Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar ao radialista Rui Pimentel, falecido hoje. (como Líder)

Autor
Valter Pereira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Valter Pereira de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar ao radialista Rui Pimentel, falecido hoje. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2010 - Página 51102
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RADIALISTA, ATUAÇÃO, EMISSORA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DEBATE, NATUREZA POLITICA, VALORIZAÇÃO, ESPORTE, FUTEBOL, AMBITO REGIONAL, RESPEITO, ETICA, COMUNICAÇÕES.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. VALTER PEREIRA (PMDB - MS. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, apenas para fazer um lastimável registro.

            O rádio de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul, perdeu uma das suas vozes mais vibrantes. No dia de hoje faleceu, em Campo Grande, o radialista Rui Pimentel.

            Rui Pimentel, que é natural de Salvador, nasceu Rui Alves de Araújo. Rui Pimentel era um comentarista político de grande audiência pública, que chegou a Campo Grande procedente de Salvador, em 1975, e logo iniciou sua trajetória no rádio de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul.

            Por mais de vinte anos, comandou um programa chamado Tribuna Livre, um espaço para debates políticos, para discutir esportes, enfim, um programa de grande popularidade, que todas as manhãs é apresentado na capital do meu Estado.

            Era conhecido como um dos primeiros a fazer transmissões esportivas para o rádio sul-mato-grossense, na época em que o futebol de Mato Grosso do Sul brilhava com o Operário Futebol Clube de Campo Grande.

            Em reconhecimento, recebeu prêmios, como o “Bola de Ouro”. Era torcedor do Bahia e do Vasco.

            Cobriu várias copas do mundo, muitas competições internacionais e atualmente era Vice-Presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportistas da Região Centro-Oeste.

            Rui Pimentel recebeu homenagens da Câmara Municipal de Campo Grande e da Assembleia Legislativa do Estado, que lhes distinguiram o título de cidadão campo-grandense e de cidadão sul-mato-grossense.

            Era um jornalista polêmico. Foi um dos mais respeitáveis cronistas políticos da imprensa de Mato Grosso do Sul. Tinha uma característica que era essencial: sabia promover o contraditório, sabia respeitar as diversas tendências, sabia observar a ética da comunicação. Por isso, granjeava o respeito das pessoas.

            Ele morreu hoje, com 65 anos de idade, vítima de um enfisema pulmonar. Deixa dois filhos, mas deixa também a saudade dos seus amigos, dos seus ouvintes, de todos aqueles que acompanhavam suas crônicas diárias, seus comentários, suas avaliações e suas entrevistas.

            Ao fazer esse registro, quero transmitir a toda a sua família, a todos os seus amigos, a todos os seus admiradores e ouvintes as nossas homenagens e o nosso pesar.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/6/248:53



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2010 - Página 51102