Discurso durante a 195ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar à família e aos amigos do ex-Prefeito do Município de Sousa, na Paraíba, Salomão Gadelha, que faleceu, na última quinta-feira, vítima de acidente automobilístico, na BR-230.

Autor
Cícero Lucena (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cícero de Lucena Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. :
  • Voto de pesar à família e aos amigos do ex-Prefeito do Município de Sousa, na Paraíba, Salomão Gadelha, que faleceu, na última quinta-feira, vítima de acidente automobilístico, na BR-230.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2010 - Página 54447
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX PREFEITO, MUNICIPIO, SOUSA (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), PROFESSOR, DIREITO PENITENCIARIO, LEGISLAÇÃO, CURSO TECNICO, VITIMA, ACIDENTE DE TRANSITO, VIAGEM, OBJETIVO, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL, REGISTRO, BIOGRAFIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CÍCERO LUCENA (PSDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, encaminhei à Mesa um requerimento, nos termos regimentais, para que o Senado Federal emita um voto de pesar à família e aos amigos do ex-Prefeito do Município de Sousa, na Paraíba, Salomão Gadelha, que faleceu na última quinta-feira, vítima de um trágico acidente automobilístico na BR-230, num trecho localizado nas proximidades do Município de São Bentinho, no sertão da Paraíba.

            O ex-Prefeito viajava sozinho, de João Pessoa para Sousa, no próprio veículo. Era Presidente da União Nordestina de Prefeitos (Unep) e estava viajando para o sertão, em particular para a cidade de Sousa, para proferir palestra em um evento no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sobre petróleo, uma das principais bandeiras da sua atuação.

            Salomão Gadelha deixou quatro filhos, aos quais transmito a minha solidariedade em nome do povo da Paraíba: Mirela, Mírian, Lafayette e Maria Alice. Era viúvo, havia perdido a sua esposa, Aline Gadelha, em dezembro de 2006.

            Salomão Gadelha nasceu em Sousa, em 29 de agosto de 1957. Filho de José Paiva Gadelha e Miriam Benevides Gadelha, ambos falecidos, era o caçula de sete irmãos e uma irmã, entre eles o ex-Senador e atual Deputado Federal Marcondes Gadelha, o Desembargador Federal Paulo Gadelha e o Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Buega Gadelha.

            Durante sua juventude, já demonstrava espírito democrático. Em 1971, foi eleito presidente do Grêmio Secundarista de Sousa e, ao lado de Lucio Mattos, Ricardo Gadelha e da minha esposa, Lauremília, realizaram a I Semana Secundarista naquela cidade.

            Em 1975, mudou-se para Recife para cursar Direito.

            Em 1980, retornou a Sousa, onde passou a lecionar a disciplina de Direito Penitenciário na Faculdade de Direito de Sousa, além de lecionar Direito Usual e Legislação Aplicada no curso de técnico em contabilidade do Colégio Comercial Cônego José Viana.

            Em 1983, foi eleito presidente do Sindicato das Indústrias de Beneficiamento de Algodão da Paraíba, passando a integrar o Conselho da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.

            Disputou sua primeira eleição para Prefeito em Sousa em 2000, sendo eleito Prefeito daquele Município. Sua gestão foi voltada para a promoção da melhoria da rede pública de saúde, tendo, inclusive, municipalizado os serviços de saúde.

            Em 2004, foi reeleito Prefeito. Tornou-se um dos primeiros gestores do Brasil a implantar os serviços do Samu no interior do País.

            Em 2006, foi eleito presidente da União Nordestina de Prefeitos.

            Deixou a prefeitura de Sousa em 2008. Nas eleições gerais deste ano, disputou o cargo de deputado estadual, mas não obteve êxito.

            Certamente, seu falecimento precoce e de forma inesperada configura uma grande perda para o Estado da Paraíba.

            Quero, mais uma vez, requerer, nos termos regimentais, que este voto de pesar possa ser transmitido à família e aos amigos do inesquecível Salomão Gadelha.

            Meu muito obrigado e que Deus proteja todos.


Modelo1 5/25/247:17



Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2010 - Página 54447