Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da despedida de S.Exa. do Senado Federal para assumir, em primeiro de janeiro, o cargo de Governador do Estado de Santa Catarina.

Autor
Raimundo Colombo (DEM - Democratas/SC)
Nome completo: João Raimundo Colombo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registro da despedida de S.Exa. do Senado Federal para assumir, em primeiro de janeiro, o cargo de Governador do Estado de Santa Catarina.
Aparteantes
Antonio Carlos Júnior, Augusto Botelho, César Borges, Heráclito Fortes, Jayme Campos, Mozarildo Cavalcanti, Neuto de Conto.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2010 - Página 58955
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • HOMENAGEM, NEUTO DE CONTO, SENADOR, OPORTUNIDADE, DESPEDIDA, MANDATO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, COMPETENCIA, ATUAÇÃO, DEFESA, INTERESSE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
  • ANUNCIO, DESPEDIDA, SENADO, MOTIVO, POSSE, ORADOR, GOVERNADOR, REGISTRO, HONRA, PRIVILEGIO, MANDATO, ESFORÇO, TRABALHO, DEFESA, INTERESSE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), POPULAÇÃO CARENTE, AGRADECIMENTO, APOIO, CONGRESSISTA, ELEITOR, SERVIDOR, CUMPRIMENTO, CASILDO MALDANER, SUPLENTE.
  • REGISTRO, NECESSIDADE, OPOSIÇÃO, BUSCA, CONCILIAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEFESA, INTERESSE NACIONAL.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, ocupo a tribuna hoje para demonstrar minha gratidão, meu profundo reconhecimento a esta Casa pela oportunidade que me dá, Senador Mozarildo, nestes últimos quatro anos de convívio e de aprendizado.

            Sr. Presidente, não fiz o aparte ao Senador Neuto de Conto porque falaria em seguida. Mas, agora, quero cumprimentar o Senador Neuto Fausto de Conto, nosso Senador por Santa Catarina, que fez aqui o seu pronunciamento anteriormente, demonstrando todo o seu trabalho, a sua luta e a sua longa vida pública de êxito e muitos méritos. S. Exª é uma referência na política de Santa Catarina. Um homem de bem, que faz o bem em todas as suas ações. Seu pronunciamento mostrou o seu conhecimento e a sua liderança. Eu gostaria, Senador Neuto de Conto, de lhe dar parabéns. V. Exª é uma referência não só para mim, mas para todos em Santa Catarina, suprapartidariamente, pela sua forma de ser, pela sua forma de bem-fazer, de viver, de conviver. É uma honra ter vivido ao seu lado nestes quatro anos e ter aprendido muito com a sua tranquilidade, com a sua sabedoria, com a sua experiência e com o seu alto espírito público. Quero cumprimentá-lo em nome - tenho certeza - de todo o povo de Santa Catarina com profundo reconhecimento por sua carreira, especialmente aqui no Senado, pelo que pude acompanhar nos trabalhos feitos como Presidente de várias Comissões, pelo trabalho de muita dedicação, também em defesa dos interesses de Santa Catarina, às vezes deixando de lado a popularidade, mas dando ao Estado, com o seu voto e com o seu apoio, a condição necessária de governabilidade e de ações. Então, quero reconhecer, exaltar e proclamar, aqui, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão pelo seu trabalho, que, tenho certeza, irá continuar.

            Eu gostaria também, neste momento em que termino aqui a minha missão - ainda temos a semana que vem, mas pretendo fazer deste pronunciamento a última oportunidade -, de agradecer ao povo de Santa Catarina, que me deu esse privilégio extraordinário de, eleito Senador, poder representar o meu Estado, ao lado do Senador Neuto de Conto e da Senadora Ideli Salvatti, nesta Casa Legislativa. E, agora, no meio do mandato, agradecer, mais uma vez, a confiança do povo catarinense de me dar o privilégio de, eleito Governador, desenvolver ação no Executivo de Santa Catarina.

            De fato, é uma responsabilidade muito grande, mas também uma oportunidade de aplicar aquelas ideias, de levar às pessoas o nosso sentimento, de dizer como a gente acredita que deve ser a verdadeira política, na prática, e é exatamente esse o grande desafio. Mas a gente está pronto, determinado, com muita fé e confiança e com a força do voto e com o resultado da eleição para fazer esse trabalho que, tenho certeza, estará à altura da história, da tradição, da força, da fé e do jeito de ser do povo catarinense.

            Quero cumprimentar, aqui, o Senador Casildo Maldaner que assume, agora, o meu lugar. Um extraordinário companheiro, ex-Governador, ex-Senador, um homem de grande liderança e que vai contribuir muito com esta Casa. E, agora, com a chegada do Luiz Henrique, que é um homem de grande conhecimento e experiência, vai dar uma grande contribuição junto com Paulo Bauer, que completa o nosso time de Senadores, pessoa que vai trazer também uma grande experiência, com talento, que, somados, farão um grande trabalho para o Senado, representando Santa Catarina no Senado.

            Eu quero agradecer, do fundo do coração, a todos os funcionário da Casa que deram essa cobertura importante e, de forma especial e carinhosa, com muita gratidão, àqueles que, no gabinete, desenvolveram todo esse trabalho de apoio, de colaboração e de ensinamento.

            Quero agradecer a todos os Senadores que, ao longo desse tempo, nesse convívio, aprendi muito. Aprendi na relação - eu que sou um pouco tímido -, formei boas amizades, aprendi muito na luta, no dia a dia, e eu, cada vez formo mais as minhas convicções. Eu não tenho medo de dizer que sou político, que gosto da política, que vejo, através da política, a forma de fazer o bem, de liderar ações que possam melhorar a vida das pessoas. Esse é o meu compromisso.

            Sonhei com reformas importantes e estruturais, lutei por elas, discursei aqui muitas vezes, elas não vieram, mas para quem acredita na democracia e gosta da política, elas podem ser feitas na prática, na ação do dia a dia de cada um de nós. E aqui fica o meu compromisso de fazer do meu trabalho exatamente esse papel.

            Acredito também na paz, na política que soma, na política que une, na política que se desenvolve através da força empenhada e na ação de cada um.

            Por isso, o meu desejo de parceria com todos os Prefeitos de todos os partido, não importa, eu quero ser o Governador da sociedade. E a mesma coisa farei em relação ao Governo Federal - sou de um partido de oposição. As minhas ideias são fortes dentro de mim e eu luto por elas, porque acredito nelas, mas nenhuma delas impede-me de trabalharmos juntos e de somarmos forças, ao tempo em que desejo à Presidente Dilma Rousseff o maior sucesso e, naquilo que puder, eu quero ajudar, porque quando o Governo vai bem, vai bem a sociedade.

            Quero conceder um aparte ao Senador Mozarildo Cavalcanti, pessoa com quem convivi muito e aprendi a admirar. O aparte de V. Exª alegra-me muito. Não quero me estender, mas concedo o aparte a V. Exª com a maior alegria, porque aprendi a admirá-lo. Li o seu livro, recebi os seus trabalhos e atentei muito quando estava na CPI das ONGs, juntamente com o Senador Heráclito Fortes e, ali, o senhor pode ter certeza que me deu muitas orientações e eu segui muitos seus passos com aquela experiência que o senhor teve no trabalho anteriormente.

            Ouço o aparte de V. Exª.

            O Sr. Antonio Carlos Júnior (DEM - BA) - Colombo, também gostaria de aparteá-lo posteriormente.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Quero dizer a V. Exª, Senador Raimundo Colombo, que o Senado vai perder com a sua saída, mas, com certeza, Santa Catarina vai ganhar muito com a sua posse como Governador. V. Exª demonstrou aqui, nesse período em que passou, ser um homem trabalhador, dedicado, zeloso, como V. Exª bem colocou, um homem da harmonia, que sabe falar com todo mundo, unir todo mundo, mas um homem de convicções fortes, que luta realmente pelo que pensa. Acho que essa convivência aqui engrandeceu a nós que ficamos, como é o meu caso. Tenho certeza de que o povo de Santa Catarina já acertou ao elegê-lo, mas vai ficar mais feliz ainda com o governo que, tenho certeza, V. Exª vai desenvolver com muita competência. Portanto, parabéns pela eleição, lamentando perder a sua convivência aqui no dia a dia.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Obrigado. Eu também lamento, mas agradeço as suas palavras.

            Ouço o Líder, Senador Antonio Carlos Júnior e, em seguida, o Senador César Borges. Obrigado.

            O Sr. Antonio Carlos Júnior (DEM - BA) - Senador Raimundo Colombo, Governador Raimundo Colombo, a convivência com V. Exª foi uma das coisas importantes que tivemos aqui; cultivar a sua amizade, a sua lealdade e a convivência legislativa. Tivemos um entrosamento muito grande dentro da bancada. Temos pensamentos muito afinados sobre economia, sobre a questão do País. Essa convivência foi muito importante para mim também. Agradeço a relação que tivemos, de muita proximidade, e desejo a V. Exª toda a felicidade do mundo, toda a condição de fazer um belo governo em Santa Catarina, para que, então, a carreira de V. Exª seja coroada com uma bela gestão, o que vai fortificar ainda mais o nosso Partido, o Democratas.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Obrigado, Senador Antonio Carlos. Eu queria dizer que, quando vi, no final do seu pronunciamento, o senhor indo às lágrimas, firmei ainda mais a convicção da pessoa que o senhor é. Ali se mostrou o Antonio Carlos emoção, o Antonio Carlos amor, o Antonio Carlos com espírito público. Por isso, ACM Júnior, você cada vez cresce mais. Conviver contigo foi realmente um privilégio, um aprendizado. Você que carrega consigo uma das mais fortes tradições da política baiana e brasileira. É um privilégio tê-lo como amigo.

            Senador César Borges.

            O Sr. César Borges (Bloco/PR - BA) - Senador Raimundo Colombo, queria, neste momento de despedida que estamos fazendo, pelo menos do mandato como Senadores - seremos ex-Senadores e colegas -, quero dizer a V. Exª que foi uma satisfação muito grande, um prazer conhecê-lo e ver essa figura tranquila, calma, equilibrada, serena, do Senador Raimundo Colombo, o que me dá muita tranqüilidade de que o belo Estado de Santa Catarina estará bem dirigido nos próximos anos por V. Exª, a quem aproveito para parabenizar pela vitória e desejar-lhe completo sucesso à frente dessa responsabilidade muito grande de governar o seu Estado. Mas V. Exª reúne todas as qualidades, o que nos dá certeza de que vai conduzir bem Santa Catarina. Estaremos sempre olhando com satisfação para ver o belo desempenho de V. Exª e desse belo Estado que é Santa Catarina. Parabéns e muito sucesso a V. Exª!.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Muito obrigado, Senador César Borges. Faço minhas as palavras do ACM Júnior quando fez referência ao seu trabalho aqui, exitoso, operoso, com grandes conquistas, um homem firme na luta. Aprendi e vi o seu trabalho e admiro-o muito. Cumprimento V. Exª e agradeço suas palavras.

            Senador Augusto Botelho, esse querido amigo, simpático e carinhoso. Todo mundo tem um carinho muito especial por você. Que prazer poder conceder a palavra a V. Exª!

            O Sr. Augusto Botelho (Sem Partido - RR) - Muito obrigado, Senador Raimundo Colombo. Faço um aparte para parabenizar V. Exª, porque Santa Catarina é um Estado muito admirado pelos outros Estados. É zona livre de aftosa sem vacinação há muitos e muitos anos, tem um parque industrial invejável, que conheci há uns dois anos e que eu não sabia que tinha. E pelo trabalho que V. Exª desenvolveu aqui dentro desta Casa, com seu jeito tranquilo de conversar, de resolver e de defender suas ideias, de apresentar os seus relatórios e os seus projetos, eu tenho certeza de que Santa Catarina vai aumentar a musculatura, o Estado vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, que já é uma das melhores. A situação agrária do seu Estado é uma das melhores aqui no Brasil e com certeza vai melhorar, bem como o turismo, que é uma das coisas que vocês desenvolveram bastante nos últimos anos lá. Tenho certeza de que V. Exª fará um grande governo. Parabenizo V. Exª. Uma coisa me dá mais convicção de que seu governo será justo e correto é a religiosidade da sua família, da sua esposa e do senhor, que são cristãos praticantes e, com certeza, farão um trabalho dentro dos princípios da filosofia cristã. Parabéns.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Obrigado, Senador. Muito obrigado pelas palavras de V. Exª, que considero muito parecido no jeito, pois o senhor também é um homem muito calmo, muito tranquilo. É uma honra tê-lo como amigo e ouvi-lo se referindo a mim.

            Quero conceder o aparte ao querido amigo, de tantas ideias, de tantas lutas, de tantos sonhos e de tantos debates, Senador Jayme Campos.

            O Sr. Jayme Campos (DEM - MT) - Meu caro amigo Senador Raimundo Colombo, quero inicialmente dizer que foi uma alegria essa convivência que tivemos com V. Exª aqui nesses quatro anos de mandato. V. Exª, que é um dos expoentes do nosso Partido, venceu todas as barreiras que eventualmente surgiram nessa caminhada em que pleiteava ser Governador do seu Estado de Santa Catarina; conseguiu sobrepor-se. Aqui, com sua voz mansa, é um homem muito habilidoso, até por sua formação cristã. Tive oportunidade de participar lá do lançamento da sua candidatura, no seu Estado de Santa Catarina, numa noite bela, maravilhosa. Uma verdadeira multidão já proclamava, naquela oportunidade, a sua vitória. Um homem que tem cheiro de povo, foi prefeito e sobretudo tem sensibilidade. Aqui V. Exª demonstrou como vai ser seu governo. Vai ser um governo de paz, um governo que vai tratar - independentemente de cores partidárias - todo mundo de forma igual. Isso é muito importante para o gestor público, sobretudo para o estadista. E não tenho dúvida alguma de que V. Exª, que tem uma trajetória maravilhosa, vai ser um grande Governador, sobretudo defendendo as causas sociais. Quando V. Exª falava, no seu pronunciamento, lá atrás, no dia de lançamento da sua candidatura, V. Exª mostrou conhecimento das reais necessidades do seu Estado de Santa Catarina, sobretudo na questão da saúde, principalmente daqueles mais humildes, que dependem do serviço público do Estado. Não tenho dúvida de que V. Exª vai investir na área da educação, da saúde, da geração de emprego e renda e, principalmente, dar destaque ao seu Estado diante do cenário nacional por suas potencialidades do seu parque industrial, da sua área turística. Enfim, nós do Democratas apostamos no seu Governo, na certeza de que o senhor vai ser uma das reservas morais do nosso Partido, na medida em que é um jovem ainda. Eu o antevejo até, no futuro, sendo um dos expoentes neste Brasil, não só como Governador de Santa Catarina, mas em outros cargos importantes que lhe reservam. Portanto, torço para o senhor. Sei que vai ser um grande Governador, um Governador humano, um Governador que, com certeza, dará a vez e a oportunidade para que o povo de Santa Catarina realmente tenha um Governador que faça justiça social, principalmente para aqueles que dependem, fundamentalmente, da participação e do apoio do Poder Público daquela cidade. Desejo, em meu nome, como seu colega Senador, sucesso, que faça uma administração que orgulhe o nosso Partido, o Democratas, que certamente tem na sua pessoa o futuro do nosso Partido, para que nós possamos ser os defensores de boas políticas públicas para o nosso Brasil. Parabéns, sucesso, na certeza de que V. Exª, que fez um belo trabalho como Senador, será um grande Governador para o seu Estado de Santa Catarina. Que Deus abençoe V. Exª!

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Amém! Muito obrigado pelas palavras, pelo carinho, pela convivência. V. Exª é uma pessoa muita querida. Obrigado mesmo.

            Concedo o aparte ao Senador Neuto De Conto, meu querido conterrâneo.

            O Sr. Neuto De Conto (PMDB - SC) - Eminente Senador e amigo Raimundo Colombo, primeiramente, quero agradecer as palavras bondosas à minha pessoa. A recíproca é verdadeira! O slogan da campanha diz tudo: “As pessoas em primeiro lugar.” Certamente, com as pessoas em primeiro lugar - o maior patrimônio que nós temos, em Santa Catarina, é o ser humano -, na sua elevação, em toda a sua plenitude, certamente, vamos crescer. Santa Catarina crescerá e crescerá o Brasil junto. Por isso, vim aqui para aplaudi-lo, para homenageá-lo, para cumprimentá-lo e para dizer que a sorte acompanha os bons. V. Exª é um dos bons, e a sorte seguirá junto para o sucesso de Santa Catarina, dos catarinenses e de seu Governo. Muito obrigado.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Eu que agradeço, Neuto. Obrigado mesmo. Reafirmo aqui toda a admiração por V. Exª.

            Concedo o aparte ao Senador Heráclito Fortes, que foi uma das pessoas que me deu a grande oportunidade, aqui no Senado, como Presidente da CPI das ONGs. Gostaria de agradecer a V. Exª, que meu deu uma das grandes oportunidades, a de ser o Presidente da CPI das ONGs, e demonstrou confiança naquele momento, o que era importante para mim. Eu estava começando a minha caminhada aqui, muito novo, mas V. Exª confiou e me deu a oportunidade, que eu gostaria de agradecer, no momento em que passo a palavra a V. Exª.

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Meu caro Senador Raimundo Colombo, quero dizer que o que eu pensava que fosse a grande oportunidade terminou se transformando em uma grande frustração para mim e para V. Exª. E o País hoje está todo vendo que nós tínhamos razão: os absurdos cometidos com desvios de recursos, de verbas, esses carnavais fora de época feitos principalmente no Nordeste. Esses fatos precisam ser apurados. A CPI detectou isso. Lembra-se V. Exª que havia um famoso caso, o caso clássico de um réveillon feito aqui em Brasília, em que uma ONG chamada Angrhamazônica trouxe o Boi Garantido, de Parintins, e deu um calote no boi. Isso foi um escândalo, mas o Governo não quer apurar, não deixa apurar. A garantia da impunidade faz com que as pessoas cada dia se aperfeiçoem mais nessas práticas. Minha esperança, vou ser muito sincero, está na seriedade do Ministro Jorge Hage Sobrinho. Conheço a sua trajetória, conheço a sua vida, e a indignação dele ontem me traz a esperança de que esses fatos serão apurados. Mas vamos falar de coisa boa, e nada melhor do que o povo de Santa Catarina ter lhe consagrado Governador em uma eleição que muitos achavam difícil. Uns diziam que era um azarão, e V. Exª foi devagarzinho, tal qual aquela formiga que não dorme, quando os que se consideravam eleitos acordaram, V. Exª foi ungido Governador, no primeiro turno. E eu tenho certeza de que V. Exª, pelo seu estilo, pela sua maneira fácil, afável, cordata de querer as coisas e consegui-las, vai fazer um extraordinário governo em Santa Catarina. Eu vou ficar triste, vou perder a sua convivência, a sua companhia, mas tenho certeza de que Santa Catarina irá ganhar muito com a ascensão de V. Exª àquele governo. Sabe bem V. Exª o carinho que tenho por Santa Catarina, sabe bem V. Exª como os catarinenses me destacam nas viagens que faço, muitas delas na sua companhia, e quero apenas ter o direito, ter a oportunidade de, daqui a algum tempo, ver in loco o grande governo que com certeza V. Exª fará para o povo catarinense. Um grande abraço e muitas felicidades.

            O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Obrigado. Agradeço a todos, do fundo do coração. Agradeço a Deus por toda a força da fé, que fez com que essas ações se desenvolvessem através do trabalho da gente, agradeço ao povo de Santa Catarina, e declaro aqui, com muita fé, que vou dar tudo de mim, o melhor de mim, para fazer um grande trabalho, um trabalho justo. E o meu compromisso é com as pessoas. As pessoas estão em primeiro lugar, principalmente aquelas que mais precisam, as pessoas mais pobres.

            Muito obrigado, um grande abraço, parabéns e felicidade a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2010 - Página 58955