Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à memória do Senador Romeu Tuma, falecido no dia 26 de outubro. Agradecimentos ao povo de Goiás, que conduziu S.Exa., pela terceira vez, ao Palácio das Esmeraldas.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ELEIÇÕES.:
  • Homenagem à memória do Senador Romeu Tuma, falecido no dia 26 de outubro. Agradecimentos ao povo de Goiás, que conduziu S.Exa., pela terceira vez, ao Palácio das Esmeraldas.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2010 - Página 48806
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ELEIÇÕES.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ROMEU TUMA, SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • AGRADECIMENTO, POVO, ESTADO DE GOIAS (GO), ELEIÇÃO, ORADOR, MANDATO, GOVERNADOR, APRESENTAÇÃO, COMPROMISSO, DEMOCRACIA, DIRETRIZ, DESENVOLVIMENTO, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, INCENTIVO, PRODUÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, descrever a saudade é uma tarefa árdua, quase impossível, mas, se nos parece difícil traduzi-la em palavras, com certeza, é fácil sentir quando a saudade toca o coração.

            Todos nós neste Plenário sentimos falta do Senador Romeu Tuma, que nos deixou no dia 26 de outubro, aos 79 anos de idade. E com certeza não é fácil descrever este vazio.

            Em meio à agitação do segundo turno, muito de nós não conseguimos dizer adeus a Tuma da forma efusiva que merecia.

            Exatamente por isso, não poderíamos deixar de falar algumas palavras em homenagem ao saudoso Senador Tuma, cuja vida política e profissional se confunde com a história recente do Brasil.

            Tuma construiu uma trajetória marcada pela discrição e firmeza, cercada por fatos e episódios da redemocratização do Brasil. 

            Não sabemos se Tuma nos legou uma autobiografia, mas, se o fez, todos nós ficaremos extremamente curiosos para conhecê-la, porque deverá ser uma leitura do Brasil sob um ângulo que poucos tiveram ou terão a possibilidade de vislumbrar.

            O Senador Romeu Tuma era um arquivo vivo, conhecia os bastidores da vida nacional como poucos, mas sempre manteve a discrição, traço indelével de um bom policial, a profissão à qual dedicou a maior parte da vida.

            O Senador Tuma vai juntar-se a importantes nomes desta Casa de Rui Barbosa. Vai juntar-se a Jefferson Péres, Jonas Pinheiro, Ramez Tebet, Antonio Carlos Magalhães, Mário Covas, Henrique Santillo, todos pilares da história recente do Senado Federal.

            Mas, este momento em que redemos homenagem a Romeu Tuma, é também um momento de agradecimento.

            Queremos agradecer de coração aberto e alma lavada ao povo de Goiás, que nos conduziu pela terceira vez ao Palácio das Esmeraldas.

            Com a fé sublime em Deus, que nos trouxe paz e determinação para superarmos todos os obstáculos nessa disputada corrida eleitoral, nós faremos um Governo à altura do dinamismo e da criatividade do povo de Goiás.

            Queremos fazer jus à credibilidade depositada em nós por quem nos apoiou no primeiro e segundo turnos das eleições.

            Mas nosso Governo será para todos os goianos, porque o governo democrático se faz em nome do povo e para o povo, independentemente da convicção ideológica de quem governa ou de quem elege.

            Nosso compromisso é com o progresso e o desenvolvimento do Estado.

            Nosso compromisso é com a geração de oportunidades de emprego e renda para todas as camadas da população.

            Nosso compromisso é com o setor produtivo que precisa ter no Governo um aliado na luta pela competitividade e inserção no mercado nacional e internacional.

            Com a participação efetiva de todos os setores da sociedade e uma equipe de técnicos dedicados, temos certeza de que Goiás poderá mais, porque sempre quis mais.

            Muito obrigado a Deus por me consagrar esta missão.

            Muito obrigado ao povo de Goiás por me outorgar este mandato.


Modelo1 5/26/245:47



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2010 - Página 48806