Discurso durante a 213ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Assunção do mandato de Senador da República pelo Estado de Goiás, como primeiro suplente do Senador Marconi Perillo, ressaltando que, no exercício da senatoria, fará parte da oposição ao governo em torno de propostas que contribuam para o crescimento da Nação, e fazendo um breve histórico da trajetória de S.Exa.

Autor
Cyro Miranda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Cyro Miranda Gifford Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Assunção do mandato de Senador da República pelo Estado de Goiás, como primeiro suplente do Senador Marconi Perillo, ressaltando que, no exercício da senatoria, fará parte da oposição ao governo em torno de propostas que contribuam para o crescimento da Nação, e fazendo um breve histórico da trajetória de S.Exa.
Aparteantes
Cristovam Buarque, Lúcia Vânia, Marco Maciel, Mozarildo Cavalcanti, Valdir Raupp.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2010 - Página 59523
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SENADO, OPORTUNIDADE, POSSE, MOTIVO, RENUNCIA, MARCONI PERILLO, SENADOR, CANDIDATO ELEITO, GOVERNADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, APRESENTAÇÃO, COMPROMISSO, DEFESA, INTERESSE NACIONAL, ESTADO DE GOIAS (GO), DIRETRIZ, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), COMPOSIÇÃO, BANCADA, OPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL.
  • QUALIDADE, EMPRESARIO, ENGAJAMENTO, LIDERANÇA, ASSOCIAÇÕES, COMERCIO, INDUSTRIA, ANALISE, IMPORTANCIA, COMERCIO EXTERIOR, REDUÇÃO, TRIBUTAÇÃO, REFORÇO, SETOR, PRODUÇÃO, INDUÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • AGRADECIMENTO, APOIO, FAMILIA, COMPROMISSO, ETICA, EXERCICIO, MANDATO PARLAMENTAR.

            O SR. CYRO MIRANDA GIFFORD JÚNIOR - Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do País, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Senador que o povo me conferiu e sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil. (Palmas.)

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Declaro empossado no mandato de Senador da República o nobre Senador Cyro Miranda Gifford Júnior, que, a partir deste momento, passa a participar dos trabalhos da Casa. (Pausa.)

            Podem sentar-se.

            Sobre a Mesa, comunicação que era lida pelo Sr. Primeiro-.Secretário, Senador...

            Vou lê-la para que tomem conhecimento:

Senado Federal.

Secretaria-Geral da Mesa.

Comunicação de filiação partidária e nome Parlamentar.

Sr. Presidente,

Tenho a honra de comunicar a V. Exª, em conformidade com o art. 7º do Regimento Interno, que, assumindo nesta data a representação do Estado de Goiás, em substituição a Marconi Ferreira Perillo Júnior, adotarei o nome abaixo consignado e integrarei a Bancada do Partido da Social Democracia Brasileira.

Nome Parlamentar: Cyro Miranda.

 

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - O expediente vai à publicação.

            Então, nós colocamos a tribuna à disposição do novo Senador que representa o grandioso Estado de Goiás. Não bastassem os Parlamentares com que convivemos: a encantadora e bela Senadora Lúcia Vânia, o Senador Demóstenes, símbolo do Direito, e Marconi, de quem sentiremos saudades, agora recebemos V. Exª. Essa Bancada tem que ser respeitada na História do Brasil. A ela pertenceu Juscelino Kubitschek de Oliveira.

            V. Exª é um dos continuadores de Juscelino, que disse: “É melhor sermos otimistas. O otimista pode errar, o pessimista já nasce errado e continua errando”. Então, somos otimistas na democracia justamente quando V. Exª adentra fortalecendo a Bancada tradicional de Goiás.

            O SR. CYRO MIRANDA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado.

            Srs. Senadores, Srªs e Srs. Senadores, meu prezado e querido amigo Marconi Perillo, Governador eleito do Estado de Goiás, prezados jornalistas, meus queridos familiares, meus amigos, senhoras e senhores, entre os dizeres milenares chineses, há um que me parece de fundamental importância para este momento: “Uma longa viagem começa com um passo!”

            Hoje me lanço a uma jornada que, se assim o desejar o Criador, será de quatro anos.

            Espero marcar cada um de meus passos com a realização permanente do desejo de servir e com a sabedoria para me tornar eterno aprendiz.

            Não haveria qualquer sentido nesta missão, se, desde o primeiro momento, não me alimentasse da vontade de colocar o mandato de Senador pelo PSDB a serviço do Estado de Goiás e do Brasil.

            A meta que traço é a de estar permanentemente voltado à discussão dos grandes temas da Nação e às prioridades de Goiás, porque quero ter a certeza de contribuir para fazer da política um instrumento renovador e capaz de tornar o Brasil um país mais justo e fraterno, desenvolvido e sustentável.

           Que fique claro, desde o primeiro momento: como Senador do PSDB, portanto da Oposição, estarei atento às propostas trazidas ao Parlamento pelo Governo, porque entendo que o legado maior da democracia é o debate construtivo de idéias em favor do interesse comum e do progresso da Nação.

           Venho, na qualidade de primeiro-suplente, assumir a cadeira do Senador Marconi Perillo, que foi conduzido pela vontade das urnas a mais um mandato à frente do Palácio das Esmeraldas.

           Chego a esta Casa de Rui Barbosa inspirado pela dedicação e empenho, que marcaram o mandato do Senador Perillo. Sempre presente nos mais acalorados debates, já no primeiro ano de mandato, foi eleito Presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura. Como já era de se esperar, concitou os membros daquele colegiado ao debate e à discussão permanente dos temas da mais alta relevância para a Nação, tais como a crise do setor aéreo, a matriz energética, o sistema de escoamento da produção, entre outros.

           O Senador Marconi, mediante requerimentos aprovados pela Comissão, convocou, sempre que se julgou pertinente, autoridades para prestar esclarecimentos e informações junto a Comissão.

           Tenho certeza de que a atuação marcante à frente da Comissão de Infraestrutura contribuiu de forma significativa para que o Senador Marconi Perillo viesse a ser o primeiro Senador pelo Estado de Goiás a ocupar o cargo de Vice-Presidente do Senado Federal, mas isso não me surpreendeu, porque a pujança e o vigor têm sido características da carreira política de Marconi Perillo, que representa a nova geração do PSDB, o sangue novo da social democracia brasileira.

           Nos momentos de pesadas críticas que o Senado passou ao longo desses últimos dois anos, o Senador Marconi, como Primeiro Vice-Presidente, nunca se arredou do debate ou do confronto, mas marcou a conduta pelo equilíbrio e a lealdade ao Presidente José Sarney.

           Tenho certeza de que todos neste plenário hão de concordar comigo: o Senador Marconi Perillo - agora Governador eleito de Goiás - muito ainda tem para contribuir na construção de um Brasil forte e altaneiro, democrático e republicano.

           Que se registre aqui na minha primeira intervenção no plenário do Senado Federal: sem a crença em Deus, o apoio do povo goiano, a bravura e a coragem, Marconi Perillo não teria sido capaz de vencer a máquina do poder que se voltou contra ele nas eleições para o Governo do Estado de Goiás.

           Tentaram tudo: dossiês, alianças espúrias, conluios, enfim, toda a sorte de artimanhas para macular-lhe a candidatura.

           Mas quem nasceu para vencer teme a Deus e, sob a proteção do Criador e com o respaldo dos eleitores, Marconi Perillo caminhou, em meio à tempestade, rumo à bonança, rumo à vitória nas urnas.

           O Senador Marconi Perillo volta ao Palácio das Esmeraldas para conduzir Goiás ao progresso, para fazer um governo à altura do dinamismo do nosso povo, da nossa gente.

           Creio, Sr. Presidente, que essas palavras proferidas por mim permitem a todos os nobres Pares avaliar a dimensão e o tamanho da responsabilidade colocada sobre meus ombros ao assumir o mandato de Senador.

           Não quero, não posso e nem devo pensar em substituir o Senador Marconi Perillo, porque as pessoas como políticos, cidadãos e indivíduos, são únicas; são peças singulares criadas pela Mão Divina.

           Mas se não ouso substituí-lo, desejo, pretendo e quero fazer o melhor no exercício do mandato como Senador pelo Estado de Goiás.

           Creio não faltar com a modéstia em dizer que ao longo das últimas décadas tenho compartilhado dos anseios do povo de Goiás e do Brasil, em particular, do segmento da indústria e do comércio.

           Como empresário, tive a honra de ser vice-Presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil - Cacb, vice-Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Milho - Abimilho, e suplente da representação goiana na Confederação Nacional da Indústria.

           Em Goiás, fui eleito vice-Presidente - e, mais tarde, Presidente - da Associação Comercial e Industrial do Estado (Acieg) e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado (Facieg).

           Foi nesse período que tive a oportunidade de reafirmar minhas convicções sobre a importância do comércio exterior para o desenvolvimento do Brasil ao participar de missões internacionais como representante das classes produtivas do meu Estado.

           Mais tarde, pude participar dos esforços do Governo de Marconi Perillo no sentido de buscar parcerias internacionais como forma de desenvolver novos segmentos da indústria no Estado.

           Nesse sentido, foram fundamentais as missões comerciais a países como Espanha, Portugal, França, Índia, China, Japão, Coréia, Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e Chile, viabilizando negócios de comércio bilateral com empresários e governos de diversos países.

           Como membro fundador e Presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás -- Adial, pude contribuir para a formação do fórum empresarial, uma das entidades de maior influência e interação com o Governo do Estado.

           Foi desse fórum que brotaram importantes conquistas para o setor produtivo em Goiás: a formação das cadeias produtivas; a redução de tributos estaduais para quase 90% dos setores empresariais; a isenção de IPVA para veículos novos; o fortalecimento de núcleo de produção industrial, como Daia, em Anápolis e distritos industriais em mais de vinte cidades polos em Goiás.

           Foi por meio desse fórum, também, que fui indicado para disputar as eleições de 2006 como candidato a primeiro suplente de Senador na chapa de Marconi Perillo.

           Antes de encerrar, eu gostaria de dizer o quanto tem sido importante para mim, ao longo da minha vida e, em particular, neste momento, o apoio de minha esposa Candy, e de meus dois filhos, Luciane e Cyro, do meu genro, Sérgio, e de minha nora, Milene, que me deram três netos: Gabriel, André e João Arthur.

           Quero dizer que, ao longo de 41 anos de casado, tenho contado não só com uma esposa e companheira de todas as horas, mas com uma amiga, sensata e sensível, que me traz sempre o conselho oportuno e sincero.

           Eu não poderia deixar de assinalar aqui, Sr. Presidente, a presença de minha mãe, Aneres, que, aos 89 anos, não poupou esforços para vir ao Senado Federal.

           Ressalto que os valores morais e éticos aprendidos com ela e meu saudoso pai foram fundamentais para fazermos um percurso de vida idôneo, pautado pela correição e respeito ao próximo.

           Aos amigos de todas as horas peço que continuem ao meu lado, fazendo sugestões e críticas, porque, se hoje assumimos o mandato de Senador, o fazemos em nome não só do povo e do Estado de Goiás, mas também de todos que têm contribuído conosco no dia a dia.

           A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senador Cyro, concede-me um aparte, por favor?

           O SR. CYRO MIRANDA (PSDB - GO) - Pois não, Senadora.

           A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senador Cyro, como Senadora pelo Estado de Goiás, sinto-me muito feliz em recebê-lo aqui para, ao meu lado e ao lado do Senador Demóstenes, termos, em conjunto, a oportunidade de defender o nosso Estado. Quero dizer a V. Exª que a presença da Candy, sua esposa, da sua mãe, dos seus filhos e netos significa para a sua pessoa, para esta Casa, que nós estamos recebendo aqui um homem que tem princípios, princípios fortes, um homem centrado na família, centrado na fidelidade, na lealdade aos amigos e aos companheiros. V. Exª tem sido, ao lado do Senador Marconi Perillo, um braço forte, o amigo correto, o amigo de todas as horas, as difíceis e as alegres, como a que estamos vivendo neste momento. Portanto, V. Exª tem todas as características e toda a força para aqui substituir à altura o nosso querido Senador Marconi Perillo, que marcou nesta Casa pela sua força, sua liderança e, acima de tudo, sua perseverança e seu compromisso com o Estado de Goiás. Sei que V. Exª começa uma vida política agora, mas já tem todo um lastro na política empresarial. Tenho certeza de que V. Exª trará para esta Casa a sua experiência, a sua determinação, que não é diferente aquela exercida aqui pelo Senador Marconi Perillo. Eu sei que é difícil sentar na cadeira do Senador Marconi, mas sei também que V. Exª tem todas as condições de fazê-lo e honrar o nosso Estado, o Estado de Goiás. Quero nesta oportunidade dizer que, como sua amiga, como sua companheira, estarei ao seu lado aprendendo, porque V. Exª, se não tem uma vivência na vida política, tem uma enorme vivência na vida empresarial, na política empresarial. E nós sabemos do nosso compromisso com a região Centro-Oeste, especialmente com o nosso Estado, o Estado de Goiás. Sabemos que hoje o nosso Estado representa a vanguarda da região Centro-Oeste e que o nosso papel aqui é muito forte e muito importante. A sua experiência vai nos ajudar muito a formatar, a completar e a sedimentar a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, o Banco do Centro-Oeste. A sua presença aqui e a sua experiência vão nos permitir ajudar o Governador Marconi Perillo a dar aquele salto de qualidade que todos nós esperamos do seu governo para o Estado de Goiás. Portanto, receba os meus cumprimentos, receba o meu carinho e, acima de tudo, a minha alegria de ter ao meu lado, aqui, um companheiro leal, amigo, que, sem dúvida nenhuma, vai enriquecer os debates desta Casa. Felicidade! Que Deus ilumine seus caminhos e que Deus lhe dê força e coragem para continuar essa luta em favor do nosso Estado e da região Centro-Oeste!

           O SR. CYRO MIRANDA (PSDB - GO) - Senadora, muito obrigado. Suas palavras me envaidecem. Tenha certeza de que o reconhecimento do povo goiano para com a senhora nesta segunda legislatura é mais do que reconhecido nesta Casa. Eu vou me espelhar muito nos seus passos.. Um dia eu falei para a senhora: “Eu vou ter uma mestra”. Pode ter certeza de que vou recorrer muito ao seu longo caminho nesta Casa e na sua vida pública, que me servirá de ensinamento. Contem comigo para todos esses nossos projetos para Goiás e para o Brasil.

           Muito obrigado por suas palavras.

           O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Por favor, Senador.

           O SR. CYRO MIRANDA (PSDB - GO) - Pois não, Senador.

           O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Senador, o senhor deve saber que nós, brasilienses, nos sentimos todos um pouquinho goianos. Então, é com muita satisfação que, como brasiliense, lhe dou as boas-vindas e lhe desejo sorte, porque não é fácil substituir um Senador como Marconi Perillo. Bem-vindo e boa sorte!

           O SR. CYRO MIRANDA (PSDB - GO) - Senador, muito obrigado pelas suas palavras.

           Sou um admirador desde que o conheci, por meio da educação. O senhor deu uma lição a este País quanto à direção que poderíamos ter continuado ainda a seguir.

           Muito obrigado! O senhor tem aqui também mais um colaborador, um colega. V. Exª me envaidece muito. Obrigado!

           Senador Marco Maciel.

            O Sr. Marco Maciel (DEM - PE. Com revisão do aparteante.) - Nobre Senador Cyro Miranda, gostaria de, em rápidas palavras, testemunhar as qualidades de que V. Exª é portador e o reconhecimento que tem no Estado de Goiás, pela sua atuação na vida pública. É importante também para o Senado Federal, que tem o papel consagrado constitucionalmente de ser a Casa da Federação, de grandes responsabilidades com o destino e, sobretudo, com o desenvolvimento integrado do País. O Centro-Oeste, que hoje desponta como a região de maior nível de desenvolvimento relativo do País, certamente vai beneficiar-se da ação de V. Exª. Sua vocação como homem público e visão empresarial certamente vão contribuir para que Goiás continue a ser representado, adequada e competentemente, por Senadores conhecedores dos problemas do País e, de modo particular, do Estado. Tenho certeza de que V. Exª dará continuidade ao trabalho do Senador, agora Governador, Marconi Perillo. A mesma coisa no que diz respeito à Senadora Lúcia Vânia, que já estava aqui conosco na legislatura anterior. Penso, portanto, que Goiás vai continuar tendo uma influência muito importante nas grandes decisões nacionais. Meus votos de continuado êxito a V. Exª e à sua família, de modo especial à senhora sua mãe, que está presente, participando deste instante. Ela deve estar muito satisfeita em ver o filho ascendendo à Câmara Alta da República. Tenho a convicção de que Goiás está com a representação à altura dos seus valores e de sua gente. Muito obrigado a V. Exª pelo aparte que me concedeu.

           O SR. CYRO MIRANDA (PSDB - GO) - Senador Marco Maciel, muito obrigado por suas palavras. V. Exª sabe do carinho que tenho pelo senhor, uma referência no mundo político, um dos Vice-Presidentes atuantes, que deixou uma marca indelével neste País. O senhor sabe também que tenho laços de união com Pernambuco, por ter morado em Recife, e ainda laços familiares com V. Exª, pelo apreço que tenho por seu genro, sua filha e seus netos. Muito obrigado.

           Senador Mozarildo, por favor.

           O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Cyro Miranda, eu dizia, há pouco, quando do aparte ao Senador Valter Pereira, que, geralmente, a mídia comenta que o suplente que assume é um Senador sem voto. Fico profundamente indignado com isso. Eu até disse a ele que duvido que, se alguém colocasse como primeiro suplente o Fernandinho Beira-Mar,se seria eleito. Dizem que suplente não tem voto, mas, quando um Senador do porte do Senador Marconi Perillo o escolheu para ser primeiro suplente, com certeza, olhou não só as suas qualidades pessoais como a sua capacidade de aglutinar votos. Isso é lógico. Não se fala nada, embora se saiba que a eleição para o Senado é uma eleição majoritária e, portanto, deve ter um vice. No caso do Senador, é o suplente. Mas não se fala nada do Vice-Presidente da República, do Vice-Governador, do Vice-Prefeito. Então, é importante que se desmistifique essa história. Primeiro, quero dar as boas-vindas a V. Exª e dizer que é um desafio, obviamente, substituir um Senador do porte do Senador Marconi Perillo, mas tenho certeza de que V. Exª tem as qualidades para isso e estará ao lado de dois brilhantes Senadores, que são o Senador Demóstenes Torres e a Senadora Lúcia Vânia. O Governador é um homem de muita sorte: terá três Senadores, portanto, aliados, trabalhando por ele e, com certeza, mais os outros todos que querem muito bem ao Estado de Goiás. Afinal de contas, se hoje existe o Distrito Federal é porque se tirou um pedaço do Estado de Goiás para aqui implantar o Distrito Federal. Portanto, quero dar-lhe as boas-vindas. Espero que tenhamos uma convivência muito produtiva e fraterna.

           O SR. CYRO MIRANDA (PSDB - GO) - Muito obrigado, Senador. Eu o conheci, Senador Mozarildo, há poucos dias, e o senhor foi de uma afetividade, de uma receptividade para com este seu amigo que me encantou. Tivemos uma conversa muito breve, mas vi e percebi que a Casa tem uma pessoa de muito valor e que contribuiu nestes anos com um peso inestimável. Gostaria de, de vez em quando, me socorrer também aos seus ensinamentos. Muito obrigado pelas suas palavras.

           Senador Raupp, por gentileza.

           O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Nobre Senador Cyro Miranda, em nome da Bancada do PMDB, na ausência do nosso Líder Renan Calheiros, eu, como Vice-Líder, quero desejar-lhe as boas-vindas ao Senado Federal e dizer que Goiás tem emprestado filhos ilustres para Rondônia, porque temos uma ligação muito afetiva, muito forte. Quem mais defendeu a regularização fundiária, a reforma agrária no Estado de Rondônia foi um goiano de Jataí, Jerônimo Santana, que, depois, se tornou Governador do Estado. Agora, o Governador eleito de Rondônia, Confucio Moura, é filho de Goiás, também médico, formado em Goiânia, que teve três mandatos de Deputado Federal, dois de Prefeito e agora assume, no dia 1º, o Governo do Estado de Rondônia. Então, esses laços de amizade de Rondônia com Goiás são muito fortes, e eu quero que continuem. Já foi com Marconi Perillo, que, aqui no Senado, como falou Mozarildo, é difícil substituir, mas eu sei que V. Exª vai desempenhar da mesma forma que o Valter Pereira desempenhou, ao substituir, com muito brilhantismo, muita capacidade, muita inteligência, nos projetos aqui no Senado, o Senador Ramez Tebet, V. Exª também, nestes quatro anos, vai desempenhar o papel que o Marconi vinha desempenhando aqui. Sucesso. Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

           O SR. CYRO MIRANDA (PSDB - GO) - Senador Valdir Raupp, muito obrigado pelas suas palavras. O maior legado que o Senador Marconi me deixa é este Plenário, são os senhores, os colegas com quem vou desfrutar dessa amizade. Tenho certeza de que vou procurar honrar tudo o que Marconi deixou para vocês. Quero dar continuidade. Agradeço à Bancada do PMDB e me coloco sempre à disposição aos bons projetos que nesta Casa virão.

           Muito obrigado.

           Sr. Presidente, está dado o primeiro passo nesta nova jornada. Será árdua a tarefa, sem dúvida, mas creio que quem caminha de coração aberto e voltado para o bem comum tem maior probabilidade de acertar.

           Mas, se errar - e decerto errarei -, espero contar com meus nobres pares para transformar os erros em caminho para o conhecimento e a sabedoria.

           Quero ter a certeza de que a minha passagem pelo Senado Federal será pautada pelo bom convívio e relacionamento com todos os Parlamentares, independentemente da convicção política e ideológica.

           Externo aqui a admiração e o apreço por todos os Senadores desta Casa de leis, que tanto têm contribuído para o aperfeiçoamento jurídico do Brasil e o debate dos temas nacionais.

           Senhoras e senhores, como empresário, gostaria de dizer que acredito na construção coletiva das ideias. Por isso, será imprescindível a colaboração de todos os servidores da equipe e do gabinete do Senado Federal para o exercício do meu mandato. Conto com o apoio de cada um dos senhores.

           Por fim, quero dizer aos jornalistas e à imprensa em geral que estarei à disposição para oferecer a minha modesta contribuição quando julgarem-na oportuna.

           Quero honrar a cadeira de Senador que passo a ocupar e que foi ocupada por três grandes estadistas: Juscelino Kubitschek de Oliveira, Pedro Ludovico Teixeira e Marconi Ferreira Perillo.

           Sr. Presidente, como nos ensinou Albert Einstein, há uma força maior que a energia atômica: a vontade! E é com a vontade de servir ao Brasil e ao Estado de Goiás que sigo adiante!

           Muito obrigado!

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2010 - Página 59523