Discurso durante a 183ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Com referência à reforma do teto do plenário do Senado, preocupa-se com a saúde dos servidores que atuam no local.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Com referência à reforma do teto do plenário do Senado, preocupa-se com a saúde dos servidores que atuam no local.
Publicação
Publicação no null de 17/11/2010 - Página 50586
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • APREENSÃO, SAUDE, SERVIDOR, MOTIVO, OBRAS, INSTALAÇÕES, PLENARIO, SENADO, SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, APURAÇÃO, PROBLEMA, REAVALIAÇÃO, PERIODO, INICIATIVA.

            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Nobre Senador, que com muita galhardia preside esta sessão, eu estive hoje, pela manhã, no plenário do Senado, para marcar a minha presença, e constatei uma circunstância que era exatamente uma das consequências dessa reforma que está sendo feita no teto do Senado Federal: Estavam todos os nossos móveis, estava o plenário totalmente coberto com lona preta e, sobre essa lona, havia pó branco. Estou profundamente preocupado com as consequências para a saúde de todos nós, dos servidores que aqui atuam no dia a dia e nossa, que eventualmente estamos aqui.

            Cheguei hoje à tarde e obtive a informação de que eu deveria ficar no cafezinho porque a situação do plenário não seria uma situação recomendável em nível de saúde. Não sei se há exagero ou não, mas a constatação eu tive pela manhã, com a atuante e competente Drª Cláudia Lyra, que estava tomando todas as providências no sentido de fazer com que se restabelecesse a condição de trabalho no Senado. Mas eu acho que nós devemos refletir se esse tipo de serviço deva ser feito, executado neste momento de final de legislatura, porque, na verdade, se todas as manhãs nós nos depararmos com esse quadro que hoje, aqui, pela manhã, eu constatei, eu acho que estaremos colocando em risco a saúde de todos nós. E falo de forma muito despretensiosa, porque não sou médico, porém me preocupo com a saúde de todos nós, principalmente com a saúde dos servidores, porque eu passo aqui uma hora, meia hora e vou embora. Os servidores ficam aqui horas e horas, às vezes dez, doze horas, respirando um ar que supostamente possa estar contaminado.

            Então, eu peço a V. Exª, na qualidade de Presidente desta sessão, que apure o que está acontecendo e que determine que a Mesa Diretora reavalie o momento de ser feita essa reforma.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no null de 17/11/2010 - Página 50586