Discurso durante a 183ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pelo retorno de S.Exa. às atividades da Casa e cumprimentos à Senadora Níura Demarchi, que o substituiu nesses meses de licença. Relato das experiências vividas por S.Exa. na disputa vencedora ao Governo do Estado de Santa Catarina. Lamento pela morte do Senador Romeu Tuma. Cumprimentos à Presidente eleita, Dilma Rousseff. (como Líder)

Autor
Raimundo Colombo (DEM - Democratas/SC)
Nome completo: João Raimundo Colombo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. HOMENAGEM.:
  • Regozijo pelo retorno de S.Exa. às atividades da Casa e cumprimentos à Senadora Níura Demarchi, que o substituiu nesses meses de licença. Relato das experiências vividas por S.Exa. na disputa vencedora ao Governo do Estado de Santa Catarina. Lamento pela morte do Senador Romeu Tuma. Cumprimentos à Presidente eleita, Dilma Rousseff. (como Líder)
Aparteantes
Adelmir Santana, Antonio Carlos Júnior, Eduardo Suplicy, Jayme Campos, Neuto de Conto, Rosalba Ciarlini.
Publicação
Publicação no DSF de 17/11/2010 - Página 50625
Assunto
Outros > SENADO. HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SENADOR, RETORNO, SENADO, POSTERIORIDADE, LICENCIAMENTO, VITORIA, CAMPANHA ELEITORAL, GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), AGRADECIMENTO, NIURA DEMARCHI, SUPLENTE, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
  • HOMENAGEM POSTUMA, ROMEU TUMA, SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • QUALIDADE, CANDIDATO ELEITO, GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), REITERAÇÃO, COMPROMISSO, CAMPANHA ELEITORAL, APROXIMAÇÃO, ESTADO, SOCIEDADE, AMPLIAÇÃO, ATENÇÃO, SAUDE, SEGURANÇA PUBLICA, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, CREDITOS, MICROEMPRESA.
  • CUMPRIMENTO, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMPROMISSO, APOIO, ORADOR, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) -Sr. Presidente, gostaria de cumprimentar V. Exª e todos os Srs. Senadores e as Srªs Senadoras. É uma alegria enorme estar outra vez aqui, já que me licenciei em julho para concorrer ao cargo de Governador de Santa Catarina. Por essa razão, tirei minha licença, Senador Jayme, por 125 dias. Hoje, estou retornando a esta Casa, com o maior orgulho, e ao convívio dos companheiros.

            Evidentemente, invade-me o coração uma emoção forte de estar aqui de volta, completada a minha missão, mas quero fazer um registro de lamento por não mais contar aqui com a presença do Senador e amigo Romeu Tuma. Aprendi, nesses anos de convivência aqui, a admirar profundamente sua bondade, sua gentileza, sua educação, seus ensinamentos. Foi uma das pessoas que me marcaram, exatamente pela familiaridade, pela franqueza, pelo espírito de colaboração, pela bondade mesmo. Eu queria fazer esse registro. Uma pessoa como Romeu Tuma marcou a vida de todos os que com ele conviveram, tenho certeza. Quero aqui dar meu testemunho pessoal de admiração, de respeito e também de lamento por não tê-lo mais aqui entre nós. Mas, por tudo que ele fez, pela pessoa que foi, pela bondade que sempre teve, tenho a certeza de que Deus o guarda em lugar de muito destaque. Faço aqui esse registro de admiração e de respeito muito grande.

            Quero também dizer da minha admiração por uma pessoa que desempenhou, nesse período, um trabalho no Senado, a Senadora Níura Demarchi. S. Exª é a 2ª Suplente, mas o Senador Casildo Maldaner, em um gesto de ação política competente, de espírito aberto de parceria, de solidariedade, de apoio e de compreensão, deu à Senadora a oportunidade de, nesses quatro meses, desenvolver sua ação, junto com o Senador Neuto De Conto, que cumprimento, e com a Senadora Ideli, na representação de Santa Catarina. Pelos depoimentos que recebi de todos os Senadores - há pouco, o Senador Antonio Carlos Júnior falava da surpresa agradável pelo desempenho, pelo empenho e pela luta da Senadora Níura -, fico muito feliz como catarinense.

            Volto exatamente com esse sentimento de dever cumprido. Uma eleição é sempre o maior dos ensinamentos, é a melhor oportunidade de aprendizado e da mais forte convivência com as pessoas. E foi assim que desenvolvemos nossa missão eleitoral, junto com um grupo de companheiros: o companheiro Eduardo Moreira, que foi candidato a vice-governador; o companheiro Luiz Henrique da Silveira, nosso ex-governador, grande líder de Santa Catarina, que se elegeu Senador e que, a partir de 1º de fevereiro, estará nesta Casa, trazendo sua sabedoria, sua liderança, sua influência, sua coragem; o Senador Paulo Bauer, que também se elegeu. Fizemos juntos essa caminhada extraordinária, sempre acompanhados do Senador Neuto De Conto.

            Levamos a toda a população catarinense nossos sonhos, nossos ideais, nossa vontade de contribuir com o futuro do nosso Estado, dando, cada vez mais, a todos nós o orgulho de sermos catarinenses, de vivermos nesse Estado maravilhoso e extraordinário, de um povo bom, trabalhador, exemplar, que acredita na democracia, nos valores da sociedade, na ação política, participando dela com energia.

            Toda eleição é um extraordinário aprendizado, uma oportunidade maravilhosa. Definimos nossa mensagem de campanha assim: as pessoas em primeiro lugar. É exatamente esta a nossa linha: a aproximação do Estado com as pessoas, a transparência das ações, a luta comum, para que possamos fazer mais, fazer melhor, fazer certo em favor das pessoas. Sinto que está cada vez mais distante a classe política do dia a dia das pessoas; cada vez mais, está longe o Estado das pessoas que mais precisam dele, que são os mais pobres. Digo até que estão de costas para esse segmento da nossa sociedade. A eleição mostra isso com uma clareza enorme.

            A eleição é a grande oportunidade de fazermos essas mudanças que são necessárias, que para mim são muito claras e que fazem parte do dia a dia. Há uma necessidade de avaliarmos exatamente este momento e esta oportunidade que temos. É exatamente isto que queremos desenvolver nos desafios que teremos no Governo de Santa Catarina: aproximar o Estado das pessoas, trabalhar pelos mais pobres, produzir ações e resultados que melhorem a vida das pessoas, sobretudo em áreas que são claras e definidas. Por exemplo, há o problema da saúde, que tem várias faces, mas que, no fundo, tem a face do sofrimento das pessoas que precisam da saúde pública; a questão da segurança, cada vez mais grave, cada vez mais desafiadora, cada vez mais complexa; o problema da infraestrutura.

            Estamos terminando as avaliações do feriado, e aí se vê a carência, o número de acidentes e de mortes em todo o Brasil, inclusive em Santa Catarina, com dados terríveis. E aí vamos vendo a ineficiência do Estado, a falta de resultados, as ações que precisam ser desenvolvidas. É exatamente esse o processo de união que temos de ter.

            Aqui, faço uma ponderação de respeito em relação à Presidente eleita. Embora, na disputa eleitoral, estivéssemos em campos opostos, este é meu desejo claro: de sucesso, de êxito, de que tudo aconteça pelo bem. Darei meu apoio em todas as ações institucionais que forem necessárias. Nunca vi briga política construir hospital e ponte, fazer escolas e estradas; pelo contrário, vi isso atrapalhar, prejudicar. Meu sentimento e meu coração não seguem esse sentido. Pelo contrário, quero buscar a convivência, a soma dos esforços, a ação comum. No fundo, a briga política e o contraditório das ideias fazem parte do processo, sobretudo, no Parlamento. Ser oposição é tão nobre, tão necessário e tão fundamental quanto ser governo. As duas posições são indispensáveis à sociedade. O contraponto aperfeiçoa, dá mais transparência, melhora o resultado e deve ser exercido por todos nós.

            Por isso, quero aqui cumprimentar a Presidente eleita, Dilma Rousseff, desejar a ela todo sucesso e declarar, de forma clara, meu desejo de convivência e de soma de esforços, para fazermos o melhor pelo povo de Santa Catarina e pelo povo brasileiro.

            Com muita alegria e honra, ouço aqui o Senador Neuto De Conto, meu conterrâneo e amigo, que é uma pessoa muito importante. Para mim, é uma alegria sua presença aqui, no meu dia de retorno ao Senado.

            O Sr. Neuto De Conto (PMDB - SC) - Eminente Senador Raimundo Colombo, essa foi uma jornada cívica memorável. Corremos os quatro ventos do Estado, foram visitados todos os Municípios, todas as comunidades, com uma proposta clara, aberta. É um Estado que já se descentralizou no Governo de Luiz Henrique e no de Pavan, um Estado que já está próximo do povo pela descentralização. Agora, com a proposta de colocar as pessoas em primeiro lugar, sem dúvida alguma, teremos a oportunidade, por meio do maior patrimônio que temos, que é o ser humano, de conduzir Santa Catarina ao crescimento, ao desenvolvimento, ao bem-estar social. As intenções de V. Exª, seja na caminhada eleitoral, seja no programa de governo, seja pelo que está no seu íntimo, na sua história de vida, no seu passado de lutas e na sua demonstração nas administrações, seja como parlamentar ou como executivo no Município de Lages, têm dado demonstração de esperança e de fé e a certeza do grande governo que fará e do salto de qualidade que Santa Catarina terá. Eu o aplaudo, eu o homenageio e o cumprimento. Estarei presente em tudo aquilo que for necessário, para que a sociedade esteja em primeiro lugar e para que o Estado de Santa Catarina continue galgando todos os espaços a ele reservados. Parabéns!

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Obrigado, Senador Neuto De Conto. Que honra e que alegria para mim receber seu pronunciamento! Eu o agrego ao meu pronunciamento. Peço que seja colocado integralmente no meu pronunciamento. Fico muito honrado com seu aparte. Sou um admirador seu. Como responsáveis por Santa Catarina, temos grandes lutas.

            Eu gostaria muito de ouvir o Senador Antonio Carlos Magalhães, nosso Líder, agradecendo-lhe pelo gesto de poder falar em nome da Liderança. Depois, concederei apartes ao Senador Eduardo Suplicy, ao Senador Jayme e à Senadora Rosalba, pela ordem.

            Senador Antonio Carlos, por favor, tem V. Exª o aparte.

            O Sr. Antonio Carlos Júnior (DEM - BA) - Senador Raimundo Colombo, Governador eleito de Santa Catarina, foi extraordinária a performance de V. Exª, assim como também a da Senadora Rosalba Ciarlini, no Rio Grande do Norte. Foram duas vitórias que nos deram bastante alegria. Nós torcemos muito para que isso acontecesse, para que o Democratas se firmasse mais ainda no cenário nacional. Essas duas vitórias foram de extrema importância, até porque, em ambos os Estados, houve uma campanha violenta do Presidente da República no sentido de beneficiar o lado oposto. E, mesmo contra a orientação, digamos, do Presidente da República, V. Exª teve uma vitória brilhante no primeiro turno, assim como a Senadora Rosalba. Isso nos deu bastante alegria, a nós do Democratas. Eu já havia dito isso em discurso, mas agora, pessoalmente, homenageio V. Exª e a Senadora Rosalba pelas belas vitórias que V. Exªs nos proporcionaram nessa eleição, com duas vitórias brilhantes no primeiro turno. Senador Raimundo Colombo, receba a nossa homenagem, a homenagem da Bancada, extensiva também à Senadora Rosalba Ciarlini.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Agradeço V. Exª, um líder especial, de referência, e um amigo pessoal muito querido. Agradeço as suas palavras e fico muito honrado.

            Senador Jayme Campos, por favor.

            O Sr. Jayme Campos (DEM - MT) - Eminente Senador, amigo particular, Raimundo Colombo, quero, nesta oportunidade, dizer da minha alegria e do meu contentamento de vê-lo eleito Governador de Santa Catarina. Tive o privilégio de participar do lançamento da sua candidatura em Florianópolis.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Isso.

            O Sr. Jayme Campos (DEM - MT) - E ali senti que sua candidatura tinha cheiro de povo. E o que tem cheiro de povo, com certeza, vai vencer as eleições. Não tenho dúvida alguma de que V. Exª será um extraordinário Governador, na medida em que tem uma experiência vasta na área do Executivo, por ter sido Prefeito da sua cidade por vários mandatos. Desta feita, é uma oportunidade ímpar de o Estado de Santa Catarina ter um Governador que tem compromisso com a sociedade e, sobretudo, com os menos afortunados. Prestei muito bem atenção no seu discurso e vi que V. Exª é conhecedor profundo das necessidades prementes daquele Estado. No campo da saúde, deu a entender, naquela oportunidade, que V. Exª quer fazer um trabalho para dar aos menos afortunados o direito de ter acesso à saúde pública de boa qualidade naquele Estado. V. Exª, com quem tive a oportunidade de aqui conviver nesses quatro anos, é um homem com uma trajetória invejável. Tenho certeza absoluta de que V. Exª, no cargo de Governador, poderá, na oportunidade, após a posse, fazer um trabalho que mostre ao Brasil que os democratas terão um governador do seu quilate, da sua estirpe, como certamente também da Senadora Rosalba Ciarlini. Portanto, quero dizer que o Estado de Santa Catarina tem mais um Senador, que é o Senador Jayme Campos, que vai estar aqui ao seu lado, defendendo os interesses daquele Estado pujante, daquele Estado que, com certeza, todos nós brasileiros temos orgulho de ver, com aquele povo valoroso, trabalhador. E espero que V. Exª seja também um dos grandes maestros da reconstrução do nosso Partido no Brasil, até porque V. Exª é um partidário que, na sua história nesta Casa, que eu acompanhei, sempre esteve firme. É um político honesto, um político que tem convicções. E é isto o que nós queremos: um homem honrado, um homem que possa fazer escola naquele Estado, através de um governo moderno, que traga avanços sociais e, acima de tudo, que demonstre que é possível fazer muito em prol da sua gente. De maneira que não só quero cumprimentá-lo, mas, acima de tudo, dizer que V. Exª me chamou muito a atenção quando chegou aqui, no início do seu discurso, e falou do velho e querido amigo Senador Romeu Tuma, por quem todos nós tínhamos o maior apreço e carinho. V. Exª, chegando a esta Casa, lembrou o nome desse valoroso exemplo de homem público que foi o Senador Romeu Tuma. Todos nós, com certeza, sentimos muito a sua falta, pelo seu equilíbrio e, acima de tudo, sua orientação. Eu particularmente, mais novo, ao chegar a esta Casa, sempre tomei com ele algumas informações, e ele me dava alguns conselhos. Nesse caso, particularmente, eu quero também me associar ao senhor, quando presta homenagem ao valoroso Senador Romeu Tuma. Portanto, Senador, companheiro, Governador Raimundo Colombo, V. Exª tem aqui os cumprimentos não só do Senador Jayme Campos, mas do povo do Mato Grosso. E quero aqui me colocar à sua disposição no que se fizer necessário. O Senador Jayme Campos é seu companheiro nesta Casa e será também um representante do Estado de Santa Catarina. Parabéns! Um abraço! E que Deus abençoe V. Exª nessa nova missão que tem, de ser um grande gestor público em favor do povo de Santa Catarina.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Muito obrigado, Senador e amigo Jayme Campos. Fico muito honrado, orgulhoso e feliz com o seu pronunciamento. Quero recebê-lo lá em Santa Catarina, se Deus quiser. O senhor, que já foi Governador do Mato Grosso, voltará sempre que quiser, tenho certeza, porque prestígio e força eleitoral tem, não é? Mas fico muito feliz. Obrigado e conte sempre conosco.

            Ouço agora a Senadora Rosalba Ciarlini, eleita Governadora do Rio Grande do Norte, um exemplo para nós. Coube a nós dois a representação do nosso Partido. Mas vamos crescer, se Deus quiser, com a força e com o trabalho de todos os companheiros, como o Senador Jayme Campos e o Senador Antonio Carlos Júnior, que são pessoas extraordinárias e líderes fortes.

            Ouço V. Exª.

            A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Senador, Governador agora eleito, eu gostaria de parabenizá-lo e dizer o quanto fiquei feliz com o resultado em primeiro turno, com a nossa vitória no primeiro turno. Vibrei mais ainda quando soube que V. Exª também tinha sido eleito logo no primeiro turno, porque começamos juntos.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - É verdade.

            A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - A nossa história, as nossas trajetórias são parecidas. Somos de Estados pequenos: V. Exª de um Estado pequeno do Sul, e eu, de um do Nordeste. Ambos tínhamos sido Prefeitos das nossas cidades; eu Prefeita três vezes, e o senhor também Prefeito lá em Lages, com administrações que marcaram, porque conseguimos fazer transformações, fazer mudanças, ajudar aquelas cidades a se desenvolverem e realmente terem uma vida melhor. Depois, Senadores da República, e agora eleitos Governadores, V. Exª e eu. São dois Estados que têm características parecidas: a vocação para o turismo, um povo trabalhador, um povo dedicado. Claro que, no Nordeste, as coisas são mais difíceis. Eu pego um Estado com uma situação muito precária, com muitas deficiências na saúde, na educação. Estamos enfrentando uma situação muito preocupante na educação, e também na segurança. Mas tenho certeza de que vamos estar de mãos dadas, vamos estar voltados, como sempre estivemos, para o interesse maior que é servir a população e cumprir com a palavra que empenhamos em praça pública. Desejo ao Governador Raimundo Colombo todo sucesso, e tenho certeza de que vai conseguir. V. Exª é uma pessoa que demonstrou, durante todo esse período em que estivemos aqui convivendo, uma sensibilidade muito grande, uma preocupação ainda maior com o social, uma pessoa que gosta de ouvir, que recebe de todos os que estão ao seu lado as ideias, as sugestões. Que V. Exª seja sempre assim com o povo, porque ninguém melhor do que o povo para nos dizer as carências, as necessidades e o que deseja que o Governador Raimundo Colombo faça pelo seu Estado. Eu desejo toda sorte, todo sucesso. Sei que estaremos juntos para enfrentar essa situação de muita dificuldade, esse grande desafio que está diante dos Governadores eleitos. Nós fomos uma prova de resistência, e a população realmente nos escolheu para que pudéssemos fazer mudanças e transformações. Que Deus o abençoe, o ilumine e lhe dê muita sabedoria, porque todo o Brasil tem um carinho muito especial por Santa Catarina. Tenho certeza de que o seu trabalho vai fazer aquele povo mais feliz.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Muito obrigado, Senadora e Governadora eleita do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

            Eu acompanhei a sua eleição, mas eu tinha certeza do resultado já há muito tempo, ao conviver com a senhora, saber da sua sensibilidade, das informações que a gente tinha desde a Prefeitura de Mossoró, do sucesso, do desempenho que V. Exª teve na administração, do sucesso na eleição do Senado. Nesse processo todo de convivência, eu fui conhecendo-a, admirando-a, e tinha certeza absoluta do resultado. Nunca me preocupei. Eu dizia: “Ela vai ganhar, e vai ganhar no primeiro turno, porque está na hora certa, é uma pessoa competente, qualificada, preparada”. Que bom que esse resultado veio!

            Saúdo e cumprimento o povo do Rio Grande do Norte pela escolha. Tenho certeza do resultado do seu Governo, do sucesso do seu Governo, do desenvolvimento que o Rio Grande do Norte vai ter neste período.

            Por isso, eu cumprimento V. Exª. Vamos trabalhar muito juntos, somando forças e trocando experiências. Agradeço a V. Exª.

            Consulto o Senador Eduardo Suplicy se deseja fazer o aparte. (Pausa.)

            Concedo o aparte a V. Exª, agradecendo-o pela oportunidade.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Prezado Senador Raimundo Colombo, claro que, em Santa Catarina, todos nós do PT estávamos envolvidos e apoiando a nossa Senadora querida Ideli Salvatti. Mas é do processo democrático enfrentar os opositores. Quero transmitir a V. Exª os cumprimentos por sua atuação aqui no Senado Federal e pela maneira como conseguiu conquistar os votos dos eleitores de Santa Catarina e desejar-lhe sucesso em sua gestão como Governador. Cumprimento V. Exª pela maneira como cumprimentou a Presidente eleita Dilma Rousseff e a forma como deseja contribuir para, de forma harmônica, poder resolver os problemas principais de Santa Catarina. Santa Catarina tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano do Brasil. Ainda num dos pronunciamentos da Senadora Níura Demarchi, tive oportunidade de comentar, porque haviam sido justamente publicados indicadores de excelência de Santa Catarina, sobretudo na área de educação, mas também nos demais indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano, como a expectativa de vida ao nascer, a mortalidade infantil, o grau de alfabetização e o próprio PIB per capita, que são aqueles indicadores que compõem o IDH. Mas ainda há muito por fazer, e V. Exª certamente vai contribuir para que isso aconteça. Sou o próximo orador inscrito e gostaria até de falar uma palavra a respeito de uma importante experiência que se desenvolve no ramo dos projetos sociais, o Banco Palmas, de Fortaleza, que passou a espalhar pelos demais Estados experiências muito positivas de microcrédito. Foi em Santa Catarina, aliás, que eu, há cerca de dois anos, estive, a convite do Governador Luiz Henrique, participando de um simpósio com o Prof. Muhammad Yunus, em que ele expôs sobre o microcrédito e eu expus sobre a Renda Básica de Cidadania. Lá estava também justamente João Joaquim de Melo, do Banco Palmas, falando dessa experiência que agora se espalha também pelo Município de São Paulo. E a reportagem de O Globo, hoje, fala de como se desenvolverá também no Município do Rio de Janeiro. Quem sabe possa V. Exª também absorver experiências nessa área, pois aqui está um exemplo inovador e muito significativo. Conforme tivemos aqui a oportunidade de conviver, de dialogar, e conforme V. Exª teve a oportunidade de conhecer meu pensamento sobre a lei que instituiu, por etapas, a critério do Poder Executivo, a Renda Básica de Cidadania, quero lhe transmitir, Senador e agora Governador eleito Raimundo Colombo, que, se Santa Catarina desejar caminhar na direção de uma experiência pioneira da Renda Básica de Cidadania - estou estimulando Prefeitos e Governadores a fazer o mesmo -, quero me colocar à disposição para ajudar Santa Catarina e V. Exª nessa direção. Na próxima semana, atenderei a um convite do Governo do Sudão para, junto a uma reunião de ministros de desenvolvimento social da África, em Cartum, explicar a perspectiva da renda básica e a experiência brasileira de transferência de renda, como o Bolsa Família, até que um dia cheguemos à Renda Básica de Cidadania. Disponho-me também a falar sobre isso em Santa Catarina quando a população de Santa Catarina o desejar. Desejo boa sorte e sucesso para o Governo que V. Exª vai levar adiante, ainda que, com muito carinho, estivesse eu torcendo para a Senadora Ideli Salvatti. Mas a democracia faz com que nós nem sempre ganhemos. Ganhamos ali no Governo Federal, mas não em Santa Catarina, e, no meu próprio Estado, o Senador Aloizio Mercadante ficou a 0,7% de disputar com o Governador eleito Geraldo Alckmin o segundo turno. Mas teremos pela frente novas oportunidades. Meus cumprimentos e boa sorte.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Obrigado, Senador Eduardo Suplicy. É uma honra ter o seu aparte, que incorporo ao meu pronunciamento; fico muito feliz e agradeço as suas palavras. Agradeço a oportunidade de discutir com o senhor, de conhecer mais profundamente, de evoluir. E estou aberto para isto, para a prática de oferecer o microcrédito, de oferecer as oportunidades de ascensão social, de desenvolvimento.

            Sobre algumas coisas, já temos as nossas convicções, mas vou procurá-lo em seguida, e certamente depois, para aprofundarmos isso. É uma bela oportunidade. Eu acho que nós temos que ajudar os pequenos. Essa é a ação.

            Quando fui Prefeito da minha cidade, nós desenvolvemos um projeto de excelente resultado, onde a prefeitura pagava o juro das pequenas operações de crédito como forma de estimular o pequeno. Porque, às vezes, a gente oferece tanto e tudo para as grandes corporações, que têm toda uma estrutura de suporte para acessar as oportunidades de governo, e muito pouco àqueles que estão começando, que são exatamente os que mais precisam. Então, essa é a minha filosofia.

            Eu conheço o seu trabalho, conheço as suas lutas, conheço as suas conquistas, e as parabenizo e as reconheço. Certamente, será uma grande oportunidade para mim. Vou procurá-lo em seguida para que a gente possa aprofundar essa questão. Agradeço essa oportunidade e o cumprimento também pelo trabalho e também pelo nosso time, o Santos. Temos a mesma torcida, e isso, certamente, nos traz simpatia e nos aproxima. Obrigado.

            Oportunizo agora, Sr. Presidente, para finalizar, com muita alegria e amizade, o Senador Adelmir Santana.

            O Sr. Adelmir Santana (DEM - DF) - Senador Raimundo Colombo, os meus parabéns pelo sucesso eleitoral.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Obrigado.

            O Sr. Adelmir Santana (DEM - DF) - Eu fui um daqueles que compareci ao lançamento da candidatura de V. Exª lá em Santa Catarina. E já naquele dia percebia-se o entusiasmo não apenas daqueles que formavam as fileiras do Democratas, mas também de outros partidos que, já naquela oportunidade, procuravam se associar a essa coligação vitoriosa. Eu parabenizo V. Exª pelo sucesso eleitoral. Quero lhe desejar, sinceramente, um governo excelente, pela experiência que traz do municipalismo, de uma cidade do interior, a valorização dos pequenos, como bem V. Exª colocou agora. É um Estado extremamente empreendedor e que tem uma economia também basicamente centrada nos pequenos empreendimentos, nas pequenas empresas, as micro e pequenas empresas brasileiras. E estou certo de que, com uma experiência que o senhor tem da Prefeitura do seu Município; com a vivência de ter estado aqui conosco lutando na época pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; pelos acréscimos, pelas reformulações que fizemos nessa lei em 2007, 2008 e 2009, o senhor saberá valorizar esses pequenos empreendimentos naquele Estado, e certamente tratá-los diferentemente do tratamento dado às grandes empresas. Isso não apenas na questão do microcrédito, mas na questão burocrática e da simplificação em todos os sentidos. Tenho confiança no sucesso de V. Exª no Governo de Santa Catarina, e o seu sucesso significará certamente o sucesso dos democratas, que depositam no Governo de V. Exª a esperança da reconstrução partidária, não apenas naquele Estado, que se saiu muitíssimo bem - ganhou a eleição para o Governo, os dois Senadores e formando uma boa Bancada -, mas também como uma amostragem da forma democrática e liberal de se governar um Estado, que pode, certamente, servir de exemplo, no futuro, para as outras unidades do País. Meus parabéns a V. Exª. Quero lhe desejar sinceramente sucesso e que tenha um governo profícuo e de boas realizações, num Estado que carece naturalmente de uma ação voltada para os empreendedores, notadamente os pequenos, os micro e pequenos empresários, que tão bem se comportam naquele Estado e representam um percentual extremamente elevado na economia estadual. Meus parabéns a V. Exª e sucesso no seu Governo.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Muito obrigado, Senador Adelmir Santana. Como é bom ouvi-lo!

            Aproveito para registrar aqui a presença do companheiro e amigo, Presidente do PMDB de Santa Catarina, Deputado João Matos, como também registro a presença do Prefeito de Salete, Juares de Andrade, e do ex-Ministro Hugo Napoleão. Que alegria revê-lo! A todos os catarinenses que estão aqui, muito obrigado.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Desculpe porque me estendi um pouco no tempo.

            Um abraço. Obrigado.


Modelo1 4/18/246:32



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/11/2010 - Página 50625