Fala da Presidência durante a 173ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem à Rádio Senado que ganhou o prêmio "FIP Periodismo para la Tolerância" pela reportagem "Escravos da esperança: a Saga dos bolivianos em São Paulo".

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. IMPRENSA.:
  • Homenagem à Rádio Senado que ganhou o prêmio "FIP Periodismo para la Tolerância" pela reportagem "Escravos da esperança: a Saga dos bolivianos em São Paulo".
Aparteantes
Serys Slhessarenko.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2010 - Página 48601
Assunto
Outros > HOMENAGEM. IMPRENSA.
Indexação
  • HOMENAGEM, RADIO, SENADO, RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, JORNALISMO, REFERENCIA, ARTIGO DE IMPRENSA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, EMIGRANTE, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, HABITANTE, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), VITIMA, EXPLORAÇÃO, EMPRESARIO, INFERIORIDADE, REMUNERAÇÃO, AUSENCIA, DIREITOS E GARANTIAS TRABALHISTAS.
  • LEITURA, TRECHO, NOTICIARIO, REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, DIVERSIDADE, ARTIGO DE IMPRENSA, RADIO, SENADO, DISPUTA, PROVA FINAL, PREMIO, IMPRENSA, EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S/A (EMBRATEL), ELOGIO, ATUAÇÃO, JORNALISTA.

            O SR. PRESIDENTE (Geraldo Mesquita Júnior. PMDB - AC) - Senador Simon, notícias aqui alvissareiras: reportagem da Rádio Senado sobre bolivianos em São Paulo ganha prêmio internacional. Olhe que coisa interessante.

            A reportagem especial “Escravos da esperança: a saga dos bolivianos em São Paulo”, da Rádio Senado, ganhou o prêmio FIP Periodismo para la Tolerância, na categoria rádio, concedido pelo escritório da Federação Internacional de Jornalismo para a América Latina. A cerimônia de premiação será no dia 4 de novembro, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, na Conferência Regional sobre Direitos Humanos organizada pela FIP.

            O trabalho, Senador Simon, Senadora Serys, é de autoria dos jornalistas Celso Cavalcanti e George Cardim - companheiros nossos aqui da Rádio Senado - e retrata a difícil situação dos cerca de 200 mil bolivianos que sobrevivem na cidade de São Paulo - um drama. Muitos desses bolivianos, que deixaram seu país para fugir da miséria, são vítimas de falsas promessas e encontram poucas perspectivas no Brasil. Empresários da região exploram esses trabalhadores como mão de obra barata, sem direito a nenhuma cobertura da legislação trabalhista. Os nossos repórteres - da diligente Rádio Senado - foram à Bolívia, passaram por Mato Grosso e chegaram a São Paulo, cumprindo a rota seguida por esses trabalhadores.

            Essa reportagem foi ao ar em junho de 2009, disputou o prêmio com dezenas de trabalhos de vários países da América Latina.

            Também com relação à Rádio Senado, Senadora Serys:

Duas das três reportagens finalistas na categoria rádio da 12ª edição do Prêmio Imprensa Embratel são da Rádio Senado: “Quando a sombra cai”, de Sérgio Vieira, e “Os exilados da doença”, de Larissa Bortoni e Rodrigo Resende. O outro trabalho finalista é “Sistema paralelo de adoções ilegais esconde comércio de bebês”, de José Renato Ribeiro da Rádio Gazeta AM, de Santa Cruz do Sul (RS) [uma rádio lá da sua terra].

O Prêmio Imprensa Embratel [Senador Simon], é um dos mais importantes do jornalismo brasileiro e na edição deste ano recebeu 1.023 trabalhos, em 17 categorias. Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de novembro, em cerimônia no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

            Eu queria aqui - e tenho certeza absoluta de que falo tanto em nome da Senadora Serys, como no do Senador Simon - parabenizar pessoalmente os profissionais da Rádio Senado e a Rádio Senado como um todo pela atuação.

            Sou testemunha - V. Exª , Senador Simon, e a Senadora Serys, também - da atuação desses profissionais. É uma atuação competente, séria, dedicada. Por vezes estamos em casa, cedo, pela manhã, e eles ligam, na tentativa de colher de nós, Parlamentares, comentários acerca de algum fato. Acho isso muito interessante.

            Portanto, em nome da Mesa e tenho certeza absoluta de que no de todos os Senadores, parabenizamos os nossos profissionais da Rádio Senado e a Rádio Senado, pelos destaques aqui relatados e pelo sucesso obtido.

            Senadora Serys, pois não?

            A Srª Serys Slhessarenko (Bloco/PT - MT) - Só um minuto, Sr. Senador Geraldo Mesquita, para saudar, em nome desses dois profissionais premiados, todo o setor de comunicação do nosso Senado. Realmente, é um setor que mostra, a todo momento, a sua competência, o desempenho de um papel com competência técnica e com compromisso político. Aquele compromisso político que eu falo sempre, não é o partidário, é com a causa que trabalham, com a causa que respondem por ela. São profissionais de grande competência. E o Senado da República, através da área de comunicação hoje, está de parabéns. Em nome desses dois repórteres, eu gostaria de saudar toda a comunicação do nosso Senado, porque não é um trabalho de um ou de outro, é o trabalho de todos que faz com que a comunicação do Senado mostre a sua competência. Rádio, televisão, parabéns a todos que trabalham nessa área no nosso Senado da República. Os senhores nos honram, os senhores, realmente, mostram a sua competência em todos os setores, em todas as áreas da comunicação. Parabéns a todos. Os senhores nos honram, a nós Senadores, pelo trabalho que fazem na área de comunicação do nosso Senado. Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2010 - Página 48601