma, é também um momento de agradecimento.
Queremos agradecer de coração aberto e alma lavada ao povo de Goiás, que nos conduziu pela terceira vez ao Palácio das Esmeraldas.
Com a fé sublime em Deus, que nos trouxe paz e determinação para superarmos todos os obstáculos nessa disputada corrida eleitoral, nós faremos um Governo à altura do dinamismo e da criatividade do povo de Goiás.
Queremos fazer jus à credibilidade depositada em nós por quem nos apoiou no primeiro e segundo turnos das eleições.
Mas nosso Governo será para todos os goianos, porque o governo democrático se faz em nome do povo e para o povo, independentemente da convicção ideológica de quem governa ou de quem elege.
Nosso compromisso é com o progresso e o desenvolvimento do Estado.
Nosso compromisso é com a geração de oportunidades de emprego e renda para todas as camadas da população.
Nosso compromisso é com o setor produtivo que precisa ter no Governo um aliado na luta pela competitividade e inserção no mercado nacional e internacional.
Com a participação efetiva de todos os setores da sociedade e uma equipe de técnicos dedicados, temos certeza de que Goiás poderá mais, porque sempre quis mais.
Muito obrigado a Deus por me consagrar esta missão.
Muito obrigado ao povo de Goiás por me outorgar este mandato.
Modelo1 12/1/245:58