Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimentos a todos que colaboraram na trajetória política de S.Exa. Expectativas com relação ao mandato de Senador pelo Estado do Acre.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Agradecimentos a todos que colaboraram na trajetória política de S.Exa. Expectativas com relação ao mandato de Senador pelo Estado do Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 22/12/2010 - Página 60412
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, POVO, CLASSE POLITICA, ESTADO DO ACRE (AC), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), HONRA, COLABORAÇÃO, ORADOR, GOVERNO ESTADUAL, OPORTUNIDADE, POSSE, MANDATO PARLAMENTAR, SUBSTITUIÇÃO, TIÃO VIANA, SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, APRESENTAÇÃO, COMPROMISSO, APOIO, BANCADA, GOVERNO FEDERAL, DIRETRIZ, POLITICA, INCLUSÃO SOCIAL, COMBATE, POBREZA, DESIGUALDADE REGIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmo. Sr. Presidente, Senador José Sarney, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, convidados da tribuna de honra, profissionais da imprensa, colegas futuros Senadores Jorge Viana, Pimentel, Wellington e Valter Pinheiro, que me honram muita com suas presenças, colegas Deputados Federais da Bancada Federal do Acre, Fernando Melo e Nilson Mourão, é um muita honra que me dirijo a vocês.

            Começo esta minha jornada expressando minha gratidão e fazendo alguns agradecimentos:

            Agradeço a Deus pelo dom da vida e por ter me oportunizado fazer parte de uma geração vencedora como esta que vem conduzindo os destinos do Acre nos últimos doze anos. Primeiro, com Jorge Viana e, depois, com Binho Marques, que está fechando seu Governo agora com mais de 80% de aprovação da sociedade.

            Agradeço ao povo do Acre pelas tantas vitórias que nos conferiu desde que fundamos a Frente Popular do Acre, em especial por essa vitória dada ao companheiro Senador Tião Viana, que me proporcionou estar aqui hoje, nesta tribuna, como um dos 81 Senadores da República Federativa do Brasil.

            Agradeço ao Senador Tião Viana pelo carinho, pelo respeito e pela consideração que nunca faltaram nesses tantos anos de convivência, de militância política e de uma amizade, sempre leal e solidária.

            Agradeço também à Senadora Marina por ter-nos aberto o caminho das vitórias para o Partido dos Trabalhadores, em 1988,com aquela sua memorável eleição como campeã de votos para a Câmara de Vereadores de Rio Branco e também por sua grande contribuição à política do Acre e do Brasil, com seus dezesseis anos de mandato nesta Casa, cinco dos quais como Ministra de Estado do Meio Ambiente no Governo do nosso querido Presidente Lula.

            Agradeço ao companheiro Jorge Viana, que a partir de fevereiro estará conosco aqui no Senado, pela confiança que sempre teve para comigo e pelas tantas realizações que pudemos assinar juntos, desde que ele me chamou para sua Assessoria de Imprensa na Prefeitura de Rio Branco.

            Agradeço ao Partido dos Trabalhadores e aos companheiros e companheiras de tantos anos de militância e aprendizado.

            Agradeço à minha família, representada aqui por minha esposa, Elisângela Pontes, que sempre me deu carinho, amor, apoio emocional e solidariedade nos momentos mais difíceis que são praticamente rotineiros na vida de quem opta pela política.

            Assumo o mandato deixado pelo Senador Tião Viana com muita honra, mas sentindo nos ombros o imenso peso da responsabilidade que é substituir um Senador tão experiente e que reúne tantas qualidades. O Senador Tião Viana tem uma trajetória de doze anos nesta Casa, onde desempenhou as mais importantes tarefas e respondeu entre outros pelo cargo mais relevante, que é a Presidência desta Casa. Tião Viana sempre fez política pelo idealismo e nunca mediu esforços para ajudar na busca de soluções para os problemas do Acre e do Brasil. E agora, que renuncia ao mandato de Senador para assumir a responsabilidade de governar o Acre, o mínimo que posso - tenho esse dever - lhe assegurar, companheiro Tião Viana, é que este mandato continuará a serviço do seu Governo, a serviço do povo do Acre e a serviço do Brasil.

            Tenho tudo a aprender com cada uma das Srªs Senadoras e com cada um dos Srs. Senadores. Assumo compromisso de ser um aluno aplicado e disciplinado, a exemplo de como agi durante toda a minha trajetória política até aqui.

            Serei orientado pela Bancada do Partido dos Trabalhadores nesta Casa e posso adiantar que, por princípio, o PT defende e respeita a vontade da maioria expressa nas urnas a cada nova eleição.

            Mobilizarei todos os meus esforços para contribuir com a governabilidade necessária para que a Presidente Dilma siga em frente com as políticas de inclusão social, de combate à pobreza e de diminuição das desigualdades regionais, que já produziram tantos resultados positivos durante os oito anos do Presidente Lula.

            Não é minha intenção me estender mais nesta sessão. Finalizo, dizendo algo que ouvi, há poucos dias, do companheiro Cacá. Foi algo que me chamou muita atenção, que eu pretendo usar como inspiração para este meu mandato: “O mar é grande, porque recebe água de todos os rios; e o mar só recebe água de todos os rios, porque está abaixo do nível de todos os rios”.

            Quero estar atento para aprender com todas e com todos, todos os dias deste meu mandato e todos os dias da minha vida.

            Faço votos de que esta Casa esteja cada vez mais preparada e atenta para receber as necessidades e ansiedades do povo brasileiro, refletir sobre elas e dar-lhes respostas.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 3/29/2411:33



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/12/2010 - Página 60412