Discurso durante a 211ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Despedida do Senado Federal, tento em vista que S.Exa. foi eleito Vice-Governador do Estado do Paraná.

Autor
Flávio Arns (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Despedida do Senado Federal, tento em vista que S.Exa. foi eleito Vice-Governador do Estado do Paraná.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2010 - Página 59042
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DESPEDIDA, MANDATO, SENADO, MOTIVO, POSSE, ORADOR, VICE-GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), REGISTRO, TRABALHO, ENGAJAMENTO, PROMOÇÃO, JUSTIÇA SOCIAL, SAUDAÇÃO, PROGRESSO, INCLUSÃO SOCIAL, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, IDOSO, JUVENTUDE, CRIANÇA, DIGNIDADE, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PRIORIDADE, SOLIDARIEDADE, EXPECTATIVA, CONTINUAÇÃO, PROCESSO, NECESSIDADE, CONCILIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, GARANTIA, ACESSO, EDUCAÇÃO, QUALIDADE.

            O SR. FLÁVIO ARNS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é chegado o momento de concluir uma etapa, para aceitar novos desafios e contribuir mais de perto com as necessidades de meu Estado.

            Como o alpinista que chega a um ponto da escalada e faz uma pausa para olhar o que ficou para trás - o longo caminho já percorrido -, e olhando para a frente e para o alto se prepara para o percurso ainda a trilhar, situamos este momento da nossa história comum. 

            Os anos de mandato parlamentar como Deputado Federal e como Senador merecem uma retomada de registros dos desafios enfrentados e das conquistas obtidas. Além de quantificar numericamente, importante será refletir sobre o significado, o impacto dos mesmos no processo político. Acreditamos ter contribuído bastante para que a atenção às questões sociais estivesse mais presente no dia a dia da vida política.

            No tocante às instituições que prestam o valioso trabalho junto às pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, jovens, idosos, doentes - enfim, o povo organizado -, com alegria concluímos que se evidenciam muitos progressos. Se não ainda efetivamente todos concretizados, pelo menos a criação de uma nova consciência diante deles se promoveu. A importância das entidades no contexto social e a valorização do inestimável trabalho prestado por elas mediante a ação de tantas abnegadas e valorosas pessoas vêm progressivamente sendo reconhecida.

            O exercício do mandato parlamentar com dignidade e competência também representou a sintonia com a seriedade com que as pessoas envolvidas desenvolvem os trabalhos. Como nosso mandato sempre teve como filosofia de trabalho a solidariedade e a participação, os bons resultados alcançados em tantos anos devem ser repartidos e festejados por todos. As conquistas são conquistas coletivas e, como tal, têm a garantia da consolidação.

            Porém, estamos de acordo de que é preciso continuar, porque há muito ainda a ser conquistado. Precisamos ter bem presente que nada será dado de graça, mas será conquistado com luta - luta tenaz e inteligente de conquista de apoios e de engajamentos. É preciso que o desenvolvimento econômico de nosso País seja acompanhado de um desenvolvimento social.

            Também é longo o caminho a ser percorrido para que a nossa sociedade seja marcada por uma convivência fraterna e solidária, de inclusão de todos e superação de todas as discriminações e preconceitos. Os caminhos seguros, para tanto, devem ser a Justiça Social e o acesso à Educação de qualidade, sem esquecer todos os outros fatores que devolvem às pessoas a dignidade, indispensável para uma vida feliz e plena.

            Estamos agora diante do desafio de contribuir na esfera executiva, como Vice-Governador e Secretário de Educação, para atingirmos os ideais sempre presentes e buscados pelos paranaenses. Não nos esqueçamos, contudo, que o bom serviço prestado ao Estado tem reflexo para toda a nação e, desse modo, sentimos que permanecerá viva nossa contribuição ao País. Enfim, deixamos o Congresso Nacional com a certeza de termos sido uma presença valiosa e feliz na história dessa terra e dessa gente.

            Um grande abraço a todos e votos de um futuro pleno em justiça social para todo o Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2010 - Página 59042