Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimenta a todos que contribuíram para a vitória da democracia nas últimas eleições.

Autor
Flávio Arns (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. HOMENAGEM.:
  • Cumprimenta a todos que contribuíram para a vitória da democracia nas últimas eleições.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2010 - Página 48757
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SENADOR, REELEIÇÃO, SENADO, CANDIDATO ELEITO, GOVERNADOR, CUMPRIMENTO, CONGRESSISTA, POLITICO, SITUAÇÃO, INSUCESSO, ELEIÇÕES, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DEMOCRACIA, ESPECIFICAÇÃO, HOMENAGEM, MARINA SILVA, CANDIDATO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, AMPLIAÇÃO, DEBATE.
  • HOMENAGEM, DILMA ROUSSEFF, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, ROMEU TUMA, SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, DIREITOS HUMANOS, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, FAVORECIMENTO, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, SANTA CASA DE MISERICORDIA, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), CRECHE, ASILO.

           O SR. FLÁVIO ARNS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu também quero me associar a todos e a todas quantos já se manifestaram a respeito das eleições, parabenizar também V. Exª pela vitória ao Governo do Estado de Goiás, parabenizar os Senadores e as Senadoras que foram reeleitos para o novo mandato, almejando que seja um período bom, com bons frutos, enfrentando os desafios que o Brasil tem que enfrentar em um conjunto de áreas e que os Senadores e as Senadoras eleitos possam contribuir, de maneira importante, para esses objetivos.

           Mas quero também, Sr. Presidente, cumprimentar todos quantos, porventura, não tenham vencido as eleições e que também participaram, de maneira valorosa, debatendo, discutindo, conscientizando a população, trazendo à tona o debate de temas importantes, valorizando as pessoas. Apesar de não terem vencido ao final, essas pessoas também contribuíram decisivamente para a grande vitória, que é a vitória, no fundo, da democracia, de um Brasil melhor, de um Brasil mais desenvolvido e mais justo.

           Quero também parabenizar, no microfone, a nossa colega Senadora Marina Silva, que é o exemplo daquilo que eu estou afirmando. Apesar de não ter vencido a eleição para Presidente da República, quero parabenizar a nossa colega - e me permita chamar amiga e com reconhecimento sempre profundo, fizemos parte da mesma bancada do Partido dos Trabalhadores durante alguns anos - pelo desempenho, pela discussão, pelo debate, pela forma, pelo princípio que a norteou em toda essa eleição, de trazer à tona, de maneira adequada, correta, reflexiva, a discussão dos grandes temas - não é, Senadora Marina Silva? -, que o Brasil tem que enfrentar.

           Refiro-me ao jeito de fazer política que ela procurou colocar em todos os momentos, inclusive enaltecendo, nesse sentido, a grande figura de José Serra, nosso amigo pessoal, uma pessoa da mais alta qualidade, da mais alta importância, que tanto já contribuiu para o Brasil. E o País, na verdade, se beneficiará ainda muito com todo o trabalho e com toda a disposição, com toda a seriedade, honestidade e competência que ele pode colocar à disposição do Brasil.

           E, ao mesmo tempo, quero parabenizar também a Presidente eleita Dilma Rousseff. Que ela tenha um bom período como Presidente e que possa, na verdade, com sabedoria, com calma, com diálogo, escutando as partes todas, conduzir o nosso País a patamares sempre melhores, que é o que desejamos que aconteça com o nosso povo, na área econômica, social ou ambiental. Esses desafios, na verdade, são de toda a sociedade.

           Só para concluir, Sr. Presidente, está aqui o Robson Tuma, o Tuminha, como falam. Quero dizer-lhe que eu era muito amigo do Senador Romeu Tuma. O Senador Romeu Tuma, em todas as ocasiões, estava sempre disponível para discutir aquilo que mais interessasse, que fosse importante para o povo brasileiro. Quero destacar que, em termos de Santas Casas, de Apaes, de creches, de idosos, de igrejas de maneira geral, de pastorais, toda discussão que ele coordenou aqui, dentro do Congresso Nacional, particularmente sobre leis relacionadas à filantropia, a benefícios... Eu me lembro, por exemplo, que, na área do esporte, quando se discutia a legislação, para que os clubes esportivos não pagassem ou parcelassem suas dívidas com o INSS, ele, imediatamente, trouxe à tona a discussão de que esse benefício deveria ser estendido para todas essas entidades do terceiro setor sem fins lucrativos - idosos, crianças, deficientes, jovens de rua. Enfim, com todo esse terceiro setor, na verdade, faz-se um trabalho extraordinário de cidadania, de direitos humanos, de promoção social dessas pessoas marginalizadas, normalmente, na nossa sociedade.

           Essa era a marca do Senador Romeu Tuma, uma pessoa boa, uma pessoa sensível, uma pessoa do diálogo, uma pessoa que contribuiu decisivamente aqui, para a estrutura do Senado. E, mesmo na época da ditadura, como já foi dito também, ele teve um papel importante na preservação e na promoção dos direitos humanos, conforme relatos de muitas pessoas que conheço, que o enaltecem por todos os atos que ele porventura tenha praticado e que o descrevem como pessoa séria, ética, boa e que contribuiu para a sociedade.

           Então, Sr. Presidente, era a manifestação que eu queria externar. Agradeço a V. Exª e o parabenizo novamente como Governador eleito do Estado de Goiás. Que a gestão, naquele Estado, a exemplo do que aconteceu na sua outra gestão, seja de avanços importantes para aquele Estado, e que Goiás contribua para o Brasil.

           Parabéns!

           Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2010 - Página 48757