Discurso durante a 204ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Celebração pela abertura, nesta Casa, da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Celebração pela abertura, nesta Casa, da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2010 - Página 58325
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ABERTURA, SENADO, SEMANA, VALORIZAÇÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, RECONHECIMENTO, CAPACIDADE, GARANTIA, OPORTUNIDADE, DEBATE, POLITICAS PUBLICAS, INCLUSÃO SOCIAL, DETALHAMENTO, PROGRAMAÇÃO, CONCLAMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, SENADOR.
  • REGISTRO, ESFORÇO, ORADOR, LUTA, INCLUSÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com incontida satisfação que hoje celebramos a abertura, nesta Casa, de mais uma Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

           Em sua sexta edição, teremos, mais uma vez, uma intensa e rica programação com diversas atividades e trabalhos artísticos envolvendo a questão da acessibilidade e das oportunidades e potencialidades atualmente oferecidas aos nossos irmãos brasileiros com algum tipo de deficiência.

           Tenho, particularmente, especial orgulho por ter iniciado esta tradição na Casa, quando instituí sua primeira edição, em 2005.

           Além disso, teremos nesta semana o 6º Fórum Senado Debate Brasil, espaço de discussão também criado em 2005, que tratará, este ano, da Convenção da ONU sobre as pessoas com Deficiência. No fórum, estarão presentes estudiosos e técnicos das mais diversas áreas do conhecimento, voltados para a questão dos direitos das pessoas com deficiência.

           Em verdade, apenas dei vazão a um movimento bastante amplo e que já tomava conta de toda a nossa sociedade, impondo, na dimensão pública e legislativa, a materialização de iniciativas que projetassem e incentivassem novas políticas públicas de valorização às pessoas com deficiência.

           Desde 2005, portanto, que tais atividades têm alcançado pleno êxito na afirmação do valor e do vigor produtivo desses brasileiros e brasileiras plenamente capazes, apenas em busca de oportunidades para demonstrar e comprovar os seus talentos.

           Sempre com novidades e surpresas, a Semana tem como proposta essencial a abertura de novos campos e potencialidades para aqueles que possuem alguma deficiência.

           Se, nas edições anteriores, já nos emocionamos apresentações musicais, esportivas e artísticas protagonizadas por esses brasileiros especiais, nesse ano teremos, dentre outras atividades, espetáculos de dança, clínicas de capoeira e uma grande e aguardada inovação: um desfile de moda inclusiva protagonizado por alguns modelos e manequins com deficiência.

           Sob o ilustrativo slogan "A Acessibilidade está na moda", o desfile contará com a ilustre presença do mais novo Deputado Federal eleito e eterno ídolo dos brasileiros, Roníário de Souza Farias, que mais uma vez trará a sua linda Ivy para abrilhantar o evento e mostrar ao público as peças componentes da coleção inclusiva.

           Amanhã, por sua vez, teremos as palestras de atletas paraolímpicos medalhistas em Pequim, há dois anos, e do Capitão do Exército Nelson Dias Leoni.

           Ferido na missão de paz comandada pelo Brasil no Haiti, a história de vida do Capitão Leoni nos serve como inspiração e lição de como podemos e devemos servir a pátria e abraçar as oportunidades que a vida nos oferece, a despeito das barreiras e das dificuldades com as quais nos deparamos pelos caminhos de nossa existência.

           Em seu encerramento, na quinta-feira, após as clínicas e apresentações esportivas, assistiremos às bandas "Toque Especial", formada por jovens com deficiência, e ao famoso grupo de reggae "Tribo de Jah", cujos integrantes possuem deficiência auditiva.

           A "Tribo de Jah" é um exemplo marcante de como os indivíduos com deficiência podem obter pleno sucesso em suas carreiras profissionais, sendo símbolos do vigor e da força representada por essa parcela de brasileiros.

           Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não é segredo que tenho particular apreço e atenção pela causa dos deficientes e de sua acessibilidade em nosso País.

           A garra e a força de viver por eles demonstradas, não importando a barreira que se opusesse em suas vidas, sempre me tocou e me emocionou de forma profunda.

           Como homem público, a preocupação em ampliar e fortalecer as políticas públicas inclusivas no Brasil tem sido constante em minha trajetória não somente nesta Casa, mas em todos os outros cargos que ocupei.

           Dedico-me a esta nobre causa, contudo, não por um sentimento de piedade ou comiseração. Não, Sr. Presidente, nossos irmãos e irmãs brasileiros com deficiência dispensam essa condição.

           O que nos motiva a abraçar e robustecer esse movimento é a plena capacidade produtiva, muitas vezes escondida e não trabalhada, desses cidadãos e cidadãs que apenas possuem características diferenciadas, mas cujos talentos e esforços individuais, quando devidamente incentivados, nos ensinam as múltiplas oportunidqqes que a vida nos oferece.

           Caetano Veloso já dizia que "gente é feita pra brilhar". Nossa tarefa é que o vaticínio do grande compositor baiano seja aplicado, sem exceção, a todos os brasileiros e brasileiros, com ou sem algum tipo de deficiência.

           Convido a todos aqui presentes a participarem dos eventos promovidos pela IV Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

           Era o que tinha a dizer, Senhor Presidente.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/2/2411:40



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2010 - Página 58325