Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de despedida das atividades do Senado, desenhando, em rápidos traços, a moldura dos princípios, valores e ideais que têm inspirado as suas atividades políticas.

Autor
João Faustino (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
Nome completo: João Faustino Ferreira Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Discurso de despedida das atividades do Senado, desenhando, em rápidos traços, a moldura dos princípios, valores e ideais que têm inspirado as suas atividades políticas.
Aparteantes
Alvaro Dias, Eduardo Suplicy, Geraldo Mesquita Júnior, José Bezerra, Mozarildo Cavalcanti, Roberto Cavalcanti, Rosalba Ciarlini.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2010 - Página 50206
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DESPEDIDA, SENADO, REGISTRO, HONRA, EXPERIENCIA, REPRESENTAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), IMPORTANCIA, ETICA, COMPROMISSO, EXERCICIO, MANDATO, REPRESENTANTE, POVO, VALORIZAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA SOCIAL, DEMOCRACIA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, LIBERDADE DE CRENÇA, HOMENAGEM, GARIBALDI ALVES FILHO, SENADOR, AGRADECIMENTO, RECEPÇÃO, CONGRESSISTA, SERVIDOR, COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, ESPECIFICAÇÃO, DEFESA, QUALIDADE, EDUCAÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Alfredo Cotait, Srs. Senadores, Srª Senadora Rosalba Ciarlini, a quem homenageio desta tribuna pela competência, pelo espírito público, pela dedicação ao Rio Grande do Norte e sobretudo pela grande vitória, consagradora vitória, obtida no último dia 3 de outubro. Desejo a V. Exª muito sucesso na missão que ora abraça e que, certamente, gera e cria abundante e permanente expectativa junto ao querido povo do Rio Grande do Norte. Minhas congratulações, ilustre Senadora.

            Hoje venho a esta tribuna, Srªs e Srs. Senadores, para apresentar as minhas despedidas. Despeço-me das Srªs e dos Srs. Senadores com quem tive a honra e o privilégio de conviver pelo espaço de quatro meses, período que, mesmo breve, se apresenta como um dos mais nobres e elevados de minha trajetória na vida pública. Ao deixar o convívio desta alta Câmara, levo a convicção de haver cumprido o meu dever, dentro das possibilidades e condições propiciadas pelo ciclo eleitoral.

            Orgulho-me de ter vivenciado a nobre tarefa de representar o meu Estado, o Rio Grande do Norte, nesta Casa, que abrigou, ao correr de sua história, algumas das mais celebradas, importantes e honradas figuras da República.

            Devo destacar que foi para mim grande honra partilhar com as Srªs e os Srs. Senadores do debate dos grandes temas nacionais. Além de sentir-me honrado, considero o fato de ocupar a cadeira de Senador da República o coroamento de uma carreira política, no melhor sentido da expressão.

            Quero aproveitar este momento de despedida para, em rápidos traços, desenhar a moldura dos princípios, valores e ideias que têm inspirado as minhas atividades políticas.

            Poderia resumir esse escopo, pinçando o pensamento do eminente professor Antonio Candido de Mello e Souza: “O servidor público, do mais humilde ao mais alto mandatário da Nação, personifica e protagoniza o ideal democrático republicano que a população brasileira, em sua vontade soberana, abraçou”.

            Governantes e legisladores são servidores do povo em seu significado mais profundo. Devem, assim, subordinar-se a imperativos políticos, dentre os quais sobressaem a ética, a honra, a dignidade, o compromisso de servir e não se servir da coisa pública.

            O Sr. Roberto Cavalcanti (Bloco/PRB - PB) - Senador, gostaria de pedir-lhe a fineza de um aparte, pois vou ter de me afastar momentaneamente do plenário do Senado.

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - O aparte de V. Exª engrandece o meu discurso. Concedo-o com muita alegria.

            O Sr. Roberto Cavalcanti (Bloco/PRB - PB) - Obrigado. Não poderia deixar de fazê-lo. V. Exª deu, neste plenário, nesta Casa, nas comissões, com a sua atuação, um exemplo para todos nós. V. Exª exerceu um posicionamento partidário firme e seguro, de oposição ao bloco ao qual eu pertenço; tivemos o privilégio de convivermos em posições supostamente antagônicas, porém defendendo os interesses brasileiros, defendendo os interesses nordestinos - V. Exª, com extrema competência, habilidade e lucidez, defendeu os interesses do Rio Grande do Norte. Deixarei esta Casa ao final do ano, em janeiro próximo, poucos meses a mais do que V. Exª, mas, na verdade, uma das marcas que ficarão registradas nesta nossa passagem são as amizades, como a que conquistei ao conviver com V. Exª. Espero que esta convivência aqui no Senado seja multiplicada, tenha sido uma semente de um relacionamento profissional, pessoal e de amizade profunda. Espero recebê-lo, como cidadão, na Paraíba, para poder mostrar um pouco da nossa terra, já que vez por outra tenho o privilégio de visitar a terra vizinha, terra do Rio Grande do Norte. Parabéns a V. Exª. Lamento ter de perder o restante do pronunciamento de V. Exª, porém tentarei, à noite, resgatá-lo na TV Senado. Parabéns a V. Exª! V. Exª deixa uma marca indelével aqui pelo comportamento, pela atuação e pela competência no Senado Federal. Muito obrigado e desculpe ter feito este aparte, um pouco precipitado, ainda no início do pronunciamento de V. Exª, mas não poderia deixar de fazê-lo, uma vez que tenho de me ausentar momentaneamente em função de uma audiência fora. Falharia comigo mesmo e com V. Exª se deixasse de fazer essas minhas referências, esses meus elogios. Parabéns a V. Exª!

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Agradeço o aparte de V. Exª e aproveito a oportunidade, neste momento de despedida, para reconhecer o valor de V. Exª, o trabalho eficiente que V. Exª vem desenvolvendo nesta Casa. Com certeza, o povo da Paraíba se orgulha muito da presença do Senador Roberto Cavalcanti no Senado Federal.

            Governantes e legisladores...

            O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - Permita-me um aparte, Senador João Faustino.

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Senador Alvaro Dias, com muita honra ouço V. Exª.

            O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - Aproveito a interrupção do seu pronunciamento para manifestar, em nome de toda a bancada do seu partido, o PSDB, a nossa alegria em tê-lo conosco neste período de cento e vinte dias. Eu já o conheço há bastante tempo, conheço a sua trajetória política e sei que, no exercício de funções públicas no Executivo ou no Legislativo, a sua preocupação sempre foi com a qualidade, com o conteúdo. V. Exª é estudioso, prepara-se para representar bem e exerce o seu mandato sempre com muita dedicação. A sua presença constante e a sua atuação afirmativa o recomendam como homem público e, portanto, a despedida, que quase sempre é um momento de tristeza, certamente não nos transfere essa ideia agora, já que V. Exª está se despedindo deste mandato, mas estará presente na vida pública sempre, exercitando a atividade política com a competência de sempre, estará sempre ao nosso lado empalmando as bandeiras que sempre empalmou e contribuindo para que o país, o Brasil, possa ser um país, uma nação onde o exercício da democracia seja uma realidade e não uma ficção. Os nossos cumprimentos e que Deus o acompanhe sempre em sua trajetória.

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Obrigado, Senador Alvaro Dias. Estive neste plenário sempre sob sua orientação e sob sua liderança, o que muito me honrou. E se o mandato teve algo de sucesso, de projeção, devo isso também à orientação sábia que, durante esse período, recebi da liderança do meu partido através de V. Exª.

            Continuo, Sr. Presidente.

            A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Senador João Faustino...

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Governantes e legisladores são servidores do povo em seu significado mais profundo. Devem, assim, subordinar-se a imperativos políticos - repito -, dentre os quais sobressaem a ética, a honra, a dignidade, o compromisso de servir e não se servir da coisa pública.

            Aristóteles ensinava que a excelência moral do indivíduo vem do hábito de fazer o bem, Senador Pedro Simon, do hábito de fazer o bem, como V. Exª faz no cotidiano da sua vida. Portanto, toda ação individual, para que seja ética, deve, assim, privilegiar o meio coletivo em que se realiza. O bem comum deve ser o lume daqueles que detêm a representação popular e, portanto, esses detentores são os verdadeiros servidores do povo.

            Concedo a palavra, para minha alegria, à ilustre Senador Rosalba Ciarlini.

            A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Obrigada, Senador João Faustino. Eu queria aqui também fazer-lhe uma homenagem especial. O trabalho que o senhor desenvolveu trouxe mais brilho ao nosso Estado do Rio Grande do Norte. E não poderia ser diferente, para mim não foi nenhuma surpresa, Presidente Alfredo Cotait, porque conheço a trajetória do hoje Senador João Faustino. Eu conheci o Secretário de Educação João Faustino, que fez um brilhante trabalho em nosso Estado. Veja que, naquela época em que ele foi Secretário, há cerca de trinta anos, o nosso Estado tinha uma referência, uma importância, orgulhava a todos nós na área da educação. Ninguém mais do que ele implantou o segundo grau no interior, levando oportunidade para todos. Hoje o nosso Estado é lanterninha na educação, e João Faustino, naquela época, fez um brilhante trabalho. Depois, destacou-se na Câmara, como Deputado Federal, por vários mandatos, em cargos que ocupou no governo do nosso Presidente Fernando Henrique e também ao lado do Governador Serra. V. Exª sempre desempenhou muito bem o seu trabalho, com dedicação, orgulhando a todos nós. Eu queria aqui dizer que o tempo foi pouco para que ele pudesse mostrar todo o potencial, o tanto que ele pode contribuir - e já contribuiu - para o nosso Brasil e para o Rio Grande do Norte. Como norte-rio-grandense, como agora eleita pelo povo do Rio Grande do Norte para estar à frente, sendo a condutora das ações no nosso Estado, quero dizer que fico muito feliz em ver quantas sementes João Faustino lançou nesse curto período aqui, no Senado, assim como também o seu colega José Bezerra. Parabéns Senador João Faustino! Nós, norte-rio-grandenses, sentimo-nos orgulhosos. Você nunca nos decepcionou.

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Obrigada, Senadora Rosalba Ciarlini. V. Exª é generosa nos elogios que faz a este Senador. Digo generosa porque a amizade, às vezes, embaça um pouco a lógica, e a amizade que construímos ao longo da vida, com V. Exª, com o ex-Deputado Carlos Augusto, uma das figuras mais inteligentes que conheço no Rio Grande do Norte, um dos políticos mais competentes, a amizade que construímos ao longo desse tempo, ao longo de muitos anos, permite que hoje estejamos aqui, frente à frente, eu falando sobre um passado próximo e V. Exª também se preparando para um futuro de desafios que e de trabalho em favor do povo do Rio Grande do Norte. Agradeço o aparte de V. Exª, que muito valoriza o meu discurso.

            Na minha crença, a relação entre o Poder Público, o poder do Estado e o anseio da coletividade deve se pautar, mais do que nunca, pelo respeito aos direitos humanos e à busca de justiça social, em cujo abrigo se inserem as oportunidades iguais de renda e trabalho para todos, significando ainda a universalização dos direitos básicos como educação, saúde, segurança, moradia e saneamento.

            No sistema democrático, mais do que em qualquer outro, esta relação se torna crucial. Os valores que procuro destacar são abomináveis em regimes autoritários. Entretanto, são eles indispensáveis e indissociáveis do ideário da democracia, esse regime que recebeu de Churchill a famosa lição: “Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Mas é sem dúvida a melhor forma de governo dentre todas as que têm sido praticadas em todos os tempos”.

            Tenho tentado, ao longo de minha carreira, seguir caminhos aplainados pela ética, pelo respeito aos adversários, pela harmonia nas relações políticas. Entendo que a ética constitui valor central das dinâmicas sociais, profissionais e políticas, valor que se torna cada vez mais presente nos foros democráticos por sua intrínseca relação com a credibilidade da política, a imagem dos governantes e o respeito dos cidadãos pelas instituições sociais.

            Entendo, ainda, que a liberdade de expressão, a liberdade de ir e vir, a liberdade do credo religioso e a privacidade são direitos inalienáveis da pessoa humana e, como tais, devem ser respeitados pelos poderes constituídos. Os cânones norteadores da liberdade não podem ser violados, mesmo quando se pretende criar instituições com competência legal para “orientar, disciplinar e fiscalizar” a opinião pública.

            Há que se coibir abusos, não há dúvida. No entanto, para isso existem mecanismos eficazes na legislação. Em outras palavras, Sr. Presidente, o Poder Judiciário é um instrumento democrático a que se deve recorrer quando, porventura, se for vítima de excessos.

            São essas algumas de minhas concepções, Srªs e Srs. Senadores. E elas têm pautado minha vida desde o início de minha carreira, no meu sempre querido e presente Rio Grande do Norte, onde me foi dado o privilégio de ocupar vários cargos como o de Secretário de Educação, Deputado Federal por quatro legislaturas, passando pela experiência na Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, onde sempre me considerei um servidor público.

            Em minha breve passagem pelo Senado Federal, procurei, com humildade, expressar ideias e levantar temas que estão a merecer ações urgentes e prioritárias como a educação, a saúde, a segurança pública, entre outros. Defendi a necessidade urgente de atualização da Constituição Federal nos campos da tributação, da política e da Previdência, entendendo que sem ela dificilmente - dificilmente, repito - o Brasil se situará no contexto dos países modernos e eficientes.

            Renovo aqui o que afirmei nesta tribuna, em várias ocasiões: enquanto não se oferecer educação de qualidade aos jovens, o Brasil será um país onde terá vez apenas uma minoria de privilegiados, e somente uma minoria de privilegiados.

            No momento em que a população brasileira se preparava para exercer seu direito democrático da livre escolha dos seus governantes majoritários e legisladores, pedi a atenção desta Casa para a necessidade de examinarmos os mecanismos das pesquisas eleitorais, refletindo sobre as possíveis distorções que este legítimo instrumento enseja quando mal utilizado.

            Faço esse ligeiro retrospecto, Senador José Bezerra, não como soberba prestação de contas. Mas faço como dever.

            Desejo aqui testemunhar a importância do Senado Federal na edificação do Estado democrático do nosso País. Neste sentido, quero prestar minhas homenagens às Srªs e aos Srs. Senadores, agradecendo-lhes a acolhida como um de seus pares e, sobretudo, por honrar o cargo do qual foram investidos.

            Aqui, presto minha homenagem ao Senador Garibaldi Alves Filho. Da mesma forma como o Senador José Bezerra considerou difícil tarefa substituir o Senador José Agripino, também afirmo: não é fácil assumir a cadeira do Senador Garibaldi Alves Filho.

            Como Senador que chegou à Presidência desta Casa, Garibaldi é exemplo de político que se consagrou aqui, entre seus Pares, e no conjunto da opinião pública pela defesa intransigente dos mais elevados valores.

            Senador Mozarildo Cavalcanti, sob o comando do Senador Garibaldi Alves Filho, o Senado Federal viveu dois momentos que engrandeceram o Parlamento brasileiro: o primeiro ocorreu numa inesquecível madrugada, quando os Senadores, com sua altivez, com sua responsabilidade, rejeitaram a continuação da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), imposto que agredia o bolso dos brasileiros; o segundo foi a histórica recusa da Medida Provisória nº 446, que propiciava benefícios tributários a instituições filantrópicas e anistiava entidades com suspeitas de fraude. Esses dois momentos, vividos sob o comando do Senador Garibaldi Alves Filho, serviram para restaurar e fortalecer o respeito da sociedade pelo Parlamento brasileiro, especialmente pelo Senado Federal.

            Sua índole e a cordialidade que o caracterizam são sobejamente conhecidas de todos, como comprovam alguns dos mais representativos comentaristas políticos do Brasil, que lhe atribuem “comportamento impecável” na defesa do Senado, da cidadania e da construção cotidiana da democracia. De fato, Garibaldi nunca transigiu os valores mais sagrados da vida pública: a lealdade, o compromisso, o amor à verdade, o despojamento, a sinceridade, o respeito ao cidadão. Na próxima Legislatura, ele estará de volta, com seu semblante sereno, risonho, características que, em vários momentos de tensão, funcionaram como calmante para ele próprio e para esta Casa.

            Despeço-me com a certeza de que a contribuição de cada um de V. Exªs só faz elevar ainda mais a altiva missão institucional deste Parlamento.

            Agradeço aos servidores desta Casa a acolhida que me proporcionaram, acolhida esta marcada pela eficiência, pela disponibilidade em servir, pelas fecundas atitudes de cordialidade.

            Renovo, finalizando, os meus agradecimentos ao Presidente José Sarney, que me distinguiu com o carinho da sua amizade.

            O Sr. José Bezerra (DEM - RN) - Senador João Faustino, permita-me um aparte?

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Concedo um aparte ao ilustre Senador José Bezerra.

            O Sr. José Bezerra (DEM - RN) - Senador João Faustino, chegamos aqui juntos, assumimos o mandato juntos, estamos saindo juntos. Eu, como profundo conhecedor, porque privo da sua amizade desde longas datas, assim como minha família - conheço toda a sua vida privada e pública -, sou um de seus admiradores naquela nossa terra. Participamos de campanhas memoráveis, como aquela sua campanha para governador, quando perdemos a eleição por conta do resultado nacional, em que o PMDB fez praticamente todos os governadores do Brasil - a oposição só fez o de Sergipe, em 1986. O Rio Grande do Norte perdeu a grande oportunidade de tê-lo como governador naquele ano, em 1986. Digo isso, porque, nesses quatro meses em que convivemos aqui, vi sua atuação como Senador dedicado, sucinto e preocupado principalmente com a educação do nosso País, como professor, como ex-Secretário de Educação do Município de Natal, tendo galgado o cargo até a convite do meu sogro - minha esposa está aqui como testemunha -, o Dr. Ubiratan Pereira Galvão. Depois, foi Secretário de Educação do nosso Estado, com muito brilhantismo, quando a educação do nosso Estado realmente funcionou e não estava sucateada, como está agora. Quero, neste aparte, apenas dar meu testemunho de que pode ficar com a consciência tranquila, porque V. Exª - eu o acompanhei nesses quatro meses todos os dias - cumpriu com sua bela missão de ser Senador da República a contento, com eficiência, dedicação e brilhantismo. Meus parabéns Senador pelos belos quatro meses como Senador da República Federativa do Brasil!

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Agradeço a V. Exª, Senador José Bezerra. V. Exª não sabe o tamanho do meu orgulho de chegar a esta Casa no mesmo dia e, praticamente, na mesma hora em que V. Exª também aqui chegou. Para mim, é motivo de orgulho - digo-lhe com muita sinceridade - poder ter convivido com V. Exª e poder ter descoberto, além dos valores imensuráveis que V. Exª possui, novos valores no cidadão, no homem público, no empresário e no Senador José Bezerra Júnior.

            Acompanharei, com um distanciamento de pertença, as atividades congressuais. Vamos olhar para o amanhã, iluminados pela esperança, que, no dizer do Padre Vieira, é a mais fácil de todas as companhias.

            Por fim, Srªs e Srs. Senadores, enfatizo que minha presença nesta Casa me permitiu defender uma escola à altura dos jovens e das crianças do meu País, uma classe política mais consciente do seu papel transformador.

            Concedo um aparte ao ilustre Senador Mozarildo Cavalcanti.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador João Faustino, como eu disse quando da sua chegada aqui, eu o conheço desde o tempo em que éramos colegas na Câmara dos Deputados. Portanto, eu já conhecia muito sua capacidade de atuação, sua competência, e, para mim, não foi surpresa seu desempenho nesses poucos meses em que substitui o Senador Garibaldi. Quero dizer que foi uma colaboração muito importante para o Senado. Inclusive, esse seu pronunciamento é relevante quando alerta para a questão da democracia e da educação e quando fala da importância de preservarmos a liberdade de expressão neste País. Entendo que realmente estamos vivendo um momento em que, na cabeça de muitos brasileiros que se preocupam com o amanhã, fica a interrogação: realmente, haverá uma democracia que se consolidará com a diminuição dessa hipertrofia hoje existente do Poder Executivo sobre os demais Poderes, com a tentativa solerte, por exemplo, de se controlar a imprensa e, portanto, a liberdade de expressão, que é a alma da democracia? Tudo isso, na cabeça de pessoas sérias como V. Exª, deve estar permanente. Um novo Congresso assumirá no ano que vem. Alguns aqui permanecem, como é o meu caso, que tenho mandato até 2014, mas outros se vão. A maioria que vem para o Senado e outros que foram reeleitos ou que foram eleitos pela primeira vez para a Câmara têm uma missão importantíssima neste ano de 2011, que é a de fazer as reformas de que o País precisa, como a reforma tributária e a reforma política. Com isso, poderemos, de fato, sair dessa história de faz-de-conta e parar de viver sob o domínio de medidas provisórias, que, a toda hora, trancam as pautas da Câmara e do Senado. O Executivo legisla muito mais do que o Legislativo. Parabéns a V. Exª! Tenho a certeza de que, nos Anais do Senado, ficará registrado o brilhantismo da sua passagem por aqui.

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Muito obrigado, Senador Mozarildo.

            Lembro-me de que, quando aqui cheguei, fui recebido com carinho, por um abraço fraterno de V. Exª e do Senador Geraldo Mesquita, que lá está, representando o Estado do Acre. Com alegria, subi as escadas deste plenário, para dirigir-me à Mesa, para prestar o juramento oficial e assumir a condição de Senador da República.

            V. Exª, no discurso da minha posse, foi muito generoso ao ressaltar posições do passado que juntos assumimos em defesa da democracia e dos interesses mais legítimos do povo brasileiro no campo da justiça social, das liberdades individuais, das reformas políticas e da anistia e muitos outros momentos que juntos vivemos na Câmara dos Deputados.

            Quis Deus que, novamente, tivéssemos o privilégio de, juntos, lutarmos, ombro a ombro, por um novo momento de liberdade e de aperfeiçoamento do Estado brasileiro! Recebo seu aparte com muito orgulho.

            Por fim, Srªs e Srs. Senadores, enfatizo que minha presença nesta Casa, repito, permitiu-me defender uma escola à altura dos jovens e das crianças do meu País, uma classe política mais consciente do seu papel transformador.

            Ontem, hoje e amanhã, como cidadão, continuarei oferecendo minha contribuição, para que o Brasil se torne um dia - e espero que esse dia esteja no raiar de um novo sol - uma nação mais justa, mais livre, mais solidária e mais generosa.

            Muito obrigado.

            O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - Senador João Faustino, por gentileza, permita-me um aparte.

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Com muita honra, Senador Geraldo Mesquita, concedo-lhe o aparte.

            O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - Vim aqui o mais rapidamente que pude. Eu estava sofrendo numa cadeira de dentista e estava preocupado, porque, desde ontem, eu sabia que V. Exª faria seu pronunciamento. Eu não poderia faltar, até porque me lembro exatamente do dia da sua posse. Eu estava ali, na tribuna, fazendo algumas considerações. Lembro, perfeitamente, que eu estava lendo um artigo do historiador brasileiro Marco Antonio Villa e que estava presidindo a sessão nosso grande amigo Senador Sarney, que estava preocupado, porque achava que eu ia me estender um pouco mais. Então, mandou-me um bilhetinho: “Um Senador vai tomar posse”. E era exatamente V. Exª, que eu, é lógico, não conhecia pessoalmente, mas sabia se tratar de um Parlamentar de longo curso. Há tempos, V. Exª e eu, coincidentemente, estávamos em viagem no mesmo vôo, e V. Exª me perguntou por um colega seu, o Aluísio Bezerra, que foi Senador, da minha terra. Durante a campanha, estive com o Senador Aluísio Bezerra no Estado e falei da sua lembrança, da sua preocupação com ele. Ele ficou muito feliz, inclusive. Eu queria lhe dizer que foi, genuinamente, uma satisfação muito grande poder conviver com V. Exª aqui, durante esse tempo que V. Exª passou conosco. Foi um momento meio parado no Senado, mas sua atuação fez com que esse fato se tornasse menor, porque V. Exª foi pontual, V. Exª foi firme em algumas questões. Para aqueles que não o conheciam pessoalmente, como eu, V. Exª, com sua atuação, mostrou como deve ser um Parlamentar, principalmente nesta Casa: um Parlamentar de convicção, um Parlamentar que não se dobra, que não se verga às conveniências. É uma coisa interessante, Senador. Fiquei muito feliz de assistir ao seu discurso em diversas oportunidades e levo uma lembrança muito agradável do nosso convívio. Espero que V. Exª continue sendo esse homem público brilhante, seguro, convicto do que quer para si e para o nosso País. Espero que, de qualquer outra tarefa ou atribuição que lhe seja dada, V. Exª se incumba com a mesma excelência com que fez no exercício do seu mandato no Senado. Meus cumprimentos! Um abraço muito fraterno! Espero ter o privilégio e a oportunidade de revê-lo em qualquer circunstância, porque, para mim, foi muito agradável conviver com V. Exª nesta Casa.

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Muito obrigado, Senador Geraldo Mesquita.

            Lembro-me do dia da posse e do seu aparte, como também guardo na memória a resposta que construí para responder à brilhante intervenção que V. Exª fez no decorrer do meu discurso. Lembro-me do que eu disse e vou repetir. Não digo que sou assíduo, mas, sempre que posso, sintonizo, como os demais brasileiros, a TV Senado. Pude observar, Senador Geraldo Mesquita, sem desmerecer nem elogiar, que V. Exª, no meu conceito, a distância, para mim, constituiu-se e se constitui num dos melhores Senadores da história deste Senado: um homem íntegro; um homem que refez seu pensamento político, para não renunciar a convicções; um homem seguro, que tem coragem de dizer o que pensa, que não esconde a verdade da sua alma e dos seus sentimentos. Isso o engrandece e faz com que tenhamos cada vez mais admiração por V. Exª e por sua presença na vida pública do Brasil.

            Quero despedir-me, agradecendo a todos. Agradeço ao Sr. Presidente, por ter me concedido um tempo além do previsto no Regimento.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - V. Exª me permite um aparte, Senador João Faustino?

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Com prazer, ilustre Senador Eduardo Suplicy, concedo-lhe o aparte.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Como meus colegas, eu também gostaria de estender ao Senador José Bezerra os cumprimentos, pela maneira como ambos, aqui, tão bem representaram o povo do Rio Grande do Norte e pela maneira como V. Exª e o Senador José Bezerra, sempre muito assertivos, expressaram suas convicções, seus anseios. Ambos, hoje, sintetizaram...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Ainda que, em Partidos diferentes, em que podemos ter ideias e objetivos diferentes, procuramos lutar aqui pelo melhor para o povo brasileiro, para que venhamos a construir uma sociedade cada vez melhor, em que cada um tenha o pleno direito à cidadania. Meus cumprimentos a ambos, pela maneira como dedicaram esse tempo a tão bem representar aqui o Rio Grande do Norte e o povo brasileiro!

            O SR. JOÃO FAUSTINO (PSDB - RN) - Agradeço a V. Exª o aparte, que engrandece o pronunciamento que faço hoje, nesta Casa, principalmente por vir de um Senador que é referência no cenário político brasileiro.

            Muito obrigado, Sr. Presidente, pela tolerância.

            Era o que eu tinha a dizer.


Modelo1 4/28/243:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2010 - Página 50206