Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Romeu Tuma.

Autor
Valter Pereira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Valter Pereira de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2010 - Página 48754
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ROMEU TUMA, SENADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ESPECIFICAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, COMISSÃO DE AGRICULTURA, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, FILHO, DEPUTADO FEDERAL, PRESENÇA, SENADO.

           O SR. VALTER PEREIRA (PMDB - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Prometo ao ilustre Senador ACM Júnior que vou me valer de apenas um ou dois minutos para me associar a todas as homenagens que são prestadas ao nosso saudoso amigo e grande Senador Romeu Tuma.

           Indiscutivelmente, foi uma perda lastimável para o Senado da República e para a representação popular. Quem conviveu com ele aqui, como eu tive oportunidade de conviver, sabe perfeitamente o que ele representava nesta Casa. Especialista na área da criminalidade, era um dos mais respeitáveis membros da Comissão de Constituição e Justiça. Era um Parlamentar que cumpria com bastante diligência todas as suas missões. Membro de várias comissões, ele participava de todas; mesmo nos seus últimos dias, já alquebrado, já martirizado pela doença, ele estava presente, inclusive na Comissão de Agricultura, a qual tenho a honra de presidir; ele estava presente e sempre dando a sua contribuição.

           São Paulo perde, o Brasil perde, o Senado perde. Eu não poderia deixar de fazer este registro na presença de Robson Tuma, que foi Parlamentar comigo, foi Deputado comigo na Câmara Federal e é filho do eminente Senador Romeu Tuma, no momento em que ascende ao seu cargo o engenheiro Alfredo Cotait, que a partir de agora passa a representar São Paulo na vaga deixada pelo Senador Romeu Tuma.

           Quero aqui deixar consignadas, portanto, as minhas condolências a toda a família, hoje representada pelo Tuminha, pelo Deputado Robson Tuma.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2010 - Página 48754