Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 20 anos de existência da Fundação Abrinq.

Autor
Patrícia Saboya (PDT - Partido Democrático Trabalhista/CE)
Nome completo: Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.:
  • Homenagem pelo transcurso dos 20 anos de existência da Fundação Abrinq.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2010 - Página 50158
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), DEFESA, DIREITOS, CRIANÇA, ADOLESCENTE, COMENTARIO, HISTORIA, CRIAÇÃO, ELOGIO, LUTA, PROMOÇÃO, JUSTIÇA SOCIAL, IMPORTANCIA, PROJETO, INCLUSÃO SOCIAL, INICIATIVA, ELABORAÇÃO, TERMO, COMPROMISSO, DESTINAÇÃO, CANDIDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GARANTIA, DIREITOS SOCIAIS, JUVENTUDE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª. PATRÍCIA SABOYA (PDT - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesta quinta-feira 11 de novembro, a Fundação Abrinq, uma das organizações não governamentais mais atuantes na luta pelos direitos de crianças e adolescentes, comemora, em São Paulo, seus 20 anos de existência. São duas décadas de intensa mobilização social para garantir que cada criança brasileira tenha seus direitos respeitados.

            A Fundação Abrinq nasceu junto com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que, em outubro último, completou 20 anos de vigência. Mas o embrião de sua criação se deu um ano antes, em 1989. No final da década de 1980, cerca de 350 mil crianças morriam no Brasil antes de completar cinco anos. Diversos episódios de violações dos direitos infanto-juvenis chamavam a atenção mundial para a dramática situação da infância brasileira.

            Foi exatamente nesse contexto que a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) criou, em 1989, dentro de sua estrutura, uma diretoria de defesa dos direitos das crianças. Dessa forma, a Abrinq se juntou às organizações sociais brasileiras que, naquele momento, lutavam junto ao Congresso Nacional pela elaboração e aprovação do ECA. Ainda naquele ano, surgiu o Prêmio Criança, uma iniciativa da Abrinq que visa valorizar as boas práticas pela infância.

            Em 1990, nasceu oficialmente a Fundação Abrinq, com a missão de defender os direitos das crianças e dos adolescentes por meio da mobilização social. Nestas duas décadas de existência, a Abrinq vem dando uma fundamental contribuição à nossa luta diária para assegurar melhores condições de vida aos meninos e meninas brasileiros. Atuando em estreita parceria com outras organizações não governamentais, com os governos federal, estaduais e municipais e com o Poder Legislativo, a Fundação Abrinq é, sem dúvida nenhuma, uma das peças-chave nas conquistas que obtivemos ao longo dos últimos anos na batalha para que nossas crianças sejam felizes e tenham uma vida digna.

            A Fundação Abrinq desenvolve ações importantíssimas, como os programas Prefeito Amigo da Criança, Empresa Amiga da Criança, Prêmio Criança, Adotei um Sorriso, Creche para todas as Crianças, Escola no Campo, Biblioteca Viva, entre outros. São projetos sociais de largo alcance, que estimulam entes públicos e privados a adotar iniciativas capazes de mudar o destino das nossas crianças, dando-lhes chances concretas para que possam desenvolver todas as suas potencialidades. Em 2010, a Fundação Abrinq firmou parceria com a maior e mais antiga ONG de defesa de direitos da criança no mundo: a Aliança Internacional Save the Children, reforçando, assim, seu compromisso e suas ações pela qualidade de vida da infância brasileira.

            Neste ano de 2010, a Fundação Abrinq lançou uma iniciativa de extrema relevância: a campanha “Vote em um Presidente Amigo da Criança”, que teve por objetivo sensibilizar os eleitores a escolherem um candidato comprometido com os direitos de crianças e adolescentes. Os candidatos a presidente foram convidados a assinar o Termo de Compromisso Presidente Amigo da Criança, documento com uma série de propostas para melhores os índices relativos à infância e à adolescência nas áreas de saúde, educação e proteção contra maus-tratos, exploração e violência.

            Com ações concretas e ampla mobilização social, a Fundação Abrinq tem dado, ao longo das últimas duas décadas, um louvável exemplo de determinação, força, paixão e vontade política na luta pelos direitos de nossas crianças e adolescentes.

            É, portanto, com muita emoção e alegria, que parabenizo a Abrinq por esse belo trabalho em prol das novas gerações brasileiras, desejando que a Fundação continue acreditando que, sim, é possível mudar vidas, sim é possível construir um Brasil melhor e mais justo para nossas crianças.

            Era o que eu tinha a dizer!


Modelo1 4/28/242:07



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2010 - Página 50158