Discurso durante a 209ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Regozijo pela aprovação da instalação de um campus universitário da Universidade Federal de Sergipe, na cidade de Lagarto - SE, que oferecerá cursos na área de saúde.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Regozijo pela aprovação da instalação de um campus universitário da Universidade Federal de Sergipe, na cidade de Lagarto - SE, que oferecerá cursos na área de saúde.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2010 - Página 58783
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INICIATIVA, CONSELHO NACIONAL, SAUDE, APROVAÇÃO, INSTALAÇÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFSE), MUNICIPIO, LAGARTO (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), OFERTA, CURSO DE GRADUAÇÃO, MEDICINA, FARMACIA, FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO, RELEVANCIA, CAMPUS AVANÇADO, REFORÇO, SAUDE PUBLICA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, REGIÃO, DESCENTRALIZAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, CAPITAL DE ESTADO, GARANTIA, OPORTUNIDADE, ESTUDANTE, INTERIOR.
  • AGRADECIMENTO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFSE), ESFORÇO, INSTALAÇÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, CONGRATULAÇÕES, BANCADA, ESTADO DE SERGIPE (SE), CONGRESSO NACIONAL, APRESENTAÇÃO, EMENDA COLETIVA, DESTINAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, CONSTRUÇÃO, INFRAESTRUTURA, MONTAGEM, LOGISTICA.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Agora, agradeço a V. Exª.

            É para mim uma alegria muito grande poder registrar um acontecimento que terá uma grande repercussão no futuro da educação do Estado de Sergipe. Eu me refiro à aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde da instalação de um campus universitário da Universidade Federal de Sergipe na cidade de Lagarto, um dos grandes polos de desenvolvimento do Estado de Sergipe.

            O Município vai receber unidades de saúde na área de educação, e, a partir do próximo ano, já teremos vestibular para o ingresso de jovens no campus universitário da Universidade Federal de Sergipe.

            Esse campus da saúde em Lagarto vai proporcionar aos estudantes do Município, aos estudantes de toda a região centro-sul os cursos de Medicina, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem; é uma conquista grandiosa para os jovens e para os professores da Universidade Federal de Sergipe, que terão a perspectiva e a oportunidade de um ingresso regular numa universidade montada no interior, exclusivamente para fortalecer a estrutura de saúde do nosso Estado de Sergipe.

            É um fato histórico a aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde desse campus universitário, que, sem dúvida alguma, Sr. Presidente, vai ter reflexos positivos no desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado de Sergipe, porque sabemos que a educação é preponderante no progresso de qualquer Estado, de qualquer nação. E, ao estender o curso universitário para o interior, não deixando que esses cursos fiquem concentrados apenas na capital, o Governo do Presidente Lula está dando um exemplo a toda a América Latina, dando oportunidade a quantos, vivendo no interior, possam ter, futuramente, seu diploma de nível universitário na área de saúde.

            É uma justiça que o Governo está fazendo a uma região promissora, grande produtora de gado e grande produtora de cítricos, assim também grande centro produtor de alimentos para o Estado de Sergipe.

            Eu não poderia deixar de registrar esse acontecimento, que repercute em todo o Estado como uma grande conquista social, e de parabenizar o Ministro da Educação. Agradeço a ele pelo esforço que desempenhou, ao lado do Presidente Lula, para dar esse direito ao nosso estudante do interior, de Lagarto e de toda a região centro-sul.

            Também não posso deixar de enaltecer a atuação marcante do Reitor da Universidade, Josué Modesto dos Passos, que tudo fez para essa conquista. E assim também o Governador Marcela Déda, que foi fundamental nessa conquista, nessa vitória, porque, desde o início, montou uma estrutura adequada, inclusive instalando na cidade de Lagarto o Hospital Regional, que servirá de base para a preparação profissional dos estudantes de Medicina, já que esse hospital vai-se transformar, futuramente, em um hospital universitário.

            Por isso, Sr. Presidente, como Senador da República, eu queria fazer esse registro e, ainda mais, dizer que a nossa Bancada Federal apresentou uma emenda coletiva de Bancada, cujo montante vai ser em torno de R$17 milhões, para dar apoio logístico à montagem da infraestrutura adequada desse campus universitário.

            Parabéns, portanto, à Bancada de Sergipe! Parabéns, portanto, à Comissão Mista de Orçamento, que atendeu o nosso apelo e o apelo de todos os Senadores que se somaram para a apresentação de recursos ao nosso Orçamento. Destaco - não poderia deixar de fazê-lo - que a primeira assinatura dessa emenda foi da Senadora Maria do Carmo, do Estado de Sergipe. Como Coordenador da Bancada, levei essa proposta para a Presidência da Comissão de Orçamento, e ela foi aprovada no valor de quase R$18 milhões, o que significa um grande passo para essa infraestrutura da nossa Universidade Federal na cidade de Lagarto.

            Parabéns, Sergipe! Parabéns, Lagarto!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2010 - Página 58783