Fala da Presidência durante a 183ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Senador Papaléo Paes.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Homenagem ao Senador Papaléo Paes.
Publicação
Publicação no DSF de 17/11/2010 - Página 50597
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • HOMENAGEM, ETICA, DIGNIDADE, PAPALEO PAES, SENADOR, ESTADO DO AMAPA (AP), CONTRIBUIÇÃO, POLITICA NACIONAL, AGRADECIMENTO, RECEBIMENTO, ORADOR, APOIO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Tenho uma grande honra e uma imensa satisfação em presidir esta sessão em que V. Exª alcança o número de mil discursos proferidos durante seu mandato.

            Afonso Arinos dizia que o Senado tem uma singularidade: porque somos poucos e estamos aqui há mais tempo do que na Câmara dos Deputados, o dobro do tempo, criamos um ambiente de convivência que, muitas vezes, extrapola até para uma amizade, que extrapola até para nossas famílias.

            Não posso invocar com V. Exª este argumento da amizade porque sou amigo de V. Exª há muitos anos, com muita honra, e grande admirador, uma vez que V. Exª tem não só o aspecto do homem público, mas também a figura humana excepcional. Um homem íntegro, um homem correto, um homem leal, um homem que tem uma vida de cidadão impecável e que, aqui no Senado, revelou-se como um grande parlamentar, trabalhando com afinco e, mais do que isso, estudando em profundidade todos os assuntos que lhe foram submetidos.

            Mais do que isso, V. Exª alcançou o respeito, a admiração de todos nós, sem partido, de todas as correntes partidárias. V. Exª é um homem tido no Senado Federal como homem respeitável, como homem digno, como um exemplo de Senador.

            Quero, particularmente, agradecer a V. Exª aquela faceta de sua personalidade, do seu caráter, quando, em momento difícil nesta Casa, V. Exª, ao meu lado, não tergiversou um minuto, embora sendo de partido adversário. Eu lembro esse episódio para mostrar o quanto V. Exª é um homem em cujo alto caráter e dignidade se pode confiar.

            Considero uma injustiça V. Exª não continuar nesta Casa, porque V. Exª só faz contribuir para que ela se engrandeça, contribuir para que ela cada vez seja mais respeitada perante a opinião pública e para que ela cada vez tenha melhores trabalhos e cada vez mais ela possa ter homens como V. Exª.

            Senador Papaléo, é de coração profundamente sincero que eu digo estas palavras aqui. Prestei um depoimento também durante a campanha eleitoral sobre V. Exª, sendo de outro partido, dizendo essas palavras, mas, como dizia Gilberto Amado, “não tenho palavras” para dizer tudo o que V. Exª merece, o que V. Exª representou nesta Casa e a admiração que todos nós temos pela sua personalidade e pela sua correção.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/11/2010 - Página 50597