Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Despedida de S.Exa. da vida política, após 44 anos de dedicação, tendo exercido, além do cargo de Senador, os de Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal e Governador do Espírito Santo.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Despedida de S.Exa. da vida política, após 44 anos de dedicação, tendo exercido, além do cargo de Senador, os de Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal e Governador do Espírito Santo.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2010 - Página 59364
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • OPORTUNIDADE, CONCLUSÃO, MANDATO PARLAMENTAR, BALANÇO, VIDA PUBLICA, EX VEREADOR, EX-DEPUTADO, SENADOR, DIVERSIDADE, MANDATO, EX GOVERNADOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), CUMPRIMENTO, DEVERES, CONCILIAÇÃO, ETICA, POLITICA, REGISTRO, COLABORAÇÃO, PAULO HARTUNG, GOVERNADOR, RENATO CASAGRANDE, CANDIDATO ELEITO, SAUDAÇÃO, RETOMADA, DESENVOLVIMENTO, AMBITO ESTADUAL.

            O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, chego ao fim de uma longa carreira política. Como dizem os versículos do 3º capítulo do livro de Eclesiastes da Bíblia:

Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou.

            Chegou o tempo de me retirar do Congresso Nacional, do Senado, onde exerci três mandatos.

            Foram 24 anos de atuação nesta Casa, 44 anos de vida dedicada à política, durante os quais, além de senador, fui vereador no município de Vitória, deputado estadual, deputado federal durante dois mandatos consecutivos e governador do Espírito Santo. Fui o único governador de Estado a começar como vereador e encerrar sua carreira como senador.

            Deixo a vida política com a consciência tranquila, de quem cumpriu seu dever. Se há algo de que me orgulho é de nunca ter encontrado dificuldades para conciliar ética e política. É impossível negar a existência de vínculos entre a vida moral e a vida no poder, pois, se o fizermos, acabaremos concluindo que os fins justificam os meios.

            Outro motivo de orgulho é presenciar o resgate de meu Estado. O Espírito Santo retomou seu crescimento, viveu uma mudança radical de perfil econômico e lançou as bases para um desenvolvimento sustentável.

            O idealizador dessa transformação, governador Paulo Hartung, começou comigo sua carreira política, assim como o senador Renato Casagrande, que o sucederá. E, ocupando o lugar do senador Casagrande, estará a primeira suplente, Ana Rita Esgario, que fiz ingressar na vida pública. Deixo, portanto, herdeiros políticos de valor.

            Ao longo de 44 anos, sempre fiz questão de prestar minha contribuição para o progresso do Espírito Santo, para o bem-estar de seu povo, dos agricultores, dos empreendedores. Foram mais de quatro décadas em que jamais perdi a fé na grandeza de meu Estado natal e do Brasil.

            Mesmo fora da vida pública, nunca abandonarei esta crença, a de que tudo é possível quando existe empenho, vontade de progredir e de mudar, para proporcionar uma vida melhor a todos. Estarei sempre à disposição para trabalhar, voluntariamente, pelo desenvolvimento do Espírito Santo.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2010 - Página 59364