Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade integral à política implantada pelo Governador Sérgio Cabral de combate às drogas, ao tráfico e à desordem e apelo ao Governo Federal para que continue a apoiar a segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. (como Líder)

Autor
Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), GOVERNO ESTADUAL. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Solidariedade integral à política implantada pelo Governador Sérgio Cabral de combate às drogas, ao tráfico e à desordem e apelo ao Governo Federal para que continue a apoiar a segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2010 - Página 52169
Assunto
Outros > ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), GOVERNO ESTADUAL. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, GOVERNADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, OCUPAÇÃO, FAVELA, INCENTIVO, EDUCAÇÃO, SAUDE, SEGURANÇA PUBLICA, COMBATE, DOMINIO, TRAFICANTE, VIOLENCIA, COMENTARIO, TENTATIVA, GRUPO, VINCULAÇÃO, CRIME ORGANIZADO, IMPEDIMENTO, OPERAÇÃO, POLICIA, AUSENCIA, INTIMIDAÇÃO, CONTINUAÇÃO, POLITICA, GOVERNO ESTADUAL, AGRADECIMENTO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, IMPORTANCIA, PARCERIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FRANCISCO DORNELLES (PP - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, queria inicialmente agradecer ao Senador Mário Couto sua gentileza de me ceder a palavra.

            Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Rio de Janeiro vive hoje um clima de grande instabilidade, em que grupos representativos do tráfico, da máfia, introduzem um clima da maior violência na cidade, tentando acuar o Governo do Estado e impedir que as medidas que vêm sendo tomadas para botar ordem, para botar um ordenamento mínimo dentro do Estado, sejam continuadas, sejam respeitadas.

            O Governador Sérgio Cabral, Srª Presidente, encontrou o Estado e a cidade dominados pelo tráfico, dominados por grupos que exploram a droga, dominados por grupos realmente fora da lei e que procuravam criar no Rio de Janeiro uma nova Bogotá, uma nova Colômbia. O Governador soube organizar todo o seu esquema de segurança, ocupar comunidades, introduzir Unidades de Polícia Pacificadoras que, ocupando as comunidades, levavam educação, saúde e segurança, num movimento jamais visto no Estado do Rio de Janeiro.

            O que ocorre hoje? Na medida em que ele avança, ocupando as comunidades, alguns grupos ligados à máfia procuram se revoltar e procuram querer impedir que ele dê prosseguimento a essa política de segurança que ele instaurou e que já é modelo, não somente no Brasil, mas em várias partes do nosso continente.

            Queria, como Senador, trazer a minha solidariedade integral ao Governador Sérgio Cabral e dizer a todo o País que o Governador vai continuar a sua política de combater a droga, o tráfico, a desordem; vai continuar a sua política de ocupar comunidades com paz, segurança, levando educação, saúde, levando a ordem jurídica a grupos e a comunidades que estão ocupadas pelo tráfico.

            É uma situação difícil, uma situação delicada. Esses grupos são mais fortes do que muitos pensam e, se o Rio de Janeiro, realmente, for ocupado pela máfia, for ocupado por grupos representativos da droga, isso vai se expandir para todo o País, e nós vamos ficar numa situação insustentável.

            Por isso, estou certo de que temos que agradecer ao Presidente Lula o apoio que ele tem dado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e dizer que é importante esse apoio do Governo Federal. Quero fazer um apelo para que essa união, esse trabalho conjunto, dê prosseguimento e que o Governo Federal continue apoiando o Governador Sérgio Cabral nessa sua política de segurança que visa realmente a extirpar, eliminar os grupos, a máfia da droga e do tráfico do Rio de Janeiro. Isso trará paz e tranquilidade para toda a sociedade do Estado.

            Muito obrigada, Srª Presidente.


Modelo1 11/23/2412:04



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2010 - Página 52169