Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento de Belkís Faria, Clayton Ferreira e Rodrigo Mafra, funcionários da Legião Brasileira da Voa Vontade - LBV. Prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos por S.Exa., no Senado, representando o Estado do Amazonas.

Autor
Jefferson Praia (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: Jefferson Praia Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Voto de pesar pelo falecimento de Belkís Faria, Clayton Ferreira e Rodrigo Mafra, funcionários da Legião Brasileira da Voa Vontade - LBV. Prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos por S.Exa., no Senado, representando o Estado do Amazonas.
Aparteantes
Cristovam Buarque, Garibaldi Alves Filho, Marconi Perillo, Mozarildo Cavalcanti, Rosalba Ciarlini, Valter Pereira.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2010 - Página 59340
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, FUNCIONARIOS, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL.
  • BALANÇO, MANDATO PARLAMENTAR, ORADOR, SUCESSÃO, MORTE, JEFFERSON PERES, SENADOR, COMPROMISSO, CONTINUAÇÃO, ETICA, POLITICA, DEFESA, INTERESSE, ESTADO DO AMAZONAS (AM), REGIÃO AMAZONICA, DETALHAMENTO, AUTORIA, PROPOSIÇÃO, REGISTRO, PARCERIA, ENTIDADE, VINCULAÇÃO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), SUBSIDIOS, PROPOSTA, APERFEIÇOAMENTO, FISCALIZAÇÃO, OBRA PUBLICA.
  • REITERAÇÃO, COMPROMISSO, VALORIZAÇÃO, ZONA FRANCA, POLO INDUSTRIAL, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), COMPROVAÇÃO, VALIDADE, PROVIDENCIA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, QUALIFICAÇÃO, POVO, SIMULTANEIDADE, REPRESSÃO, CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE, OBJETIVO, PRESERVAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA.
  • AGRADECIMENTO, APOIO, FAMILIA, SERVIDOR, SENADOR, ESPECIFICAÇÃO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT).

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Inicialmente, quero requerer voto de pesar pelo falecimento de Belkis Faria, Clayton Ferreira e Rodrigo Mafra. Essas pessoas, Sr. Presidente, eram funcionários da LBV e estavam trabalhando na cobertura da entrega de mais de setenta mil cestas de alimentos às famílias em risco social, atividade integrante da campanha do Natal da LBV. Diante dessa tragédia, da perda desses inestimáveis seres humanos, envolvidos em causa tão nobre, expresso nossas condolências e envio conforto espiritual aos seus familiares e colegas de trabalho.

            É o que proponho, Sr. Presidente, neste voto de pesar.

            Mas, Sr. Presidente, não poderia, neste momento, de, muito rapidamente, prestar contas do trabalho que estou fazendo nesta Casa, representando o povo do Estado do Amazonas.

            À medida que se aproxima o final deste mandato que me foi atribuído por surpresa cruel do destino, gostaria de compartilhar algumas reflexões com V. Exªs e com a multidão de concidadãos nossos que, pelo Brasil afora, em especial os do meu Estado do Amazonas, acompanham os trabalhos do Senado da República pela Internet, pelo rádio e pela TV.

            Há cerca de dois anos e meio, eu chegava a esta Casa, impelido pelo dever, ao mesmo tempo ingrato e intimidador, de suceder o meu saudoso líder, mestre, correligionário e amigo, Senador Jefferson Péres. Sempre fiz questão de usar o verbo suceder nesse contexto, pois tenho consciência de que ninguém poderia pretender substituir o notável homem público e intelectual amazonense, porque insubstituível ele sempre foi, é e será. De qualquer maneira, Sr. Presidente, encarei como meu dever de amizade e fidelidade honrar sua memória da melhor maneira ao meu alcance, buscando levar adiante o trabalho incansável em favor da ética na política, a luta permanente em prol dos legítimos interesses e das mais sentidas aspirações do meu Estado do Amazonas e do povo amazonense e a defesa intransigente de um tratamento equilibrado para as dimensões naturais e humanas da questão amazônica.

            Sr. Presidente, procurei dar consequência prática a esses grandes compromissos pelo desempenho, no limite de minha capacidade, de minha missão representativa, atuação parlamentar e produção legislativa.

            Quero, Sr. Presidente, no terreno da produção legislativa, citar que fui autor de 87 proposições, sendo duas propostas de emenda à Constituição, 14 projetos de lei do Senado, 2 propostas de fiscalização e controle, 2 projetos de resolução do Senado e 67 requerimentos.

            Dentre as várias proposições legislativas, peço vênia para destacar algumas: o PLS 371, que introduz no currículo do ensino fundamental e médio a obrigatoriedade de estudos sobre a Amazônia; o PLS 324/2009, que cria o Fundo Garantia-Safra e institui o Benefício Garantia-Safra, voltado a famílias de micro e pequenos agricultores vitimadas pela estiagem ou pelos excessos hídricos; o PLS 236/2010, que institui a ajuda especial de mantença para famílias que mantêm sob seus cuidados pessoas com mais de 70 anos de idade.

            Destaco também o PLS 378/2010, que altera a Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, para permitir a dedução de despesas educacionais de crianças e adolescentes apadrinhados, mediante doação a instituições assistenciais de utilidade pública, para fins de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física; o PLS 379, que estabelece a dedução da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física da integralidade das despesas do contribuinte e de seus dependentes com educação, inclusive cursos livres; o PLS 239/2009, que permite a concessão de benefícios aos atletas-guias dos para-atletas das categorias T11 e T12.

            Também a PEC 21/2010, que altera o art. 92 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Carta de 88, a fim de estender o prazo de vigência da Zona Franca de Manaus e seus benefícios aos Municípios vizinhos da capital amazonense; e a PEC 39/2009, que estende a obrigatoriedade da elaboração de planos diretores aos Municípios com população igual ou inferior a vinte mil habitantes.

            Sr. Presidente, destaco também três propostas de minha autoria que se referem à questão a que dediquei parcela substancial de minha atenção e das minhas energias ao longo do mandato: a da fiscalização de obras públicas, tendo em vista zelar pela eficiente, correta e transparente aplicação do dinheiro do contribuinte em projetos de infraestrutura essenciais ao desenvolvimento socioeconômico do País. Assim, o PLS 439/2009, estabelece normas relativas ao controle centralizado de informações sobre as obras públicas custeadas com recursos federais; a Proposta de Fiscalização e Controle nº 1, de 2009, propõe que a Comissão de Meio Ambiente (CMA) realize ato de fiscalização e controle sobre padrões de preços em obras públicas federais; e também destaco a PFS nº 2, de 2009, que propõe que a mesma Comissão realize ato de fiscalização e controle sobre o planejamento de investimentos em infraestrutura.

            Destaco, Sr. Presidente, que essas iniciativas nasceram de uma profícua parceria desenvolvida por mim, por meu gabinete, com o Tribunal de Contas da União (TCU); o Instituto Brasileiro dos Auditores de Obras Públicas (Ibraop); a Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon); os Tribunais de Contas dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea); e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea/PR), sempre contando com o competente assessoramento da Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado Federal.

            Sr. Presidente, como estou fazendo um resumo desta prestação de contas, destaco aqui as emendas, o empenho que tivemos para viabilizar recursos para investimentos no meu Estado, o Estado do Amazonas.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, algumas eleições se perdem, outras se ganham. Certas coisas, porém, permanecem para sempre gravadas na nossa memória afetiva, inalteradas pelas oscilações do destino.

            Antes de continuar, gostaria de conceder o aparte ao nobre Senador que tive a honra... V. Exª pode fazer agora se quiser.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Jefferson, quero me inscrever também.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Será um prazer ouvi-lo, Senador.

            Senador Cristovam, por favor.

            O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Senador Jefferson Praia, o senhor talvez tenha sido, de todos nós, o que teve a mais difícil tarefa no exercício do mandato, porque o senhor teve a tarefa de substituir Jefferson Péres. E isso não é fácil. Substituir plenamente, nenhum de nós aqui conseguiria. Jefferson Péres foi uma figura das mais marcantes nesta Casa ao longo de toda a história. O senhor chegou aqui com essa cara de garotão, jovem, para substituir uma figura lendária, um ícone que nós tínhamos. Essa é uma tarefa quase impossível, e o senhor se saiu muito bem.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador.

            O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Não vou dizer que substitui plenamente, como eu digo, porque nenhum de nós o substituiria plenamente. Mas o substituiu muito bem. Substituiu muito bem na defesa da Amazônia inteira; na defesa do Amazonas, especialmente; na defesa dos valores da soberania brasileira, que eram tão caros ao Jefferson Péres; na defesa da educação, como ouvi em muitos dos seus discursos aqui - ela que é tão cara ao nosso partido comum. Enfim, nesses anos em que o senhor ficou aqui, sentimos saudade do Jefferson Péres por causa dele, mas não por causa do senhor, que o estava substituindo. Como substituto, o senhor preencheu a lacuna que Jefferson Péres deixou. Creio que esse é o maior elogio que posso fazer-lhe: ter conseguido preencher a lacuna do Jefferson Péres. E quero dizer que, como o senhor acaba de falar, há pouco, a eleição está aí para ganharmos e perdermos. Eu mesmo perdi duas, ganhei três; e estou pronto para perder uma terceira ou quarta ou quinta, aliás, quarta, a terceira já perdi, sem nenhum problema, se for preciso desempenhar o papel político de lutar por uma causa. O senhor perdeu, lutando por uma causa. E há gente que ganha sem causa alguma. Então o senhor é mais vitorioso, ao perder, tendo causa, do que aqueles que ganham sem causa. O senhor perdeu no sentido aritmético de ter menos votos, mas não perdeu no sentido político de não ter uma bandeira, uma causa pela qual lutar. Por isso, essa é apenas uma etapa, e o senhor vai continuar na sua luta, que é a nossa luta. Parabéns ao Estado do Amazonas, por tê-lo enviado para cá, por esse tempo, para trazer alguém capaz de preencher a lacuna do grande Jefferson Péres. Eu tenho certeza de que ele, que o escolheu, naquele momento, como suplente, se estivesse aqui, estaria orgulhoso do trabalho que o senhor fez ao longo desse tempo. Parabéns para o senhor. Parabéns para o Estado do Amazonas. E espero encontrá-lo muitas vezes nas nossas lides por uma mudança estrutural no Brasil, que nós, do PDT, acreditamos que virá no dia em que o filho do trabalhador estudar na mesma escola do filho do patrão. Um grande abraço. Boa sorte! E continuamos juntos.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador Cristovam. Eu quero falar a V. Exª muito mais com o coração do que com a razão ou qualquer outra coisa. Sempre acompanhei a política nacional, e estar aqui entre vocês, com V. Exª, que é uma referência política e um exemplo de político a ser seguido em nosso País, para mim foi uma honra.

            Em relação ao Senador Jefferson Péres, Jefferson Péres era um intelectual, que estava muito à frente de mim. Eu sou um carregador de fardo; um daqueles que têm de batalhar muito. Enquanto ele dava um passo e corria quilômetros, eu saio correndo quilômetros para chegar perto do trabalho que o Senador Jefferson Péres fez aqui.

            É claro que agradeço todo o empenho que tive da minha equipe, de todos que me ajudaram até este momento.

         Eu vou muito rapidamente, aqui, terminar as minhas palavras, que são breves - não estou fazendo nenhuma despedida, apenas uma prestação de contas -, para ouvir os demais Senadores, a quem agradeço muito as palavras que têm a dizer.

            Sr. Presidente, de uma parte, amadureci minha vivência e meus conhecimentos de problemas cruciais do desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil, em geral e da Amazônia em particular, no convívio com as Srªs e Srs. Senadores, meus ilustres colegas, cujo currículo inclui experiências à frente dos mais elevados cargos públicos no preenchimento de posições de relevo na iniciativa privada e no desempenho de papéis de liderança dos movimentos sociais.

            A V. Exªs o meu sincero obrigado pela atenção, pela camaradagem, pela confiança com que me distinguiram em um dos períodos mais desafiadores e fecundos da minha existência.

            Pude também verificar a comprovação da validade de algumas das principais bandeiras por que me tenho permanentemente batido. Em primeiro lugar, o papel insubstituível do polo industrial de Manaus como alternativa de desenvolvimento sustentável, possibilitadora da manutenção da cobertura florestal original do Estado, na sua quase totalidade.

            Em segundo, a urgência em se complementarem as medidas de repressão a delitos ambientais - como o desmatamento, a caça e a pesca ilegais -, tomadas por órgãos como o Ibama, a Polícia Federal e os entes ambientais estaduais, com providências que contemplem a qualificação técnica profissional e social dos povos da floresta, para o desempenho dos serviços ambientais, legais e legítimos, sem descurar, no entanto, de suas premências, de suas necessidades a curto e médio prazo.

            Em terceiro lugar, o desafio mais geral, que engloba essas e outras providências de responsabilidade dos governos, no âmbito de uma colaboração entre os três níveis federados e também de parcerias com empresas e organizações não governamentais, com a finalidade de elevar a qualidade de vida dos seres humanos, como condição indispensável para que a floresta se mantenha em pé.

            Quero, antes de continuar e fazer os agradecimentos finais, ouvir, com muito prazer, o Senador Mozarildo Cavalcanti.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Jefferson Praia, V. Exª, evidentemente, como disse o Senador Cristovam, teve uma tarefa difícil: substituir o Senador Jefferson Péres. Mas V. Exª não tem a semelhança com ele só no nome, não. V. Exª realmente se comportou aqui justamente como Jefferson Péres se comportava: de maneira ética, dedicada. Eu me lembro do Senador Jefferson Péres, numa questão, até pelo ponto de vista da propaganda, delicada, que foi a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Nós criamos uma comissão temporária externa, e ele era um dos membros. Ele foi diligente, vamos dizer assim: acompanhou todas as etapas, aprofundou-se nos estudos e colaborou muito na elaboração do nosso relatório, que foi de autoria do Senador Delcídio Amaral. E ele dizia uma coisa para mim, que realmente sempre pensei como médico: que é muito ruim que as políticas para a Amazônia nunca pensem no ser humano, nem mesmo a política indigenista. Pensa-se na terra. Sim, a terra; e depois? O ser humano fica lá, na verdade, em quase todas as reservas indígenas, com raríssimas exceções, a deus-dará. Termina, ficando em cima das terras da União sem nenhum tipo de benefício. Com esse viés da preocupação com o ser humano da Amazônia, V. Exª, aqui, com muita propriedade, com a formação que tem, enfatizou que é preciso haver uma política para a Amazônia que trate bem o meio ambiente, mas que se preocupe com quem está naquele meio ambiente, que se preocupe, portanto, prioritariamente, com o ser humano da Amazônia, seja índio, seja não índio. Já dizia Darcy Ribeiro, quando lançou o chamado Projeto Caboclo, que se tem de pensar numa forma de preservar a floresta, mas se dando ao ser humano que vive lá a condição de viver economicamente melhor, não como hoje. Então, puxando esse ponto de destaque na sua atuação, embora haja vários outros aspectos, quero, como amazônida também, cumprimentar V. Exª por sua passagem por aqui. Tenho certeza de que V. Exª apenas se afasta momentaneamente do mandato, mas não vai sair da vida política, porque a colaboração e a clareza de visão de V. Exª são muito importantes para a boa política, que tem de permanecer neste País. Parabéns, portanto!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador Mozarildo Cavalcanti, pelas palavras de estímulo. V. Exª também tem um pensamento muito próximo do meu, quando destaca a importância dos seres humanos na Amazônia. Este, para mim, é o ponto fundamental: queremos a preservação e a conservação da Amazônia, mas não queremos homens e mulheres deitados, mortos, sem saúde e sem educação, sem uma condição de vida adequada. Parabenizo também V. Exª, por ter sido um defensor do seu Estado e da Amazônia! Muito obrigado pelas palavras.

            É com muito prazer que ouço a ilustre Senadora Rosalba Ciarlini.

            A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Senador Jefferson Praia, gostaria apenas de parabenizá-lo pelo trabalho que vem realizando, pelo trabalho que realizou esses anos, aqui, ao nosso lado. Sei que V. Exª aqui chegou numa substituição difícil, mas deu conta do seu recado, orgulhou sua terra, sua gente. Tive muito prazer em compartilhar, nesses anos, com V. Exª muitos e muitos projetos, ações em que tivemos oportunidade de estar juntos. Eu só queria deixar esse registro do seu trabalho, do quanto honrou e honra esse mandato. Digo ao povo do Amazonas que vale a pena ter um filho desta terra na luta, engrandecendo o Brasil e cumprindo sua missão.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senadora. V. Exª vai para uma missão importantíssima, que é a de ser a Governadora do seu Estado. Desejo sucesso a V. Exª nos seus projetos, nas suas ações, que, acima de tudo, não somente engrandecerão os trabalhos que V. Exª tem feito ao longo de sua vida, mas também serão fundamentais para as pessoas do seu Estado. Então, desejo-lhe tudo de bom, um grande governo!

            É com muito prazer que ouço o ilustre Presidente desta Casa quando aqui cheguei, o Senador Garibaldi Alves, uma pessoa que tenho observado pela sua cautela, pela sua forma de fazer política. É com muito prazer que ouço V. Exª, Senador.

            O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Senador Jefferson Praia, quero dizer o que muitos Senadores já disseram e dirão: V. Exª teve uma tarefa difícil, que foi a de suceder, nessa cadeira do Senado, o grande Senador Jefferson Péres. Mas pode ficar tranquilo, porque V. Exª sucedeu o Senador muito bem. É claro que cada Senador tem seu estilo, cada Senador tem seu trabalho, e o trabalho de V. Exª pôde ser percebido por todos nós como um trabalho incansável em favor da sua região, em favor da Amazônia. V. Exª se dedicou à abordagem de outros temas, mas, é claro, notou-se essa preocupação, eu diria quase uma verdadeira obsessão por tratar e defender a Amazônia. Daí por que quero me congratular com V. Exª. Espero que essa trincheira que V. Exª ocupa possa ser ocupada em outros ambientes, em outros auditórios, porque V. Exª haverá sempre de defender sua região com a maestria e com o brilhantismo como a defendeu no Senado. Eu diria que V. Exª, também em sua participação na Comissão de Assuntos Econômicos, teve a preocupação em defender sua região. Até lamentei que não pudesse ter ido, juntamente com V. Exª, a uma audiência pública realizada no seu Estado. Gostaria de ter ido a essa audiência; lá não fui, mas não tenho a menor dúvida de que seus conterrâneos, nessa audiência, aplaudiram o trabalho de V. Exª. Muito obrigado.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador. V. Exª se lembra dessa audiência, e, aqui, neste momento, também me recordo de quando V. Exª disse: “Jefferson, você vai fazer essa audiência lá no Amazonas, vai querer ouvir o povo do Amazonas?”. Olha só, Senador Valter Pereira! Nunca tinha ocorrido uma audiência pública fora de Brasília, e lá fomos discutir com a sociedade como o Estado do Amazonas via toda essa questão relacionada ao pré-sal.

            Agradeço a V. Exª as palavras e, acima de tudo, a forma como me recebeu naquele momento da posse, em que V. Exª estava na Presidência desta Casa. Sei que a atenção não foi dada a mim, mas, sim, ao nosso saudoso Jefferson Péres. Mas agradeço, do fundo do meu coração, a V. Exª a forma como deu oportunidade para que todos pudessem falar um pouco naquele momento difícil que vivíamos no Senado, quando alguém chegava ao lugar de um grande homem como o Senador Jefferson Péres.

            Senador Valter Pereira, é com muito prazer que ouço V. Exª.

            O Sr. Valter Pereira (PMDB - MS) - Senador Jefferson Praia, V. Exª chegou ao Senado com discrição, mas, desde cedo, mostrou grande responsabilidade, conduziu-se com bastante dedicação à causa pública. Vi o trabalho de V. Exª, tanto nas Comissões, como no plenário. Percebi que o Senador Jefferson Péres, um homem público admirável, coerente e sério, tinha desfalcado o Senado de grande contribuição, de grande dedicação. Mas V. Exª conseguiu suprir a lacuna com brilho. V. Exª vai deixar o Senado, mas aqui ficarão impregnados todos os atributos que V. Exª tão bem soube cultivar. Além de suas qualidades políticas, assinaladas pela coerência, pela dedicação, pela competência, V. Exª deixará também o rastro de um bom amigo, de um bom companheiro, enfim, de uma criatura que soube representar com muita dignidade o seu Estado, o Amazonas. Parabéns a V. Exª! Que Deus o proteja nas suas atividades, que voltam ao normal!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador Valter Pereira. V. Exª também tem sido aqui uma das pessoas que tenho observado. Sou um observador; isso já é da minha natureza. Percebo as ponderações nas Comissões e no plenário e a forma como cada um desempenha seu papel, representando seu Estado. V. Exª também está de parabéns por representar muito bem o seu Estado! E lhe agradeço as palavras de estímulo.

            É com muito prazer também que ouço o Senador Marconi Perillo.

            O Sr. Marconi Perillo (PSDB - GO) - Senador Jefferson Praia, tenho a honra de apartear V. Exª neste momento da sua despedida, da minha despedida e da de muitos outros colegas que deixarão, a partir destes dias, a Casa de Rui Barbosa. É claro que, como já disseram outros colegas, o Senador Jefferson Péres fez e continuará a fazer muita falta ao Senado. Ele dignificou muito não só o Plenário, o Conselho de Ética, mas a Casa e o Congresso Nacional. Para nossa sorte, em que pese o azar da perda de Jefferson Péres, o seu Estado enviou para cá V. Exª, que, com humildade, com muito talento, com muita dedicação, com muito esforço e com muita vontade de fazer o melhor para seu povo, soube dignificar sua terra e este Senado. V. Exª, além das qualidades intelectuais e da ética que lhe é peculiar, também soube granjear aqui muitos amigos e colegas que passaram a admirá-lo, não só pela sua atuação parlamentar, mas por sua conduta como ser humano, por sua conduta ética, por sua conduta amiga. Saiba que deixa em mim um amigo e um admirador. No Estado de Goiás, nossas portas estarão sempre abertas para V. Exª. Que Deus possa continuar com V. Exª ao longo dessa longa trajetória com que, certamente, o povo do Estado o brindará daqui para frente! Obrigado pelo aparte. Parabéns pela atuação!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador Marconi Perillo. Quero também desejar sucesso a V. Exª, que também se despede hoje, para partir para uma nova empreitada. No Executivo, há muito mais possibilidades de realizações, e todos nós, homens e mulheres públicos, realizamo-nos pelo que podemos fazer pelas pessoas. Desejo tudo de bom para V. Exª. Que V. Exª tenha um governo profícuo, um governo que proporcione grandes resultados ao seu Estado! Muito obrigado por suas palavras.

            Para finalizar, Sr. Presidente, quero fazer alguns agradecimentos.

            Neste momento, agradeço a Deus por tudo, por Ele ter me dado força, inteligência, sabedoria e discernimento para concluir esta missão. E agradeço ao povo do meu Estado, o Estado do Amazonas, por acreditar em mim.

            Quero finalizar esta prestação de contas, Sr. Presidente, dirigindo palavras de gratidão e de reconhecimento a um grupo de pessoas, entes queridos e dedicados companheiros, notáveis por suas qualidades profissionais e humanas.

            Agradeço à minha mulher, Martha, que se encontra no plenário neste momento; aos meus filhos Jefferson e Lorena; aos meus pais, Atabírio e Dolores; aos meus irmãos Frankie, Rawflin e Stefferson, que sempre me apoiaram.

            Agradeço à família do Senador Jefferson Péres, nas pessoas de sua esposa, Drª Marlídice, grande mulher, fundamental na caminhada do nobre Senador Jefferson Péres, e também de seus filhos Roger, Rômulo e Ronald. Quero ressaltar que, após a partida do Senador Jefferson Péres, aproximei-me muito mais da sua família, à qual agradeço o apoio que me deu, para que eu pudesse desempenhar, da melhor forma possível, esta missão.

            Agradeço à minha equipe baseada em Manaus, à qual presto homenagem na pessoa do companheiro e amigo Milson Pascoalino, e a todos que estão lá; à equipe do meu gabinete, na pessoa do Chefe de Gabinete, Dr. Otto Fernandes da Silva; ao corpo de funcionários desta Casa, em especial os Consultores Legislativos, de Orçamento e Secretários de Comissões, na pessoa do Professor Ivan Dutra de Faria.

            Agradeço aos meus companheiros de luta do PDT do Amazonas, nas pessoas do Vereador Mário Frota, Stones Machado, Rui Gomes, Demilson Chagas, Rocha Freire, Paulo Onofre, Abel Pedraça, Jorge Loureiro, José Luís, Lana, Noêmia, Leny. Em especial, cumprimento meus companheiros do PDT do interior do Estado do Amazonas; os companheiros do PDT Nacional, nas pessoas do seu Presidente, Ministro Carlos Lupi, e do Secretário-Geral Manoel Dias; o Líder do PDT nesta Casa, Senador Osmar Dias; os companheiros da Liderança do PDT e os meus companheiros Senadores aqui, como os Senadores Cristovam Buarque, Acir Gurgacz, João Durval e Patrícia Sabóia.

            Quero também, Sr. Presidente, agradecer em especial aos 243 mil eleitores que votaram em mim, que acreditaram e acreditam na minha luta por uma sociedade melhor.

            A todos, meus calorosos agradecimentos!

            Sr. Presidente, era o que eu tinha a dizer.

            Gostaria que meu pronunciamento fosse considerado na íntegra.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR JEFFERSON PRAIA.

************************************************************************************************

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2010 - Página 59340