Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lembrança de realização, amanhã, no plenário do Senado, de homenagem às vítimas de qualquer tipo de preconceito e de discriminação. Registro da realização, em Brasília, nos dias 23 e 24 do corrente, do I Congresso Mundial dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. Orgulho pela vitória da estudante Fernanda Rodrigues, do Rio Grande do Sul, no III Concurso de Redação do Senado Federal. Destaque para o Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro. Registro da realização da Oktoberfest de Igrejinha/RS.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Lembrança de realização, amanhã, no plenário do Senado, de homenagem às vítimas de qualquer tipo de preconceito e de discriminação. Registro da realização, em Brasília, nos dias 23 e 24 do corrente, do I Congresso Mundial dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. Orgulho pela vitória da estudante Fernanda Rodrigues, do Rio Grande do Sul, no III Concurso de Redação do Senado Federal. Destaque para o Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro. Registro da realização da Oktoberfest de Igrejinha/RS.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2010 - Página 51104
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • CONVITE, SESSÃO, SENADO, UTILIZAÇÃO, PERIODO, EXPEDIENTE, DEBATE, REPUDIO, DISCRIMINAÇÃO, BRASIL, AMBITO, RELIGIÃO, RAÇA, SEXUALIDADE, POBREZA.
  • ANUNCIO, CONGRESSO INTERNACIONAL, APOSENTADO, PENSIONISTA, INICIATIVA, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), PARTICIPAÇÃO, ENTIDADE, ESPECIALISTA, CONFERENCIA, IGUALDADE, PREVIDENCIA SOCIAL, CONCLAMAÇÃO, ORADOR, BUSCA, EVOLUÇÃO, COMPARAÇÃO, EXPERIENCIA, PAIS ESTRANGEIRO.
  • SAUDAÇÃO, VITORIA, ESTUDANTE, MUNICIPIO, ESTRELA (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), CONCURSO, SENADO, REDAÇÃO, ASSUNTO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), VALORIZAÇÃO, CAPITAL FEDERAL, CUMPRIMENTO, PARTICIPANTE.
  • IMPORTANCIA, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, DIABETES, REGISTRO, HISTORIA, DATA, INICIATIVA, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE (OMS), CAMPANHA, ESCLARECIMENTOS, DOENÇA GRAVE, APRESENTAÇÃO, DADOS.
  • AGRADECIMENTO, ATO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REPUDIO, GRUPO, NAZISMO, AMEAÇA, ORADOR, JUDAISMO, ELOGIO, POLICIA CIVIL, COMBATE, TERRORISMO.
  • SAUDAÇÃO, INSCRIÇÃO, LIVRO, HONRA, NACIONALIDADE, NOME, LIDER, INDIO, MORTE, DEFESA, BRASIL, REGISTRO, FEIRA DO LIVRO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), LANÇAMENTO, LITERATURA INFANTIL, DIVULGAÇÃO, VULTO HISTORICO.
  • AGRADECIMENTO, RECEBIMENTO, HOMENAGEM, MUNICIPIO, ENCRUZILHADA DO SUL (RS), ESTEIO (RS), SÃO JERONIMO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • AGRADECIMENTO, VISITA, GRUPO, CIDADÃO, MUNICIPIO, IGREJINHA (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SOLIDARIEDADE, ORADOR, DEMONSTRAÇÃO, AUSENCIA, VINCULAÇÃO, COLONIA, EMIGRANTE, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA, NAZISMO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Jayme Campos, é uma alegria falar sob a sua presidência.

            Senador Augusto Botelho, companheiros de todas as horas aqui; quero dizer que, naquele dia, senti-me desconfortável em não atender a um pedido de V. Exª. Tive que pedir vista daquele projeto, de um outro Senador, mas quero dizer a V. Exª que já olhei e V. Ex tinha razão, de sorte que o meu parecer é favorável, acompanhando o parecer do Senador que terminou o seu período aqui, porque estava ocupando o espaço de um outro que estava em licença. Então, meus respeitos aumentam por V. Exª. V. Exª estava me dizendo: “Não tem problema, Paim; pode deixar”. Eu insisti na vista, e V. Exª estava com a razão. Meus cumprimentos a V. Exª.

            Sr. Presidente, sobre a questão do preconceito, nós marcamos uma reunião para amanhã, aqui no plenário do Senado, onde vamos aprofundar esse debate, mas numa visão que chamo “macro”, preconceito contra todos, seja, como eu digo, evangélico, seja de religião de matriz africana, católica, apostólica, espírita; preconceito contra o judeu, contra o palestino. Enfim, nós vamos fazer aqui o debate. Vamos dizer que não aceitamos o preconceito contra a orientação sexual de cada homem, de cada mulher; o preconceito contra o negro, contra o branco, contra os pobres, contra os meninos, os homens e as mulheres que, infelizmente, estão nas ruas. Nós faremos aqui um bom debate, um debate maduro, que pretende mostrar que o Brasil não aceita essa questão do preconceito, do racismo e de uma visão sectária contra aqueles que pensam diferente.

            Eu sempre digo e repito: se pensam que nos intimidam - porque não é a mim; eu não sou mais valente do que ninguém, sou um cidadão como qualquer outro -, não nos intimidam a nós, o povo brasileiro; não nos intimidamos em relação aos atos daqueles que são preconceituosos.

            Mas, eu quero, no dia de hoje, Sr. Presidente - falarei sobre esse tema amanhã -, primeiro, registrar que nós teremos aqui, nos dias 23 e 24, o 1º Congresso Mundial dos Aposentados e Pensionistas. Enfim, a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas está organizando, junto com a Comissão de Assuntos Sociais, já que entrei com requerimento para que o Congresso tenha também o caráter de seminário, para que a gente saiba qual é a situação dos aposentados e pensionistas nos cinco continentes.

            Então, teremos o 1º Congresso Mundial de Aposentados. Estão confirmadas a presença, além da Cobap, de confederações e centrais dos trabalhadores como também da indústria. Foram convidados para se pronunciarem e farão palestras homens que conhecem a fundo o tema, como o Dr. Pedro Luciano Dornelles, que falará sobre o tema “Uma previdência humana e igualitária”. O congresso contará também com a presença do Ministro da Previdência Social, Dr. Carlos Eduardo Gabas, que falará sobre “As Parcerias Internacionais do Brasil”, claro no campo da previdência.

            Acredito que o congresso será um momento nobre para que a gente possa efetivamente saber como está a previdência, não somente no Brasil, mas também em outros países. E quem sabe avançarmos para um modelo de previdência universal.

            Cumprimento o Presidente da Cobap, o Warley Martins Gonçalles, que foi quem teve essa iniciativa do 1º Congresso Mundial dos Aposentados, que vai se realizar aqui nos dias 23 e 24 de novembro, no Espaço Petrônio Portella.

            Estarão aqui a Contratuh, a CNTC, a CNTI, CNTA, CNBB, FST, Novartis, a própria Confederação dos Trabalhadores na Indústria, enfim. Estou vendo aqui, como convidados, além de dirigentes de todas as centrais e confederações, também ministros, e o momento alto vai ser quando falarão convidados de outros países.

            Também, Sr. Presidente, quero destacar, com enorme satisfação, que nós, do Rio Grande, estamos muito orgulhosos, porque a estudante gaúcha Fernanda Rodrigues, de 16 anos, da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros, do Município de Estrela, foi a vencedora do 3º Concurso de Redação do Senado Federal. O tema sobre o qual discorreu foi: “Brasília, capital dos brasileiros”. Fernanda escreveu que Brasília é “o avião brasileiro, que mostra o rumo certo, acolhe um pouco de cada cultura e de todas as pessoas de cada canto do Brasil”.

            Finaliza ela dizendo:

Que Deus nos ajude a ultrapassar as nuvens, enfrentar as tempestades, e nos dê muitos [muitos] dias de sol. Não importa a latitude ou [mesmo] a longitude, combustível [para o sucesso do Brasil] não faltará. Sigamos juntos no avião brasileiro, unindo forças, esperanças e objetivos nobres. Pois, para cada brasileiro, Brasília é a amada capital nacional.

            Em segundo lugar, ficou a redação “Brasília, capital... dos brasileiros”, feita pelo estudante Danilo Dutra Fuentes, do Centro Educacional D. Péricles Corrêa, do Município de Bom Jardim, lá no Rio de Janeiro. O terceiro colocado foi o aluno Moisés, do Colégio Estadual Unidade Polo, localizado em Campo Mourão, no Paraná. O título da sua redação foi: “Plano de Vôo”.

            Quero aqui cumprimentar todos que, de uma forma ou de outra, organizaram esse evento. Cumprimento os consultores aqui do Senado, João Bosco e Marcos Magalhães, e a representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, Lilian Sena. Cumprimento integrantes da comissão julgadora, que escolheu esses três vencedores dentre os 27 finalistas.

             Sr. Presidente, felizes também estão os pais da estudante Fernanda Rodrigues, o Sr. Paulo Fernando de Oliveira Rodrigues e Marizabel Cividini, e a sua irmãzinha de um ano e quatro meses, que se chama Isabele.

            Fernanda tem sonhos e objetivos de vida. Ela quer cursar letras, jornalismo e direito na universidade federal, quer formar uma família e que seus filhos estudem em escolas públicas. Isso segundo relato da própria Fernanda. Ela busca contribuir com o seu País e com o mundo, seja em questões éticas, morais, políticas, econômicas ou ambientais.

            Parabéns, Fernanda! Parabéns a todos os que participaram dessa disputa aqui no Senado da República.

            Quero também, Sr. Presidente, fazer um registro, embora o Dia Mundial do Diabetes já tenha passado. Eu estava numa agenda pesada no Rio Grande e não estava aqui, mas faço questão de lembrar aqui o dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes.

            Esse dia foi criado em 1991 pela Federação Internacional do Diabetes em parceria com a Organização Mundial de Saúde, em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo, uma moléstia que avança de forma acelerada.

            Essa foi considerada a maior iniciativa mundial em torno do combate ao diabetes. O dia 14 de novembro foi escolhido devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Banting que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina em outubro de 1921.

            Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por essa descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

            Eu aqui agradeço, de público, Sr. Presidente: minha mãe tinha diabetes, descobriu muito cedo e, assim mesmo, ela viveu até os 88 anos com diabetes, aplicando insulina praticamente todos os dias.

            Senhores, a cada ano é realizada uma campanha global para aumentar o nível de consciência sobre um tema diferente. As campanhas são compartilhadas por cerca de 190 associações de diabéticos de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e público em geral.

            No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes, por exemplo, tem procurado orientar sobre a melhor conduta para o tratamento e acompanhamento das pessoas com diabetes.

            Sr. Presidente, são cerca de dez milhões de pacientes para aproximadamente três mil especialistas, conforme consta no site da sociedade que estuda e controla essa grave, grave doença.

            Sr. Presidente, quero ainda registrar que recebi no meu gabinete mensagens encaminhadas por pessoas com diabetes informando que são mais de 280 milhões no mundo, com avanço epidêmico de 7 milhões por ano e com mais de 3,5 milhões de mortes causadas pela doença.

            Diz mais o documento: no Rio Grande do Sul já são mais de 600 mil e que em sua cidade - no caso, de onde veio o documento, Carazinho - o número de diabéticos chega a ultrapassar 3.500 pessoas. É, sem sombra de dúvida, um grande contingente. Por isso, é importante olhar para esse quadro com mais atenção. Precisamos aumentar as campanhas para fazer com que a consciência de cada um seja mais aguçada para debater e enfrentar a questão do diabetes.

            Friso ainda o que eu dizia antes em relação a outras doenças: também os idosos são os que mais sofrem com o diabetes. O Ministério da Saúde orienta sobre a prevenção das doenças e sobre a importância de exercícios físicos e de uma alimentação adequada e bem equilibrada.

            Sr. Presidente, já está comprovado que a prática de exercícios diários, no caso do diabetes e de outras doenças, também pode ajudar no controle da doença.

            Por isso, meus cumprimentos a essa mobilização pelo controle do diabetes.

            Por fim, Sr. Presidente, gostaria de registrar ainda que, em relação a esse movimento chamado neonazista, quero apenas agradecer neste momento ao Deputado Dionísio Marcon, que promoveu na sexta-feira, dia 12, um ato público em repúdio a essa prática em solidariedade a este Senador.

            Essa iniciativa se deu na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, onde esteve presente o delegado da 1º Delegacia de Polícia de Porto Alegre. Ele expôs diversos materiais e vídeos, armas, bombas, dizendo que a intenção deles era, inclusive, explodir sinagogas, mas foram descobertos. O Delegado Paulo César Jardim inclusive estará aqui amanhã, fazendo um depoimento e demonstrando sua preocupação em relação aos ataques cometidos por esses grupos extremistas.

            Quero também destacar, Sr. Presidente, que nesta minha linha de combate aos preconceitos, além da divulgação do Estatuto da Igualdade Racial, que apresentei - nós o aprovamos por unanimidade e o Presidente Lula sancionou -, lançamos na Feira do Livro, em Porto Alegre também, uma homenagem contando a história em quadrinhos do grande líder Sepé Tiaraju. Sepé, o índio, o homem que tombou em defesa do solo pátrio quando tentaram invadir o nosso País, a partir do Rio Grande, os espanhóis e os portugueses. Sepé Tiaraju agora consta do Livro dos Heróis da Pátria.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Foi uma iniciativa do Deputado Marco Maia de que tive a alegria de ser o Relator, garantindo, assim, sua aprovação no Senado.

            Agradeço às mais de duas mil pessoas que estiveram na Feira do Livro em Porto Alegre, recebendo tanto a minha assinatura quanto a do Deputado.

            Na mesma noite também entregamos um perfil biográfico do Deputado Federal Adão Pretto, falecido no ano passado, um grande líder de todos os gaúchos.

            Agradeço também, Sr. Presidente, à cidade de Encruzilhada do Sul - onde nasceu João Cândido, o chamado Almirante Negro, líder da Revolta das Chibatas -, que me concedeu, na terça-feira passada, o título de Cidadão de Cruz Alta. Agradeço também à cidade de Esteio, que me concedeu placa em homenagem à luta contra os preconceitos, e agradeço também...

(Interrupção do som.)

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - (...) à cidade de São Jerônimo, onde fui recebido neste fim de semana por lideranças de todos os partidos, inclusive do PP - o Marcelo Pato, Prefeito da cidade, estava lá - e onde dialogamos muito e falamos sobre a importância do combate a todo tipo de preconceito.

            Cumprimento a Professora Luci, que solicitou o título ao Vereador Álvaro Sperb, do PMDB, de Encruzilhada do Sul.

            Enfim, agradeço a todos que estiveram lá conosco.

            Por fim, Sr. Presidente, permita-me ainda, em dois minutos, só dizer da minha alegria de ter recebido em meu gabinete a visita da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha, no Rio Grande do Sul. Foi uma visita agradável de uma comunidade alemã que mostra que os alemães, italianos - eu diria japoneses, portugueses, espanhóis, todos - são contra o preconceito.

            Quero aqui lembrar, Sr. Presidente, àqueles que pensam que, quando se fala em neonazista, estamos, de uma forma ou de outra, discutindo a questão dos alemães, que, no Rio Grande do Sul, as cidades em que tive mais votos foram as cidades com maior número de habitantes alemães e italianos, numa demonstração de que não é bem assim, de que o Rio Grande do Sul repudia essa prática. Então, agradeço muito aqui ao Presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha, Luiz Fernando Sohne, à sua esposa Deisi Sohne, ao Vice-Presidente Sergio Rogério Lampert, à sua esposa Regina Lampert, que também é Presidente da Apae de Igrejinha, e às assessoras que os acompanharam, entre elas Eliane Gewehr e Inara Reis.

            Tenho certeza de que a Oktoberfest será, mais uma vez, uma grande festa, e eu, como estive lá outras vezes, estarei lá na abertura das atividades. A festa se dá todos os anos em outubro. Parabéns, Igrejinha. Contem comigo, estarei aí com vocês!

            Sr. Presidente, termino dizendo: Vivam todos, alemães, italianos, polacos, portugueses, japoneses, africanos! Não importa a origem ou a etnia, todos nós somos brasileiros e repudiamos qualquer tipo de preconceito. Os preconceituosos são a minoria da minoria da minoria, não chegam a 0,1%. Eu diria que aqueles que combatem os preconceitos são 99,9% do povo brasileiro.

            Viva a liberdade! Viva a igualdade! Viva o povo brasileiro e a sua composição belíssima!

            Obrigado, Presidente, amanhã falaremos mais sobre esse tema.

            Agradeço a tolerância de V. Exª, como sempre.

 

*************************************************************************************************

SEGUEM, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTOS DO SR. SENADOR PAULO PAIM.

************************************************************************************************

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,

            Registro sobre o 1º Congresso Mundial dos Aposentados.

            A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas está organizando o 1º Congresso Mundial dos Aposentados. Diversas outras entidades também contribuem para a realização do evento, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria.

            O Congresso irá acontecer nos dias 23 e 24 de novembro, nesta Casa.

            Foram convidados a se pronunciar e a realizar palestras, convidados como o Dr. Pedro Luciano Dornelles, que falará sobre “Uma Previdência Humana e Igualitária”

            O Congresso contará também com a presença do nosso Ministro da Previdência Social, Dr. Carlos Eduardo Gabas, que discorrerá sobre o tema “As parcerias Internacionais do Brasil”

            Acredito que esse Congresso é um passo muito importante para os aposentados. É uma possibilidade de se fazer um comparativo entre a Previdência no Brasil e o restante do mundo.

            O folder que apresenta o Congresso diz tudo: “A população mundial envelhece de forma geométrica, tornando-se necessária a elaboração de estudos técnicos avançados para se implementar modernas políticas públicas que proporcionem mais qualidade de vida aos idosos. Através deste evento, estamos dando o primeiro passo, unindo nações para debater e formatar um Modelo Previdenciário Universal.”

            Era o que tinha a dizer.

 

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como segundo assunto, faço registro sobre a premiação da estudante gaúcha Fernanda Rodrigues.

            É com satisfação e alegria que registro aqui na tribuna, assim como já o fez o senador Sérgio Zambiasi, que a estudante gaúcha Fernanda Rodrigues, de 16 anos, da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros, do município de Estrela, foi a vencedora do 3º Concurso de Redação do Senado Federal.

            Com o tema “Brasília, capital dos brasileiros”, Fernanda escreveu que Brasília é “avião brasileiro, que mostra o rumo certo, acolhe um pouco de cada cultura, de todas as pessoas, de cada canto do Brasil". E finaliza “Que Deus nos ajude a ultrapassar as nuvens, enfrentar as tempestades, e nos dê muitos dias de sol. Não importa a latitude ou a longitude, combustível não faltará. Sigamos juntos no avião brasileiro, unindo forças, esperanças e objetivos nobres. Pois, para cada brasileiro, Brasília é a amada capital nacional”.

            Em segundo lugar ficou a redação "Brasília, capital ... dos brasileiros", feita pelo estudante Danilo Dutra Fuentes, do Centro Educacional Dr. Péricles Corrêa da Rocha, no município de Bom Jardim, no Rio de Janeiro.

            O terceiro colocado foi o aluno Moisés Modesto da Costa do Colégio Estadual Unidade Pólo, localizado em Campo Mourão, no Paraná. O título da sua redação é "Plano de vôo".

            Parabenizo também os consultores legislativos do Senado João Bosco e Marcos Magalhães, e a representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) Lilian Sena Integrantes da Comissão Julgadora que escolheu esses três vencedores dentre as 27 redações finalistas, uma de cada estado brasileiro.

            Senhoras e senhores, felizes também estão os pais da estudante Fernanda Rodrigues: Paulo Fernando de Oliveira Rodrigues e Marizabel Cividini, e a sua irmãzinha de 1 ano e 4 meses que se chama Isabele.

            Fernanda tem sonhos e objetivos de vida. Ela quer cursar letras, jornalismo e direito em universidade federal. Quer formar uma família e que seus filhos estudem em escolas públicas.

            Ela quer, ela busca contribuir com o seu país, e com o mundo, seja em questões éticas, morais, políticas, econômicas e/ou ambientais.

 

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como terceiro assunto, faço registro sobre O Dia Mundial do Diabetes.

            Eu gostaria de fazer um registro sobre o dia 14 de novembro, quando foi lembrado o Dia Mundial do Diabetes.

            Esse dia foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.

            Essa foi considerada a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. O dia 14 de novembro foi escolhido devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921.

            Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

            A cada ano é realizada uma campanha global de conscientização, sob um tema diferente. As campanhas são compartilhadas por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral.

            No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), por exemplo, tem procurado orientar sobre a melhor conduta para o tratamento e acompanhamento das pessoas com diabetes.

            Consta do site da Sociedade que, os números comprovam que a preocupação tem fundamento. São cerca de 10 milhões de pacientes para aproximadamente 3 mil especialistas.

            Recebi um e-mail de uma pessoa que sofre de diabetes, informando que são mais de 280 milhões no mundo, com um avanço epidêmico de 7 milhões por ano, e com mais de 3,5 milhões de mortes, causadas por essa doença.

            Ele me disse que no RGSUL já são mais de 600 mil, e que em sua cidade, Carazinho, o nº de diabéticos passa de 3.500.

            É um grande contingente, Senhoras e Senhores Senadores. É importante olhar para esse quadro muito atentamente. Precisamos de campanhas de conscientização.

            Eu vou frisar aqui o que tenho dito anteriormente, em relação a outras doenças e também aos idosos. O Ministério da Saúde orienta sobre a prevenção das doenças e com ela, a importância dos exercícios físicos e de uma alimentação adequada, bem equilibrada.

            Já ficou comprovado que a prática de exercícios diários, no caso do diabetes e de outras doenças também, pode ajudar no controle à doença.

            Eu espero que a mobilização do 14 de novembro tenha sido plenamente satisfatória e que os resultados dela extraídos tenham sido os mais positivos.

 

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como último assunto, faço registro sobre Oktoberfest de Igrejinha/ RS.

            Tive a alegria de receber hoje, em meu Gabinete, a visita da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha, no Rio Grande do Sul.

            Foi uma visita muito agradável em que eu recebi o Presidente da Associação, Luiz Fernando Sohne, sua esposa Deisi Sohne, o Vice-Presidente Sergio Rogério Lampert, sua esposa, Regina Lampert, que também é Presidenta da APAE de Igrejinha e as assessoras da Associação, Eliane Gewehr e Inara Reis.

            Eles vieram falar do sucesso que foi a 24ª Oktoberfest de Igrejinha, que eles chamam de “a maior festa comunitária do Brasil”.

            O sucesso da Oktoberfest de Igrejinha já se espalhou e sempre tive muita vontade de participar dessa grande festa, mas infelizmente minha agenda não permitiu. Eles gentilmente me convidaram para a festa do próximo ano e eu vou fazer o possível para estar lá. Quero participar daquela magia!

            Igrejinha é uma cidade muito acolhedora, berço da colonização alemã no Rio Grande do Sul e estende-se aos pés da serra gaúcha. Fica a 30km de Gramado e 82 km de Porto Alegre.

            É uma cidade que tem 33 mil habitantes e cuja principal atividade econômica é a indústria calçadista. Eles também são donos de uma riqueza cultural muito grande e o turismo naquela região é algo que encanta os olhos. Garanto a vocês que vale a pena viajar até lá!

            A Festa de Outubro, ou Oktoberfest, é uma celebração popular que teve início em Munique, na Baviera, e hoje está disseminada em vários lugares do mundo.

            Ela chegou em Igrejinha em 1988 e já em sua primeira edição superou todas as expectativas, recebendo visitantes de toda região. Até hoje já passaram pela festa aproximadamente três milhões e trezentas mil pessoas. Passam por lá pessoas das mais diferentes regiões Brasil.

            Toda comunidade se envolve na realização da festa e o resultado é uma parceria muito bonita, que só faz a cidade e o evento crescerem.

            Como eu disse, todos se envolvem nesta festa que é um verdadeiro festival gastronômico, de cervejas artesanais, música e diversão.

            Durante os dias da Oktoberfest, ocorrem eventos especiais dirigidos para públicos específicos. Eles tem, por exemplo, a Oktoberfest Infantil, quando são apresentados espetáculos artísticos, circenses e folclóricos.

            Tem também a Oktoberfest da Melhor Idade e para quem gosta de adrenalina, eles tem a oktoberjipe, oktoberbike, oktobervôo livre e assim por diante.

            É uma festa de muita alegria, e a energia lá deve ser muito positiva.

            Acho muito bonita a atitude da comunidade que formou uma Associação para cuidar dos preparativos da festa. A Associação dos Amigos da Oktoberfest conta com a participação voluntária de 3000 pessoas, ou seja, 10% da população de Igrejinha.

            Eu dou os parabéns à Associação e à cidade por promoverem uma festa com um espírito solidário tão forte. Fiquei muito feliz com a visita de vocês e quero aproveitar para mandar meu grande abraço a toda população de Igrejinha, que sempre me recebeu tão calorosamente quando lá estive.

            Deixo aqui meu convite a todos que me escutam, para que se programem e façam uma visita a Igrejinha. Tenho certeza de que não vão se arrepender. É um carinho para a alma.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAULO PAIM EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do inciso I, § 2º, do art. 210 do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

- Programação do 1º Congresso Mundial dos Aposentados.


Modelo1 6/30/245:29



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2010 - Página 51104