Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos oitenta anos de criação da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESTADO DEMOCRATICO.:
  • Comemoração dos oitenta anos de criação da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2010 - Página 51046
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESTADO DEMOCRATICO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), SAUDAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO, DEMOCRACIA, SALVAGUARDA, QUALIDADE, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ELOGIO, EXAME, FORMANDO, DIREITO, REQUISITOS, EXERCICIO PROFISSIONAL, ADVOCACIA.
  • ELOGIO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), CONTRIBUIÇÃO, HISTORIA, BRASIL, PROCESSO, REDEMOCRATIZAÇÃO, DEFESA, DIREITOS HUMANOS, ETICA, CUMPRIMENTO, PRESIDENTE, EX PRESIDENTE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Senador José Sarney; Senadora Serys Slhessarenko, 2ª Vice-Presidente do Senado Federal; Senador Valter Pereira, primeiro signatário desta sessão em homenagem mais do que merecida à Ordem dos Advogados do Brasil, quando comemora seus 80 anos de fundação; meu amigo e irmão Ophir Cavalcante Júnior, Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Exmº Sr. Ministro Carlos Fernandes Mathias, Vice-Reitor da Unilegis; Sr. Florindo Poersch, Presidente da Ordem dos Advogados Seccional do Acre; Sr. José Lucio Glomb, Presidente da Ordem dos Advogados Seccional do Paraná; Srs. Conselheiros Federais; Membros Honorários Vitalícios da Ordem dos Advogados do Brasil; Srs. Conselheiros Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil; senhoras e senhores advogados, ainda há pouco, o Senador Mozarildo Cavalcanti, ao iniciar suas palavras, disse que, como médico, ia fazer uso da tribuna para saudar a OAB nesta data comemorativa porque tem dois filhos que seguiram a carreira do Direito, ambos juízes. Eu, como engenheiro, não tenho filhos que tiveram a vocação para operadores do Direito, mas não podia deixar de estar aqui, primeiro, homenageando todos os advogados, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil e, em especial, a sua presidência, na pessoa, como eu disse, de um querido amigo e irmão, que é Ophir Cavalcante Júnior, um paraense como nós e que honra a advocacia brasileira e a advocacia do nosso Estado.

           Como eu disse, Senador Valter Pereira, quero parabenizá-lo, novamente, pela feliz iniciativa de propor a presente sessão para comemorar os 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil. Afinal, comemorar mais um aniversário da OAB significa celebrarmos, antes de mais nada, a liberdade de expressão - tão em discussão atualmente -, a consolidação de nossa democracia e a defesa de todos os direitos civis pelos quais a OAB tem lutado ao longo de sua existência.

           Nessas oito décadas de história, a OAB foi a principal responsável pelo contínuo aprimoramento da classe advocatícia brasileira. O criterioso exame aplicado periodicamente pela Ordem representa um verdadeiro rito de passagem para os bacharéis recém-formados e constitui um importante instrumento a assegurar a qualificação e o profissionalismo dos advogados brasileiros em atividade.

           Para além do zelo com a formação e a capacidade profissional de nossos advogados - que, por si só, já justificaria plenamente sua existência -, a OAB tornou-se, no decorrer do século passado, uma das entidades civis mais ativas e mais importantes do País, presente e atuante nos momentos mais cruciais da nossa história.

           A Ordem foi uma voz fundamental, por exemplo, na condução do movimento Diretas Já!, a maior mobilização de massa da história deste País. A OAB posicionou-se firme e claramente a favor da democracia ao longo de todo o processo, rejeitando com veemência as manobras opostas ao movimento, criticando a opção da eleição pelo Colégio Eleitoral.

           Muitos de nossos maiores líderes na luta pelos direitos humanos e civis foram ou são membros da OAB.

           Não posso deixar de registrar que a classe jurídica do meu querido Estado do Pará se sente honrada, como eu disse, tendo na Presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil o Dr. Ophir Cavalcante Júnior. Também quero saudar aqui e, em seu nome, saudar todos os ex-Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, o pai do Ophir Cavalcante Júnior, o autor desta Excelência que hoje ocupa a Presidência da Ordem, que é o Ophir Filgueiras Cavalcante, que está aqui. E em seu nome, Ophir, quero saudar todos os ex-Presidentes da OAB.

           Ophir Filgueiras Cavalcante presidiu a OAB nacional de 1989 a 1991. Como eu disse, são dois juristas respeitados pelo conhecimento e pela conduta ética, marcantes em suas trajetórias de vida.

           São grandes juristas que dão à Ordem dos Advogados do Brasil sua força e sua importância. Contudo, não são apenas os grandes vultos que passaram por suas fileiras; a proeminência da OAB entre as entidades civis em nosso País se deve, sobretudo, aos mais de 640 mil membros em todo o Brasil, que exercitam permanentemente a combinação do espírito de corpo com dedicação à defesa das liberdades civis, da ética na vida pública e dos direitos humanos.

           A meu ver, é justamente essa junção entre a coesão interna de centenas de milhares de profissionais e o zelo pelo Estado democrático de direito que torna a OAB uma força tão poderosa e tão importante para os destinos da Nação.

           Nossos parabéns, portanto, à OAB por esses 80 anos. Que a Ordem dos Advogados do Brasil permaneça trilhando o caminho da defesa e da liberdade, do Estado democrático de direito, da ética na vida pública e das boas causas pelas quais luta a gente de bem em todo o nosso País.

           Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)


Modelo1 5/1/248:52



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2010 - Página 51046