Discurso durante a 178ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo falecimento do médico sergipano Lauro Porto, homenageando sua trajetória de vida.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento do médico sergipano Lauro Porto, homenageando sua trajetória de vida.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2010 - Página 49310
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MEDICO, OFTALMOLOGIA, ESTADO DE SERGIPE (SE), ELOGIO, ATUAÇÃO, COMPETENCIA, ADMINISTRAÇÃO, HOSPITAL, LEITURA, TRECHO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, MENSAGEM (MSG), HOMENAGEM, AUTORIA, JORNALISTA, PUBLICAÇÃO, INTERNET, APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, FAMILIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, na Cidade de Aracaju, ocorreu o desaparecimento de um grande médico, um sergipano ilustre que honrou nossa terra pelo carinho com que se dedicou à medicina, ilustrando sua passagem nessa profissão pelos mais altos e relevantes serviços prestados à comunidade de nosso Estado.

            Lauro Porto nasceu em Nossa Senhora das Dores, Estado de Sergipe. Formou-se em Medicina e se especializou em olhos, com cursos no Brasil e na Espanha. Atendeu aos sergipanos no seu consultório, sempre com a mesma simplicidade, sempre com o mesmo devotamento, sempre com a mesma atenção, que o transformou num dos profissionais mais procurados, senão o mais procurado, em seu ramo de atividade em Aracaju e no Estado de Sergipe.

            Não foi apenas um médico devotado à sua profissão. Foi também um administrador que provou a sua capacidade, a sua competência no exercício de uma função tão importante, que foi dirigir por sete anos seguidos o famoso Hospital de Cirurgia, que desde os primórdios, em Aracaju, foi a porta aberta que o sergipano sempre encontrou para a sua assistência médica nas horas difíceis da saúde, nas horas em que precisava de um tratamento especializado.

            E foi o Dr. Lauro Porto que como diretor modernizou aquela instituição, criou ambientes favoráveis a um atendimento mais consentâneo com as necessidades da população, como, por exemplo, laboratórios, enfermarias para o tratamento do câncer. Enfim, ele realizou, à frente do Hospital de Cirurgia, uma grande administração que repercutiu por anos afora, além de ter feito amigos e de ter granjeado a simpatia, a amizade e a consideração de todos os nossos conterrâneos.

            O Dr. Lauro Porto, como eu disse, dedicou-se exclusivamente à sua profissão e a sua atividade administrativa como diretor do Hospital de Cirurgia. Era proveniente de uma família de políticos. Seu pai era político, mas ele nunca se inclinou para os quadros partidários, muito embora torcesse pela chamada UDN, União Democrática Nacional, por causa do seu pai, pela amizade que tinha com os principais líderes udenistas.

            O jornalista Luís Antônio Barreto - meu querido amigo, a quem tanto Sergipe deve, pelas lições que transmite praticamente todos os dias pela imprensa sobre o passado do nosso Estado - faz em um artigo uma homenagem merecida a este grande médico Lauro Porto. Esse artigo foi publicado pela Infonet, que é um grande portal no Estado de Sergipe.

            E eu peço ao Sr. Presidente, Senador Mão Santa, a inserção, nos Anais desta Casa, deste documento que eu retirei da Infonet, uma homenagem, como disse, do jornalista Luís Antônio Barreto, feita ao grande médico Lauro Porto:

            [..]Aos 99 anos, completados em 18 de agosto, mantém rotina de passeios, contatos, visitas, refeições fora de casa, sem dispensar a leitura, hábito antigo que o mantém lúcido e atualizado. Convivendo diariamente com filhos, dentre eles o desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Sergipe, e com netos, Lauro Porto cumpre uma biografia de êxitos, como cidadão digno, admirado e festejado pelos amigos, com uma folha de serviços prestados à medicina sergipana, ao ensino médico (ele também foi professor, ajudou a montar a Faculdade de Medicina No Estado de Sergipe], sempre com elegância, disposição e consciência de suas responsabilidades.

            Portanto, Sr. Presidente, apresentei requerimento de condolências à família para que o Senado Federal, que é a Casa do povo, que é a Casa dos Estados, possa reconhecer, através deste pronunciamento, o valor e a autenticidade deste grande sergipano, deste grande brasileiro que é o Dr. Lauro de Brito Porto.

 

******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTONIO CARLOS VALADARES EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do Art. 210, Inciso I e § 2º do Regimento Interno.)

*****************************************************************************

            Matéria referida:

            - Artigo sobre Lauro Porto.


Modelo1 4/20/2411:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2010 - Página 49310