Discurso durante a 211ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro de assuntos tratados nas reuniões mais recentes do Conselho de Supervisão do Sistema Integrado de Saúde do Senado Federal.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Registro de assuntos tratados nas reuniões mais recentes do Conselho de Supervisão do Sistema Integrado de Saúde do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2010 - Página 59037
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS, DISCUSSÃO, CONSELHO DE SUPERVISÃO, SISTEMA INTEGRADO DE SAUDE (SIS), SENADO, PROBLEMA, GESTÃO, RECURSOS, REPASSE, DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA, ARRECADAÇÃO, ORIGEM, ASSOCIADO, FALTA, ACOMPANHAMENTO, AUMENTO, DEMANDA, SERVIÇO, ANUNCIO, PROVIDENCIA, REALIZAÇÃO, AUDITORIA, DESPESA, CONTRATO, EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, RECADASTRAMENTO, USUARIO.
  • RELEVANCIA, SISTEMA INTEGRADO DE SAUDE (SIS), SERVIDOR, SENADO, NECESSIDADE, ATENÇÃO, CONSELHEIRO, GARANTIA, CONTINUAÇÃO, OFERTA, SERVIÇO.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, gostaríamos de registrar em Plenário alguns pontos das Reuniões mais recentes do Conselho de Supervisão do Sistema Integrado de Saúde do Senado Federal, sobretudo porque não acompanharemos mais a gestão desse importante órgão do Senado Federal.

            Todos nós sabemos que, num país como o Brasil, o item saúde é um dos mais pesados no orçamento doméstico, sobretudo diante do envelhecimento natural de todos nós.

            Exatamente por isso, nós precisamos nos preocupar com a saúde do próprio Sistema de Saúde do Senado Federal, com o intuito maior de garantir-lhe a viabilidade orçamentária e financeira.

            Uma das diretrizes que foram traçadas nos últimos meses se refere a um levantamento comparativo sobre a forma como outros planos semelhantes ao SIS têm feito para garantir a viabilidade dos serviços para os associados dentro das margens dos recursos financeiros disponíveis.

            Hoje, sabemos que o SIS tem lançado mão do fundo de reserva pela incapacidade de gerenciar as demandas dentro da dotação orçamentária garantida pela Casa.

             Ao menos em certa medida, a elevação dos gastos com o plano advém do aumento do número de usuários com idade superior a 45 anos, que, sem qualquer dúvida, costumam demandar mais dos serviços ofertados.

            Há, nesse contexto, uma equação a ser traçada que envolve, de um lado, a gestão dos recursos disponíveis, com a auditoria das contas do SIS, de outro, a adequação da demanda de serviços com o montante total dos recursos repassados pelo Senado Federal ao Sistema, bem assim com a arrecadação dos associados.

            A esse respeito, ressalte-se, também, a necessidade de auditagem nos contratos existentes com prestadores de serviços, sempre num recorte comparativo, para se obter a melhora relação custo benefício possível.

            Precisamos, ademais, fazer um recadastramento dos usuários, de modo a termos uma radiografia de todos os associados e perfis de utilização.

            O SIS, Sr. Presidente, é patrimônio dos servidores do Senado Federal e uma instituição de extrema valia, que, pela importância, precisa ser adequadamente cuidada e monitorada se desejarmos garantir-lhe a sobrevida e viabilidade.

            Da nossa parte, estamos satisfeito em verificar que o trabalho dos Conselheiros tem sido bastante proveitoso no sentido de resolver alguns problemas de gestão e traçar um plano estratégico para manter o SIS dentro de um modelo capaz de atender as demandas dos usuários sem onerá-los em demasia.

            Nosso desejo é que o conjunto dos Conselheiros possa encontrar a fórmula ideal para viabilizar o SIS e continuar a oferta de assistência à saúde dos servidores do Senado Federal.

            Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2010 - Página 59037